Os hospitais da Madeira registaram 25.800 internamentos em 2024, menos 4,4% face ao ano anterior, indicou hoje a Direção Regional de Estatística (DREM), adiantando que foram realizadas 392.500 consultas médicas nas unidades de consulta externa.
Os trabalhadores do INEM definiram hoje as linhas vermelhas para a negociação com o conselho diretivo, alegando a necessidade de salvaguardar os seus direitos no âmbito da reestruturação do instituto que assegura a emergência pré-hospitalar.
A Câmara de Torre de Moncorvo aprovou hoje um orçamento de 29,9 milhões de euros para 2026, com três votos a favor da governação PSD, uma abstenção do PS e um voto contra também do PS.
Os serviços de urgência obstetrícia e ginecologia vão estar todos a funcionar no sábado, enquanto no domingo estarão encerradas duas urgências obstétricas, segundo o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Os doentes internados no Hospital Provincial de Lichinga, província de Niassa, norte de Moçambique, recebem apenas uma refeição por dia devido à falta de recursos, disse hoje o diretor da unidade.
O presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, Luís Filipe Menezes, defendeu hoje para o hospital local o aumento das valências, argumentando que os problemas de mobilidade na vizinha cidade do Porto o aconselham.
A Federação Nacional dos Prestadores de Cuidados de Saúde (FNS) criticou hoje o alerta da Entidade Reguladora da Saúde sobre discriminação de utentes do SNS, afirmando que lança uma acusação sobre todas as unidades convencionadas.
A laureada com o Prémio Nobel da Paz de 2023, Narges Mohammadi, foi detida no Irão, onde se encontrava em liberdade provisória por motivos de saúde, anunciou hoje a fundação iraniana criada em seu nome.
Os concursos para os primeiros centros de saúde geridos pelos setores privado e social, que serão criados no Algarve e em Leiria, vão ser lançados ainda este ano, anunciou hoje fonte do Ministério da Saúde.
Mais de 70 medicamentos, entre os quais vacinas contra a gripe e hepatite A e fármacos usados para o tratamento da hipertensão, esquizofrenia, transtorno bipolar, estão proibidos desde hoje para exportação, segundo uma circular do Infarmed.
O Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (Sindepor) afirmou que “muitos milhares” de profissionais aderiram à greve nacional de hoje, sem divulgar números concretos, garantindo apenas o cumprimento dos serviços mínimos.
Uma nova análise de especialistas da Organização Mundial da Saúde sobre a segurança das vacinas concluiu que não existe qualquer relação causal entre as vacinas e as perturbações do espectro do autismo (PEA), indicou a OMS na quinta-feira.
Mais de 1.800 doentes renais crónicos aguardam por transplante de rim em Portugal, uma realidade que a Unidade Local de Saúde São João (ULSSJ), no Porto, quer alterar apelando à doação em vida, disse hoje fonte do hospital.
A adesão dos médicos à greve geral rondou os cerca de 80% e levou ao encerramento de blocos operatórios e ao adiamento de cirurgias e consultas, anunciou hoje a Federação Nacional dos Médicos (Fnam).
Portugal registou um aumento de infeções respiratórias graves, sobretudo nos maiores de 65 anos, e excesso de mortalidade na região Norte em pessoas de 75 a 84 anos, revelam dados do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA).
Angola ganhou 743 novas unidades de saúde nos últimos oito anos, uma média de 92/ano, maioritariamente da rede primária, com o Governo a prometer acelerar abordagens inovadoras para garantir o acesso equitativo, foi hoje anunciado.
O Centro Social Vale do Homem (CSVH), sediado no concelho de Vila Verde, distrito de Braga, vai ter em 2026 um ordenado mínimo interno de 960 euros, 90 euros acima do salário mínimo nacional, indicou hoje a Instituição.
O sistema de vigilância participativa Gripenet volta hoje a funcionar, permitindo à população colaborar na monitorização e investigação das doenças respiratórias e contribuindo para uma visão epidemiológica mais completa dessas infeções na comunidade, anunciou uma investigadora do INSA.
O segundo dia de greve dos trabalhadores da função pública estava às 09:00 de hoje a ter uma adesão elevada, com 75% na educação e 90% nas cantinas das universidades e politécnicos, disse à Lusa fonte sindical.
Os doentes classificados como urgentes no hospital Amadora-Sintra enfrentaram hoje de manhã tempos de espera que rondava as 12 horas para a primeira observação, segundo dados do portal do SNS.
Dezenas de peritos vão reunir-se em Lisboa, numa iniciativa que culminará num conjunto de recomendações para aproveitar melhor os dados de saúde, permitindo avaliar o impacto das politicas publicas e reduzir custos do sistema.
A China vai começar a aplicar IVA a medicamentos e produtos contracetivos a partir de 1 de janeiro, pela primeira vez em mais de três décadas, como parte dos esforços para incentivar os casais a terem mais filhos.
Uma equipa de cientistas em Portugal descobriu uma bactéria que ajuda a recuperar a microbiota, reduzindo a inflamação intestinal e impedindo infeção, anunciou o Instituto Gulbenkian de Medicina Molecular, onde foi conduzida a investigação com ratinhos.
Jorge Roque da Cunha, presidente do Conselho Nacional do Sindicato Independente dos Médicos (SIM), foi o convidado do programa Efeito Placebo desta semana e juntou-se às vozes que pedem um pacto para saúde.