A associação ambientalista ZERO apelou hoje a uma aposta em unidades de tratamento mecânico e biológico (TMB) de resíduos indiferenciados para aumentar a reciclagem, saudando o que crê ser a inversão pelo Governo do caminho de mais incineração.
A presidente do PS/Madeira insistiu hoje que o partido é “totalmente contra” a venda do imóvel do atual Hospital Dr. Nélio Mendonça, defendendo que quando a nova unidade hospitalar estiver em funcionamento este espaço deve ser usado para outras valências.
O Sindicato de Enfermeiros Portugueses (SEP) disse hoje que o Governo não reagiu à contraposta do SEP sobre o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) e que enviará uma nova contraproposta em forma de articulado, na próxima semana.
A secretária regional da Saúde assinalou, na cerimónia de receção dos novos médicos internos, os “resultados expressivos” do regime de dedicação plena, "ao qual aderiram 370 dos 436 médicos elegíveis" na região, "correspondendo a 85% de adesão".
Um estudo internacional identificou um mecanismo fundamental do sistema imunitário que ajuda a explicar porque é que algumas pessoas desenvolvem pneumonia bacteriana grave após uma infeção gripal.
Uma investigação indica que entre 15% a 89% dos atletas avaliados em alguns estudos científicos apresentam cáries, enquanto mais de 70% sofrem de doença periodontal, o que afeta o seu desempenho.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou hoje para a previsão de agravamento da situação de saúde das pessoas afetadas pelas cheias em Moçambique e pediu apoio internacional para combater doenças diarreicas, a malária e infeções respiratórias agudas.
A gigante alimentar francesa Danone anunciou hoje o alargamento a outros mercados da recolha de lotes de leite em pó infantil, dois dias após as autoridades de Singapura terem bloqueado a venda do produto.
O jurista Carlos Pinto Lopes vai substituir Paula Macedo na presidência do conselho de administração do Hospital Divino Espírito Santo (HDES) de Ponta Delgada, disse hoje o executivo regional dos Açores.
O JPP manifestou hoje “total estupefação” face à decisão do Governo da Madeira (PSD/CDS-PP) de vender o Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, considerando ser imponderada, e o Chega expressou “profunda preocupação” com a medida.
O INEM afirmou hoje que não se verificaram dificuldades na ativação e disponibilidade de meios no caso do homem que morreu em Abrantes depois de esperar 20 minutos pelo socorro, após sofrer uma paragem cardiorrespiratória.
O Movimento de Utentes dos Serviços Públicos (MUSP) de Coimbra denunciou hoje novas infiltrações de água no Centro de Saúde Norton de Matos e o desinvestimento naquela unidade de saúde.
Duas gémeas de um ano desapareceram durante a travessia do Mediterrâneo, em plena tempestade, divulgou hoje a organização Save the Children, indicando que as menores estavam a bordo de uma embarcação que tentava chegar à ilha italiana de Lampedusa.
A plataforma de cinco sindicatos de enfermeiros pediu hoje ao Governo a aplicação dos diplomas de progressão da carreira, denunciando desigualdades entre hospitais, antes de avançar para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).
O PS/Madeira entregou hoje na Assembleia Legislativa regional um diploma que recomenda ao executivo PSD/CDS-PP a suspensão do processo de alienação do Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, garantindo a sua utilização como solução pública na área da saúde.
O secretário-geral do PCP alertou hoje que os defensores do Serviço Nacional de Saúde estão perante a “armadilha” de não se conformarem com os problemas no setor sem alimentar “a conversa do caos”, deixando críticas aos dois candidatos presidenciais.
A ANTRAL, associação mais representativa dos profissionais do táxi, manifestou hoje ao Governo a sua “total disponibilidade” para voltar a colaborar no transporte de doentes, nomeadamente não urgentes, de forma a aliviar a pressão sobre as ambulâncias.
A atividade gripal epidémica está a abrandar em Portugal, com menos casos de gripe, infeções respiratórias graves e internamentos em cuidados intensivos, mantendo-se o excesso de óbitos, segundo o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
O INEM defendeu hoje que, nos casos mais graves, o acionamento de meios de socorro mais próximos da vítima “assume especial relevância”, considerando que o diálogo com os bombeiros tem permitido esclarecer esses critérios.
A Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste considerou hoje positivo o balanço de 2025 nos três hospitais onde a atividade assistencial aumentou e os atendimentos nas urgências diminuíram comparativamente a 2024.
O projeto de saúde mental “Let’s Talk About Children” (LTC), coordenado em Portugal pela Universidade de Coimbra (UC), pretende reduzir nos próximos anos a percentagem de jovens com sintomas depressivos, perturbações de ansiedade e problemas de comportamento.
O parlamento aprovou hoje um processo extraordinário de recuperação de pendências das juntas médicas de avaliação de incapacidade, uma medida destinada a reduzir as longas listas de espera que afetam pessoas com deficiência ou incapacidade.
O imóvel do Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, será vendido e a verba arrecadada servirá para apoiar a construção do novo Hospital Central e Universitário da região, anunciou hoje o presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque.
A Liga dos Bombeiros alertou hoje que os meios de socorro estão a ser acionados com base apenas na distância e avisou que nem sempre quem está mais perto é quem chega primeiro.