A Comissão Europeia atualizou hoje as medidas contra a gripe das aves, após 60 novos focos da doença, incluindo um em Portugal, no distrito de Santarém, alterando as zonas de proteção e de vigilância estabelecidas.
O decreto-lei que cria os centros de elevado desempenho em obstetrícia e ginecologia, com incentivos financeiros baseados no desempenho e implementação faseada através de projetos-piloto, foi hoje publicado e entra em vigor em 01 de fevereiro.
Os Profissionais de saúde moçambicanos criticaram hoje o Governo por pagar apenas 40% do 13.º mês, avançando com uma greve de 30 dias a partir da sexta-feira para exigirem o pagamento total.
Duas investigadoras cabo-verdianas querem reforçar o diagnóstico do cancro do sangue e o "uso racional" de antibióticos em Cabo Verde, através de projetos financiados pela Fundação Calouste Gulbenkian, visando melhorar os cuidados de saúde no país.
O vírus Epstein-Barr, comum e causador da mononucleose, desencadeia uma reação do sistema imunitário que pode danificar o cérebro e contribuir para o desenvolvimento de esclerose múltipla (EM), segundo uma nova investigação pelo Instituto Karolinska, na Suécia.
Um auricular que deteta sinais precoces de Alzheimer ou uma aplicação que digitaliza a íris à procura de vestígios de cancro são algumas das ferramentas com inteligência artificial (IA) que tem como objetivo disseminar o autoexame das doenças.
Alguns minutos mais de atividade física moderada por dia e de sono, assim como comer um pouco mais de vegetais estão ligados a menores riscos de mortalidade, indicam dois estudos publicados hoje.
A Ordem dos Farmacêuticos (OF) defendeu hoje que a automedicação pode ser uma resposta em saúde, desde que garantida a segurança e integração no sistema e se os cidadãos tiverem informação necessária para avaliar a utilização correta do medicamento.
A presidente do Sindicato dos Médicos do Norte (SMN) alertou hoje para a “exaustão” dos profissionais de saúde do Hospital de Braga, sublinhando que na semana passada houve equipas que chegaram a ter 40 utentes a seu cargo.
O Presidente angolano autorizou uma despesa de 26,7 mil milhões de kwanzas, cerca de 25,1 milhões de euros, para aquisição de medicamentos e outros meios destinados ao Programa do VIH-SIDA e das Hepatites Virais.
A Delegação da Madeira da Cruz Vermelha Portuguesa registou mais de 5.700 operações de emergência em 2025, indicou hoje a instituição, sublinhando o empenho dos 126 voluntários na assistência pré-hospitalar em toda a região autónoma.
A PSP vai encerrar preventivamente as instalações sanitárias e o atendimento ao público da esquadra que funciona na estação de metro do Marquês de Pombal, em Lisboa, após a deteção da bactéria ‘legionella’ naquelas instalações, disse hoje aquela polícia.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) apelou hoje para que os países a reforcem urgentemente a tributação sobre bebidas açucaradas e alcoólicas, argumentando que estão cada vez mais baratas e que impulsionam doenças.
O Governo de transição da Guiné-Bissau cancelou a vacinação ao nascer contra a hepatite B e um ensaio clínico com crianças guineenses previsto para o início deste ano, disseram hoje à Lusa fontes médicas contactadas em Bissau.
Os bombeiros vão pedir uma audiência urgente ao primeiro-ministro e aos grupos parlamentares para apresentar propostas sobre o setor, anunciaram hoje três associações representativas, recusando responsabilidade destes profissionais no atual estado do socorro pré-hospitalar.
As Sociedades Portuguesas de Diabetologia (SPD) e de Cardiologia (SPC) vão iniciar, em março, um estudo nacional “de larga escala” sobre diabetes e risco cardiovascular, uma iniciativa “inédita em Portugal” que envolverá mais de 20.000 participantes, foi hoje divulgado.
A candidata presidencial Catarina Martins considerou hoje que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, conhece a realidade dos problemas no Serviço Nacional de Saúde (SNS) mas “opta por mentir”, insistindo que a degradação do setor é intencional.
O candidato presidencial André Ventura afirmou hoje que o primeiro-ministro é “o maior sem noção do país”, depois de Luís Montenegro ter rejeitado na segunda-feira a ideia de caos na saúde.
O candidato presidencial Luís Marques Mendes pediu hoje ao Ministério da Saúde “maior sensibilidade” em relação “às questões menos boas que foram acontecendo” e considerou que já não se trata de política, mas de uma questão “humana e social”.
O candidato presidencial António José Seguro contrariou hoje a ideia do primeiro-ministro de que os problemas na saúde são perceções, porque “a situação é mesmo real”, e considerou que só com o “contacto direto” os políticos percebem as dificuldades.
O retrato é apresentado pela presidente da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, no programa “Check-Up” do Canal S+ que não hesitou em sublinhar a falta de disponibilidade para o diálogo manifestada pela ministra Ana Paula Martins.
Uma equipa de investigadores liderada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) estudou os primeiros casos confirmados em Portugal de infeção por ‘Candida auris’, um fungo resistente a medicamentos considerado uma ameaça à saúde pública global.
Os preços de alguns dos fármacos mais populares contra a obesidade caíram até 80% na China em relação ao seu lançamento inicial, devido à forte concorrência num mercado que supera os 400 milhões de pessoas com excesso de peso.
O perfecionismo associado à imagem corporal e aos desportos de competição estão entre os fatores mais fortemente associados ao risco de desenvolver dependência do exercício físico, segundo um estudo científico.