O diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS) disse hoje que a falta de médicos de família é um problema estrutural, admitindo que o aumento de inscritos ultrapassa toda a capacidade de resposta.
Os doentes classificados como urgentes no hospital Amadora-Sintra enfrentam hoje de manhã tempos de espera de cerca de 12 horas para a primeira observação, segundo dados do portal do SNS.
A ministra da Saúde recebe hoje o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH), que tinha anunciado adesão à greve geral de quinta-feira devido ao rompimento do acordo assinado com o Governo e o INEM, anunciou o sindicato.
Investigadores internacionais, liderados pela Universidade de Coimbra (UC), descobriram novas informações sobre a morte celular na doença de Batten, uma patologia neurodegenerativa rara, fatal e sem cura, que afeta maioritariamente crianças e jovens adultos.
A direção-executiva do SNS está hoje reunida com a ULS Amadora-Sintra para procurar soluções para reduzir os tempos de espera nas urgências neste hospital, que classificou como “o principal problema” do SNS neste momento.
Presidente da Unidade Local de Saúde da Póvoa de Varzim/Vila do Conde garantiu hoje que a parte do bloco operatório do hospital que esteve inoperacional devido a uma infiltração de água estará totalmente disponível na próxima semana.
Burocracia em excesso ou falta de recursos humanos e materiais são condições que limitam e condicionam a ação dos assistentes sociais hospitalares, revelou um estudo de investigadoras do Instituto Superior Miguel Torga (ISMT).
As alterações nos hábitos alimentares e o envelhecimento da população podem estar a contribuir para o aumento de infeções graves por Listeria na Europa, alertou hoje a União Europeia (UE).
Moçambique registou cerca de 10,3 milhões de casos de malária, entre janeiro e setembro, contra nove milhões no mesmo período do ano passado, um aumento em 14% de novos casos da doença, disse fonte do Ministério da saúde moçambicano.
A ministra da Saúde disse hoje esperar que a greve geral de dia 11 de dezembro tenha o menor impacto possível nas situações de urgência e que conta com os profissionais de saúde.
A ministra da Saúde disse hoje esperar que a greve geral de dia 11 de dezembro tenha o menor impacto possível nas situações de urgência e que conta com os profissionais de saúde.
A ministra da Saúde garantiu hoje que o Serviço Nacional de Saúde está preparado para responder ao aumento dos casos de gripe que se prevê para as próximas semanas e revelou que quase 2,3 milhões de pessoas estão vacinadas.
A agência das Nações Unidas para a defesa e promoção dos direitos das crianças (Unicef) declarou que o atual surto de cólera na República Democrática do Congo (DRCongo) é o mais grave do século registado no país.
A Associação Nacional dos Técnicos de Emergência Médica (ANTEM) criticou hoje o trabalho da Comissão Técnica Independente (CTI) do INEM, afirmando que as declarações da presidente, Leonor Furtado, são “profundamente preocupantes”.
O Governo moçambicano pediu hoje aos deputados a aprovação do regime jurídico do Sistema Nacional de Saúde, que passa a dividir-se em três subsistemas, para proteger a saúde dos cidadãos e assegurar custos mínimos no acesso aos serviços.
A Comissão Europeia incorporou projetos portugueses na Lista da União dos Projetos de Interesse Comum (PCI) e na de Interesse Mútuo (PMI), considerando que estes serão determinantes para o futuro energético europeu.
A urgência geral do hospital de Santo Tirso, no distrito do Porto, está a operar com "constrangimentos" desde as 08:00 de hoje até à mesma hora de segunda-feira, segundo informação da Proteção Civil a que a Lusa teve acesso.
O Governo vai avançar com uma nova Lei Orgânica do INEM até ao final de janeiro de 2026, pretendendo ouvir as forças políticas com assento parlamentar, em especial o PS, foi hoje anunciado.
Beatriz Maurício, a frequentar o mestrado em Ciências Gastronómicas da Nova FCT (Faculdade de Ciências e Tecnologia) leva sabor e apresentação à dieta hospitalar em Moçambique, projeto que já transformou a hora das refeições no Hospital Geral de Nacala.
As emissões de gases com efeito de estufa (GEE) aumentaram na última década, apesar da promessa de redução drástica manifestada em 2015 por 195 países no Acordo de Paris para limitar a subida da temperatura do planeta.
O Acordo de Paris, adotado há 10 anos, foi assinalado com palmas, abraços e até lágrimas, mas foram os elogios em todo o mundo que mais o marcaram.
Doentes classificados como urgentes nos hospitais da região de Lisboa enfrentam tempos de espera que chegam às 13 horas para a primeira observação, segundo dados do portal do SNS.
Um estudo influente que afirmava que o glifosato não apresenta riscos graves para a saúde foi recentemente retirado por suspeita de conflito de interesses, 25 anos após a publicação, que orientou várias decisões políticas.
O helicóptero de emergência médica de Loulé está “temporariamente inoperacional”, anunciou hoje o INEM, garantindo que a equipa afeta àquela base do Algarve “mantém-se plenamente operacional”, assegurando socorro através de uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER).