A Unidade Móvel de Saúde (UMS) de Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, realizou 2.001 atendimentos em 2025, reforçando o seu papel na prestação de cuidados de saúde à população do concelho, informou o município.
Mais de 250 mil utentes deverão ser abrangidos pelos novos centros de saúde com gestão privada que vão abrir nas regiões com menor cobertura de médicos de família, estimou hoje a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS).
Portugal registou na última semana menos casos de gripe e uma redução nos internamentos em cuidados intensivos, mas a mortalidade por todas causas continua com valores acima do esperado, segundo o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
A atividade gripal no Médio Tejo apresenta sinais de abrandamento na segunda semana de janeiro, com a procura por cuidados de saúde a estabilizar nos hospitais e a manter-se elevada nos cuidados de saúde primários, indicou hoje a ULS.
O Infarmed recebeu mais cinco pedidos para a realização de ensaios clínicos em 2025, totalizando 209, e autorizou 190, segundo dados hoje divulgados, que revelam uma diminuição do tempo médio de decisão para 32 dias.
A Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria), que integra o Hospital Distrital de Santarém, registou em 2025 um aumento da atividade assistencial nos cuidados primários e hospitalares, superando algumas metas definidas para o ano, divulgou a instituição.
A Câmara Municipal da Covilhã aprovou, por unanimidade, na quinta-feira, uma moção onde reivindica o regresso à Universidade da Beira Interior (UBI) da Prova Nacional de Acesso à Formação Especializada em Medicina, avançou hoje a autarquia.
O Governo dos Açores reforçou a capacidade de alojamento para doentes deslocados em Lisboa, para dar “resposta mais adequada” ao crescente número de utentes da região que se deslocam ao continente para exames, consultas ou tratamentos médicos.
A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) reiterou hoje que os primeiros casos nacionais endémicos de infeção pelo fungo ‘Candida auris’ foram detetados em 2023.
Portugal registou mais mortes em 2025, com mais 3.124 óbitos face a 2024, mas os óbitos de crianças com menos de um ano baixaram, totalizando 241, menos 14, revelam hoje dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).
A Polícia Judiciária (PJ) está a investigar o caso de um feto encontrado hoje morto num hospital privado de Lisboa, após uma mulher ter ali dado à luz em circunstâncias ainda por apurar, indicou da força policial.
O Heliporto do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, registou mais de 200 aterragens desde que retomou a atividade há 10 meses, dando resposta a pedidos de todo o país, anunciou hoje a instituição.
Pessoas com estilo de vida mais saudável, que praticam exercício físico e que procuram uma dieta equilibrada são as que mais recorrem a suplementos alimentares, conclui tese de doutoramento realizada na Universidade de Coimbra.
Uma académica disse à Lusa que Macau deve legislar licenças parentais iguais, promovendo a igualdade de género e o equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho, que afirma serem fatores essenciais para reverter a baixa da natalidade.
Os profissionais de saúde moçambicanos iniciam hoje uma greve de 30 dias prorrogáveis em reivindicação do pagamento completo do 13.º salário e melhores condições de trabalho no setor.
Ter uma deficiência sensorial pode influenciar o diagnóstico precoce do cancro e um estudo descobriu que as pessoas daltónicas são diagnosticadas mais tarde com tumores da bexiga, porque têm dificuldade em perceber os sinais de alerta.
O número de abortos em Inglaterra e no País de Gales atingiu níveis recorde, segundo dados hoje divulgados pelo Governo britânico, que os especialistas atribuem às pressões económicas causadas pelo aumento do custo de vida.
O Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA) anunciou hoje que foram confirmados casos de infeção pelo fungo Candida auris entre 2022 e 2025 em amostras clínicas de hospitais públicos do Norte e de Lisboa e Vale do Tejo.
Os deputados socialistas eleitos por Aveiro questionaram o Governo sobre o funcionamento da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Estarreja, revelou hoje a Federação Distrital do PS.
O PSD diz que os problemas do Instituto Nacional de Emergência Médica são estruturais e existem há muitos anos. O deputado Francisco Sousa Vieira garantiu ao Canal S+ no programa “Efeito Placebo” que o Governo está empenhado na refundação do instituto, mas não esquece o desvio de 120 milhões de euros que o anterior governo fez no INEM, aplicando a verba noutras áreas da Administração. O deputado garante que manobras financeiras deste tipo já não serão possíveis no futuro.
Um total de 104 medicamentos obtiveram aprovação para ser comercializados em 2025 na União Europeia, 38 dos quais com uma nova substância ativa, anunciou hoje o regulador europeu.
O líder parlamentar do CDS-PP nos Açores disse hoje que a criação de uma unidade de hemodinâmica no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira “é uma necessidade” e deve ser encarada como um direito dos açorianos.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) considerou hoje que as urgências regionais podem ser “a medida certa” no curto prazo para responder a carências críticas, mas alerta que o diploma assenta numa fórmula errada, arriscando não ter adesão.
A CDU acusa o Governo PSD/CDS-PP de sabotagem das obras do novo Hospital Central do Alentejo, em Évora, por considerar que tem criado obstáculos e empurrado as responsabilidades na empreitada para cima de outras entidades.