A chefe do Programa Nacional do Controlo do Cancro moçambicano, Cesaltina Lorenzoni, disse hoje que a participação na Organização Africana de Treino e Pesquisa em Cancro, que Moçambique vai liderar, serve para fortalecer o Serviço Nacional de Saúde.
Portugal regista um aumento crescente de casos de gripe, sendo expectável que a epidemia comece mais cedo como noutros países europeus, afirmou hoje a Diretora-Geral da Saúde, salientando que as próximas duas semanas são cruciais para a vacinação.
O presidente do parlamento dos Açores defendeu hoje que o país precisa de um modelo legislativo mais ágil e atualizado para responder à velocidade com que surgem novas drogas sintéticas, que têm um elevado consumo no arquipélago.
A Unidade Local de Saúde Gaia/Espinho (ULSGE) considera que cumpre “integralmente” as orientações para manter a qualificação atual, rejeitando que lhe sejam retiradas valências nas áreas de pediatria, neonatologia e obstetrícia, conforme consta da nova proposta nacional de referenciação.
A malária matou este ano pelo menos nove pessoas na província moçambicana da Zambézia, centro do país, com registo de quase três milhões de casos, anunciaram hoje as autoridades de saúde, pedindo respostas integradas e coordenadas face ao problema.
Familiares de pessoas que morreram devido à covid-19, no Reino Unido, pediram hoje a anulação de todos os benefícios concedidos ao ex-primeiro-ministro Boris Johnson, após uma investigação pública ter considerado "caótica" a sua gestão da pandemia.
A Polícia Judiciária (PJ) vai dispor no próximo ano de um laboratório científico nos Açores, anunciou hoje o diretor nacional, que admitiu preocupação com o consumo e tráfico de novas drogas sintéticas no arquipélago.
O Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas (PAM) agradeceu hoje a contribuição de 50 mil euros do Governo de Portugal para melhorar a alimentação de crianças em idade escolar no Lesoto e combater a malnutrição.
O Governo anunciou hoje ter assinado um acordo com a Federação dos Sindicatos da Administração Pública e de Entidades com Fins Públicos (FESAP) e a Frente Sindical para a revisão da carreira e valorização dos técnicos superiores de saúde.
O serviço de urgência de obstetrícia e ginecologia das Caldas da Rainha vai estar fechado no sábado, enquanto no domingo estarão encerradas três urgências obstétricas, segundo o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira (HSEIT), nos Açores, terá no próximo ano um investimento de três milhões de euros destinados à aquisição de novos equipamentos, anunciou hoje o Governo açoriano.
O inspetor-geral do Ministério da Saúde de Moçambique defendeu hoje uma maior aposta na tecnologia para assegurar formações e capacitações a profissionais nas zonas rurais, afirmando que o país deve liderar iniciativas inovadoras adaptadas à realidade.
O Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV), que emprega cerca de 18.000 pessoas, vai eliminar 2.900 postos de trabalho até 2026, já que o seu orçamento diminuirá 17%, anunciou hoje a organização.
A Câmara de Castelo Branco aprovou hoje uma moção a exigir a atribuição à Unidade Local de Saúde (ULS) da classificação de Nível II A da proposta da Rede de Referenciação Hospitalar em Pediatria que vier a ser aprovada.
A Unidade Local de Saúde São João, no Porto, está a testar a utilização de ‘drones’ na área da saúde, um projeto-piloto em fase de testes que tem como primeiro passo a construção de um vertiporto, foi hoje revelado.
O bastonário da Ordem dos Médicos de Moçambique, Gilberto Manhiça, aponta sobrecarrega nas unidades sanitárias do país por falta de médicos especialistas e de equipamentos médico-cirúrgicos, pedindo mais centros de formação especializada.
O Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC) apelou aos países da União Europeia para acelerarem a vacinação porque os casos de gripe estão aumentar de forma invulgar e precoce com uma nova estirpe.
O número de mortes por doenças do aparelho circulatório atingiu o valor mais baixo dos últimos 30 anos, em 2023, segundo dados hoje revelados pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
O Hospital Central de Maputo (HCM) passou a proibir pagamentos de serviços em numerário, para evitar corrupção e reduzir manuseio de dinheiro dentro da unidade hospitalar, a maior de Moçambique, devido aos riscos associados, foi hoje anunciado.
Os trabalhadores da administração pública fazem hoje uma greve contra o pacote laboral apresentado pelo Governo, sendo esperado que a educação e a saúde sejam os setores mais afetados, segundo a Federação de sindicatos independentes.
Os administradores hospitalares defendem que o financiamento destas unidades deve ser repensado para não afastar a inovação terapêutica, que é cara, pois o cálculo por capitação parte sempre de valores desatualizados.
Três em cada quatro hospitais públicos não monitorizam de forma sistemática os resultados das novas terapêuticas que usam, uma situação que poderia gerar poupança na despesa destas instituições com medicamentos, que subiu 15% até setembro.
As ruturas de medicamentos têm aumentado nos hospitais públicos, que as consideram um problema grave, e em 23% das instituições obrigaram a alterar a terapêutica do doente, segundo o Índex Nacional de Acesso ao Medicamento.
O número de pessoas assistidas devido ao incêndio de hoje na conferência do clima de Belém, no Brasil, foi hoje atualizado para 21 pelo Ministério da Saúde do país, que afirma não haver registo de queimados.