O presidente do conselho de administração da Unidade de Saúde da Ilha Terceira, José Barbeito, morreu aos 63 anos, revelou hoje o Governo Regional dos Açores.
A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) decretou o encerramento definitivo da atividade de uma clínica dentária em Almada, no distrito de Setúbal, por incumprimento de requisitos mínimos.
A Federação Distrital de Aveiro do PS manifestou-se hoje contra a decisão do Governo de passar a gestão de algumas unidades hospitalares para as Misericórdias, entre as quais o hospital de São João da Madeira.
O presidente da Câmara de Santo Tirso, Alberto Costa, criticou hoje a transferência da gestão do hospital local para a União das Misericórdias Portuguesas, tendo já pedido uma reunião urgente à ministra da Saúde, anunciou o município.
A Ordem dos Médicos assumirá eventuais responsabilidades após concluída a investigação da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) a 11 médicos que passaram baixas a polícias destacados para jogos de futebol em fevereiro, disse hoje o bastonário.
Os serviços do Centro de Saúde de Sangalhos, no concelho de Anadia, encontram-se provisoriamente a funcionar no edifício dos antigos CTT, enquanto decorrem obras de requalificação e ampliação, revelou hoje a Câmara Municipal.
Os chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) reúnem-se no domingo em cimeira em Abuja para debater, entre outras, medidas de combate à malária, designadamente a contrafação de medicamentos antipalúdicos.
O município de Penela lançou hoje o concurso público para a requalificação do Centro de Saúde da vila, fixando em cerca de 1,6 milhões de euros o preço base do procedimento.
O bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, garantiu hoje que ainda não recebeu o “pedido formal” de Eurico Castro Alves para sair do grupo de trabalho que avalia o Plano de Emergência e Transformação na Saúde.
O bastonário da Ordem dos Médicos afirmou hoje que são necessários mais esclarecimentos sobre eventuais restrições ao acesso de cidadãos estrangeiros ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), considerando que ainda há “uma nuvem” sobre aquilo que se pretende fazer.
Pelo menos seis pessoas morreram e outras 30 ficaram feridas num incêndio num hospital na cidade de Dindigul, na Índia, afirmaram hoje as autoridades locais.
A Federação Distrital do PS do Porto considerou hoje um "retrocesso inaceitável" a transferência da gestão do Hospital de Santo Tirso para a União das Misericórdias Portuguesas, fruto de um protocolo assinado com o Ministério da Saúde.
O dirigente do PCP Bernardino Soares acusou hoje o Governo de só querer “arranjar negócios para o privado” na saúde, avisando que se prepara para condicionar o acesso às urgências no inverno ao filtrá-lo através da linha SNS24.
O PS criticou hoje o Governo por passar a gestão de algumas unidades hospitalares para as Misericórdias e acusou-o de passar “uma obrigação que é sua” por não conseguir resolver os problemas dentro do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A Iniciativa Liberal (IL) vai recomendar ao Governo que sejam cobrados aos cidadãos estrangeiros os seus custos no SNS antes da prestação dos cuidados de saúde não-urgentes, defendendo também incentivos à cobrança.
A Unidade de Saúde de Covas, em Vila Nova de Cerveira, reabriu hoje após um encerramento de 10 meses devido à reforma do médico, funcionando agora à sexta-feira, das 09:00 às 15:00, com enfermagem, consulta programada e aberta.
Todos os arguidos no processo dos negacionistas acusados de injúrias e tentativas de agressão ao almirante Gouveia e Melo e a Ferro Rodrigues vão a julgamento, mas o tribunal não os pronunciou por todos os crimes constantes da acusação.
O PS afirmou hoje querer conhecer os dados sobre o acesso de cidadãos estrangeiros ao SNS, admitindo que existem problemas, e votará contra diplomas do PSD/CDS-PP e do Chega que querem “mudar paradigma” e criam novos problemas.
A Cruz Vermelha de Cabo Verde apelou hoje a um maior envolvimento das associações comunitárias na campanha de combate à dengue, numa altura em que a epidemia, que dura há um ano, soma 17.500 casos e oito mortes.
A Ordem dos Farmacêuticos (OF) manifestou-se hoje preocupada com os sucessivos adiamentos das reuniões negociais com o sindicato destes profissionais, que se sentem discriminados e desvalorizados face a outras profissões da Saúde.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) manifestou hoje “total oposição” ao novo modelo de funcionamento das urgências de Ginecologia e Obstetrícia, considerando que revela “uma alarmante falta de compromisso” com a segurança das grávidas e dos profissionais de saúde.
As grávidas da Região de Lisboa e Vale do Tejo, incluindo o Hospital Distrital de Leiria, terão de ligar para a Linha SNS Grávida antes e irem às urgências a partir de segunda-feira.
O “teste do pezinho” detetou 136 casos de doenças raras entre 85.764 recém-nascidos rastreados em 2023, com uma média de 9,6 dias de vida para o início do tratamento, revelam dados do Programa Nacional de Rastreio Neonatal (PNRN).
A organização Médicos Sem Fronteiras anunciou hoje que vai interromper “por enquanto” as operações de busca e salvamento com o navio Geo Barents que opera no Mediterrâneo central devido às “leis absurdas e sem sentido" do Governo italiano.