O presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) revelou hoje que o hospital modular de Ponta Delgada está a funcionar sem ter sido vistoriado por aquele serviço.
A Ordem dos Farmacêuticos (OF) alertou hoje para o uso indevido da melatonina em crianças sem prescrição médica e defendeu uma maior supervisão dos suplementos alimentares disponíveis no mercado para garantir que nenhum propõe a sua utilização em menores.
A Associação Nacional dos Técnicos de Emergência Médica (ANTEM) alertou hoje para o que classifica como “falência estrutural” do sistema de emergência médica e manifestou perda de confiança na liderança do INEM.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou, hoje, que os novos casos de monkeypox (mpox) do clado 1b foram relatados principalmente em África, onde onze países registaram a transmissão comunitária dessa estirpe nas últimas seis semanas.
O alargamento da hospitalização domiciliária (HD) a todos os estabelecimentos hospitalares do SNS e a nomeação de um coordenador nacional da hospitalização domiciliária foram hoje publicados em despacho da ministra da Saúde.
O secretário-geral do PS disse hoje que a saúde foi a área em que o primeiro-ministro “mais falhou”, considerando que ao fim de um ano há no Serviço Nacional de Saúde (SNS) “um ambiente de instabilidade e caos”.
O Conselho de Estado da China (Executivo) publicou hoje um livro branco sobre a origem da pandemia de covid-19 no qual defende a transparência de Pequim e sugere que o vírus “pode ter surgido mais cedo” nos Estados Unidos.
O secretário-geral do PS criticou hoje o Governo pela gestão que fez na segunda-feira durante o apagão, considerando que “não fez bem o seu trabalho” na comunicação e na coordenação, nomeadamente nos serviços de proteção civil municipais.
Nove urgências vão estar fechadas no sábado, o pior dos quatro dias da ponte do Primeiro de Maio, incluindo as três urgências de ginecologia e obstetrícia da Península de Setúbal, obrigando as grávidas a atravessar a ponte para Lisboa.
Uma académica de Macau alertou hoje que a representação idealizada da maternidade nas redes sociais chinesas tem um efeito prejudicial nas recém-mães, aumentando o risco de depressão pós-parto.
A cólera continua a propagar-se em Angola, tendo sido registados nas últimas 24 horas mais 337 casos e sete óbitos, mantendo-se a província de Benguela como o epicentro da doença, que está espalhada por 17 das 21 províncias angolanas.
A Universidade de Coimbra tem uma microrrede elétrica capaz de garantir o fornecimento de energia em situações extremas, que conseguiu com sucesso fornecer energia ao Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da instituição no apagão de segunda-feira.
O Comité Permanente da Assembleia Popular Nacional (APN), o órgão máximo legislativo da China, aprovou hoje a primeira lei do país destinada à promoção do setor privado.
A ONU vai reduzir o seu plano para ajuda humanitária na Ucrânia, perante uma queda drástica de financiamento, reorientando a sua ação para quatro prioridades, anunciou hoje um responsável do Gabinete das Nações Unidas para as Operações Humanitárias (OCHA).
Angola vai capacitar e especializar 38 mil profissionais de saúde até 2028, dos quais 630 vão estagiar em unidades de saúde portuguesas, com um primeiro grupo de 117 médicos a chegar já na próxima semana.
A bolsa nova-iorquina encerrou hoje em alta, à boleia de uma redução das taxas alfandegárias sobre o setor automóvel dos EUA, com os investidores agora mais preocupados com indicadores macroeconómicos, enquanto prossegue a época de resultados.
Um grupo de 117 médicos angolanos inicia a partir de 05 de maio um estágio em Portugal, no âmbito do protocolo de cooperação assinado em fevereiro entre os ministérios da Saúde dos dois países, segundo nota da entidade portuguesa.
As três escolas do concelho de Loures que permaneceram hoje encerradas, na sequência da quebra no fornecimento de energia elétrica, vão retomar “a atividade letiva regular” na quarta-feira, avançou o município.
O Conselho Português para a Saúde e Ambiente (CPSA) defendeu hoje a importância de os partidos políticos reconhecerem a ligação entre ambiente e saúde humana e de implementarem medidas para proteger a saúde pública e o ambiente.
A ministra da Saúde afirmou hoje que o Governo está a trabalhar com os hospitais para garantir o reforço da autonomia energética, depois do apagão que afetou Portugal continental na segunda-feira.
A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) anunciou hoje o retomar do funcionamento normal da atividade e a remarcação dos atos clínicos cancelados durante o apagão que, na segunda-feira, deixou o país sem eletricidade.
A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) está a garantir desde segunda-feira abrigo temporário a passageiros no aeroporto de Lisboa, depois de o apagão ter obrigado ao cancelamento ou ao atraso de voos.
O responsável pelo Serviço de Instalações e Equipamentos do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada, José Ponte, disse hoje que aquela unidade de saúde poderia ter reaberto em agosto do ano passado, apesar do incêndio de 04 de maio.
A Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros (ANTRAL) destacou hoje o “papel fundamental desempenhado pelos táxis” durante o “apagão” de energia elétrica na segunda-feira, sublinhando a importância deste meio de transporte na garantia da mobilidade urbana.