O número de abortos em Inglaterra e no País de Gales atingiu níveis recorde, segundo dados hoje divulgados pelo Governo britânico, que os especialistas atribuem às pressões económicas causadas pelo aumento do custo de vida.
O Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA) anunciou hoje que foram confirmados casos de infeção pelo fungo Candida auris entre 2022 e 2025 em amostras clínicas de hospitais públicos do Norte e de Lisboa e Vale do Tejo.
Os deputados socialistas eleitos por Aveiro questionaram o Governo sobre o funcionamento da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Estarreja, revelou hoje a Federação Distrital do PS.
O PSD diz que os problemas do Instituto Nacional de Emergência Médica são estruturais e existem há muitos anos. O deputado Francisco Sousa Vieira garantiu ao Canal S+ no programa “Efeito Placebo” que o Governo está empenhado na refundação do instituto, mas não esquece o desvio de 120 milhões de euros que o anterior governo fez no INEM, aplicando a verba noutras áreas da Administração. O deputado garante que manobras financeiras deste tipo já não serão possíveis no futuro.
Um total de 104 medicamentos obtiveram aprovação para ser comercializados em 2025 na União Europeia, 38 dos quais com uma nova substância ativa, anunciou hoje o regulador europeu.
O líder parlamentar do CDS-PP nos Açores disse hoje que a criação de uma unidade de hemodinâmica no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira “é uma necessidade” e deve ser encarada como um direito dos açorianos.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) considerou hoje que as urgências regionais podem ser “a medida certa” no curto prazo para responder a carências críticas, mas alerta que o diploma assenta numa fórmula errada, arriscando não ter adesão.
A CDU acusa o Governo PSD/CDS-PP de sabotagem das obras do novo Hospital Central do Alentejo, em Évora, por considerar que tem criado obstáculos e empurrado as responsabilidades na empreitada para cima de outras entidades.
Uma equipa de oncologistas russos removeu um lipossarcoma gigante de mais de 60 quilos a um paciente que vivia com o tumor há mais de duas décadas, anunciaram hoje as autoridades de saúde regionais.
A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) alertou hoje que o diploma do Governo que cria as urgências regionais prevê uma alteração do local de trabalho dos profissionais de saúde que não pode ser imposta de forma unilateral.
A Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira afirmou hoje que melhorou o acesso dos utentes às cirurgias, o que se traduziu na resolução de 96% dos casos pendentes no final de 2024.
A Câmara da Amadora manifestou hoje “profunda preocupação” face à situação grave no Hospital Fernando Fonseca (HFF), que coloca “em risco a saúde dos utentes e a segurança dos profissionais”, exigindo mais meios ao Governo, anunciou a autarquia.
A bastonária da Ordem dos Psicólogos (OP) considerou hoje que a resposta ao jogo problemático exige monitorização contínua, equipas especializadas e medidas de redução de danos, alertando que “as equipas multidisciplinares não são um vale tudo”.
Um projeto liderado por Portugal, e financiado pela Agência Espacial Europeia (ESA), permite a deteção precoce de riscos para a saúde pública associados a condições ambientais, combinando imagens de satélite, inteligência artificial e modelação de dados.
O primeiro-ministro são-tomense visitou hoje o principal hospital do arquipélago, no dia em que completou um ano de governação, e disse ter constatado a persistência da falta de medicamentos, de água potável e de recursos humanos especializados.
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) registou em 2025 um máximo histórico de 1,6 milhões de chamadas de emergência atendidas nos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), mais 166 mil chamadas do que em 2024.
Os profissionais de saúde que vão integrar as futuras urgências regionais centralizadas não poderão ser deslocados para hospitais a mais de 60 quilómetros da unidade local de saúde a que pertencem, determina um decreto-lei hoje publicado.
A absolvição da ex-bastonária dos enfermeiros, Ana Rita Cavaco, do atual bastonário, Luís Filipe Barreira, e outros 11 arguidos no caso das alegadas “viagens fictícias” transitou em julgado, sem oposição do Ministério Público, anunciou hoje a Ordem.
As falhas no sistema de controlo do azeite na União Europeia (UE) têm de ser ultrapassadas, de modo a haver mais garantias para os consumidores, conclui o Tribunal de Contas Europeu (TCE) num relatório hoje divulgado.
O presidente da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) alertou hoje que o regime de prestação de serviços médicos criou um mercado paralelo “altamente aliciante”, que desvaloriza a formação especializada, prejudicando o preenchimento de vagas no internato médico.
O Juntos Pelo Povo (JPP) criticou hoje o Governo da Madeira por dívidas de milhares de euros a médicos, enfermeiros e auxiliares que colaboraram em 2023 no programa adicional de recuperação de listas de espera na região.
A presidente do Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências (ICAD) alertou hoje que o agravamento dos comportamentos aditivos ligados ao jogo exige “medidas eficazes”, afirmando que essas estão a ser “devidamente estudadas”.
A presidente do Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências (ICAD) alertou hoje para o aumento dos comportamentos de jogo problemático, revelando que 1,3% da população portuguesa apresenta sinais de risco e 0,6% já evidencia dependência.
Apenas 5% dos registos analisados na Operação Gambérria, que investiga alegadas inscrições fraudulentas de imigrantes no SNS, deram acesso a médico de família, enquanto a maioria continua a ter de pagar pelos cuidados, segundo a ACSS.