O presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, defendeu hoje, em Viana do Castelo, uma descentralização de competências efetiva e real, que não seja “uma meia-descentralização”, porque os autarcas não são “uns empregados do Governo”.
A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) reclamou hoje o pagamento imediato da dívida de 30 milhões de euros às corporações respeitante ao transporte de doentes urgentes para os hospitais e pediu para ser ouvida em qualquer reforma do setor.
Pelo menos 13 pessoas morreram e outras quatro ficaram feridas desde outubro na sequência de chuvas fortes registadas em Tete, centro de Moçambique, anunciou a delegada provincial do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres.
“A Menina que Lambeu o Gato”, um livro ilustrado “para todas as idades”, cujas vendas revertem na totalidade para a investigação em oncologia pediatria, é apresentado domingo na Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva, no Porto.
O Serviço Nacional de Saúde (SNS) custou este ano o equivalente a todo o IRS pago pelos contribuintes, mas os utentes continuaram a enfrentar dificuldades de acesso, apesar de ter aumentado a prestação de cuidados.
O tempo médio de espera para doentes não urgentes atingia hoje as 10 horas no Amadora-Sintra, com os urgentes (pulseira amarela) a esperarem mais de seis horas.
Mais de 40% do território espanhol está num processo de degradação devido à atividade humana que pode conduzir a desertificação, segundo o primeiro "Atlas da Desertificação em Espanha", elaborado por cientistas de diversas universidades e publicado recentemente.
O rei britânico, Carlos III, anunciou ontem numa mensagem televisiva que o seu programa de tratamento contra o cancro poderá ser "reduzido" no próximo ano.
Quase uma dezena de países árabes e muçulmanos reafirmaram o apoio à Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA), após a Assembleia Geral da ONU ter renovado o seu mandato por mais três anos.
Os hospitais da Madeira registaram 25.800 internamentos em 2024, menos 4,4% face ao ano anterior, indicou hoje a Direção Regional de Estatística (DREM), adiantando que foram realizadas 392.500 consultas médicas nas unidades de consulta externa.
Os trabalhadores do INEM definiram hoje as linhas vermelhas para a negociação com o conselho diretivo, alegando a necessidade de salvaguardar os seus direitos no âmbito da reestruturação do instituto que assegura a emergência pré-hospitalar.
A Câmara de Torre de Moncorvo aprovou hoje um orçamento de 29,9 milhões de euros para 2026, com três votos a favor da governação PSD, uma abstenção do PS e um voto contra também do PS.
Os serviços de urgência obstetrícia e ginecologia vão estar todos a funcionar no sábado, enquanto no domingo estarão encerradas duas urgências obstétricas, segundo o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Os doentes internados no Hospital Provincial de Lichinga, província de Niassa, norte de Moçambique, recebem apenas uma refeição por dia devido à falta de recursos, disse hoje o diretor da unidade.
O presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, Luís Filipe Menezes, defendeu hoje para o hospital local o aumento das valências, argumentando que os problemas de mobilidade na vizinha cidade do Porto o aconselham.
A Federação Nacional dos Prestadores de Cuidados de Saúde (FNS) criticou hoje o alerta da Entidade Reguladora da Saúde sobre discriminação de utentes do SNS, afirmando que lança uma acusação sobre todas as unidades convencionadas.
A laureada com o Prémio Nobel da Paz de 2023, Narges Mohammadi, foi detida no Irão, onde se encontrava em liberdade provisória por motivos de saúde, anunciou hoje a fundação iraniana criada em seu nome.
Os concursos para os primeiros centros de saúde geridos pelos setores privado e social, que serão criados no Algarve e em Leiria, vão ser lançados ainda este ano, anunciou hoje fonte do Ministério da Saúde.
Mais de 70 medicamentos, entre os quais vacinas contra a gripe e hepatite A e fármacos usados para o tratamento da hipertensão, esquizofrenia, transtorno bipolar, estão proibidos desde hoje para exportação, segundo uma circular do Infarmed.
O Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (Sindepor) afirmou que “muitos milhares” de profissionais aderiram à greve nacional de hoje, sem divulgar números concretos, garantindo apenas o cumprimento dos serviços mínimos.
Uma nova análise de especialistas da Organização Mundial da Saúde sobre a segurança das vacinas concluiu que não existe qualquer relação causal entre as vacinas e as perturbações do espectro do autismo (PEA), indicou a OMS na quinta-feira.
Mais de 1.800 doentes renais crónicos aguardam por transplante de rim em Portugal, uma realidade que a Unidade Local de Saúde São João (ULSSJ), no Porto, quer alterar apelando à doação em vida, disse hoje fonte do hospital.
A adesão dos médicos à greve geral rondou os cerca de 80% e levou ao encerramento de blocos operatórios e ao adiamento de cirurgias e consultas, anunciou hoje a Federação Nacional dos Médicos (Fnam).
Portugal registou um aumento de infeções respiratórias graves, sobretudo nos maiores de 65 anos, e excesso de mortalidade na região Norte em pessoas de 75 a 84 anos, revelam dados do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA).