O Governo cabo-verdiano afirmou que foi reforçada a articulação com hotéis e estruturas de saúde no Sal, principal destino turístico do arquipélago, para assegurar o cumprimento dos protocolos de prevenção, após notícias britânicas sobre alegado surto de infeções gastrointestinais.
O Município de Arouca vai implementar um programa de apoio à natalidade que prevê a atribuição às famílias locais de 400 a 600 euros por cada nascimento ou adoção, e também 200 euros para procriação medicamente assistida.
O líder do hospital público de Macau previu hoje que deverá haver mais de três mil nascimentos em 2026, uma subida de pelo menos 4,5%, na região com a mais baixa natalidade do mundo.
O número de unidades de saúde em Moçambique voltou a crescer em 2024, atingindo 1.878, somando quase 150 novas infraestruturas em cinco anos, segundo o mais recente anuário do Instituto Nacional de Estatística (INE).
O número de médicos no Serviço Nacional de Saúde (SNS) de Moçambique ultrapassou três mil no final de 2024, após crescer 15% em cinco anos, segundo o mais recente anuário do Instituto Nacional de Estatística (INE).
Cientistas russos da Universidade Estatal de Novosibirsk (NGU) encontraram evidências, através de uma tomografia computorizada (TAC), de uma complexa cirurgia maxilofacial realizada há aproximadamente 2500 anos numa mulher da cultura Pazyryk.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que João Gomes-Pedro, considerado um dos fundadores da pediatria moderna que morreu ontem aos 86 anos, deixa "um legado ímpar na ciência do cuidar das crianças e das suas famílias".
O administrador do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES) Carlos Lopes admitiu hoje que as verbas transferidas pelo Governo dos Açores para a instituição “não cobrem” todos os custos operacionais, mas foi feito um reforço para pagamentos a fornecedores.
A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) alertou hoje para a indisponibilidade de dois fármacos utilizados para o tratamento do glaucoma e da hipertensão ocular, prevendo que sejam repostos em abril e julho.
A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) esclareceu que não existem casos de Dermatose Nodular Contagiosa (DNC), que afeta bovinos e alguns ruminantes, em Portugal, apesar de a água acumulada favorecer a proliferação de insetos.
O ministro moçambicano da Saúde disse hoje que a greve dos profissionais do setor é “uma tristeza”, admitindo haver problemas após o anúncio de prorrogação da paralisação por mais 30 dias.
Uma gráfica no interior do concelho de Pombal estava ainda a pagar o empréstimo dos tempos da covid-19, quando levou com o embate da depressão Kristin, que lhe arrancou a cobertura. Desta, vez não se sabe se recupera.
A pressão dos Estados Unidos sobre Cuba estendeu-se à atividade das brigadas médicas, com uma dezena de países, sobretudo das Caraíbas e América Central, a reduzir ou terminar contratos com Havana, sob acusações de “trabalho forçado”.
A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra anunciou hoje que, depois de passada a fase de maior risco associado à cheia do rio Mondego, desativou o Plano de Emergência Externo (PEE), que esteve no nível 2.
O secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, afirmou hoje que o Governo tem de optar entre assumir despesas para alimentar guerras ou despender essas verbas na guerra da reconstrução após os estragos deixados pelas tempestades.
Uma campanha de recolha de donativos para apoiar as populações afetadas em Portugal pelas recentes tempestades foi lançada pela Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares contra a Fome e pela associação de solidariedade Entreajuda, anunciaram as instituições.
O médico João Gomes-Pedro, considerado um dos fundadores da pediatria moderna em Portugal, morreu hoje aos 86 anos, anunciaram a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) e a Unidade Local de Saúde Santa Maria (ULSSM).
A Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro (ULS RA) assegurou hoje que não existem alterações na organização das consultas da Unidade de Saúde Familiar (USF) Águas do Gonde, em Estarreja.
A Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger (APSA) ajudou mais de 70 jovens a arranjar trabalho em 10 anos, revelou hoje a organização a propósito do dia internacional da Síndrome de Asperger, que se assinala na quarta-feira.
A Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger (APSA) defendeu hoje um acompanhamento frequente e integrado na saúde e na educação, alertando que sem o apoio necessário as pessoas com a perturbação ficam dependentes para toda a vida.
Maria Cândido, indigitada para a presidência do Hospital da Horta, nos Açores, considerou hoje que há “um reforço” de verbas do orçamento regional, mas “não será suficiente” face ao agravamento de preços dos consumíveis e dos tratamentos.
A ULS de Castelo Branco garante que “não há qualquer perda de serviços” em Penamacor e que “os utentes continuam a ter acesso a todos os cuidados de saúde na Unidade de Cuidados de Saúde Primários” daquela vila.
O ministro de Saúde moçambicano pediu hoje aposta na manutenção de equipamentos médicos hospitalares, defendendo que acelera o diagnóstico de doenças e o tratamento para salvar vidas.
A Ordem dos Médicos manifestou-se hoje preocupada com uma portaria que condiciona a prescrição de sensores de glicemia e determinados medicamentos para a diabetes a algumas especialidades, considerando que cria “barreiras desnecessárias" ao acesso pelos doentes.