As empresas de apoio domiciliário disponibilizaram-se hoje para colaborar com o Estado e a ajudar a libertar as camas dos hospitais atualmente ocupadas por mais de 2.200 internamentos sociais, segundo na associação do setor (AEPAD).
O Ministério Público (MP) vai recorrer da absolvição do atual, da ex-bastonária dos enfermeiros e de outras 11 pessoas ligadas à Ordem por um alegado desfalque na associação profissional, informou hoje a Procuradoria-Geral da República (PGR).
A paramiloidose, conhecida como “Doença dos Pezinhos”, afeta cerca de 200 pessoas no distrito de Aveiro, portadoras da mutação genética responsável, segundo o estudo “CARDINAL”, revelou hoje fonte associativa.
A Ordem dos Enfermeiros nos Açores alertou hoje, após uma visita à Associação Regional de Reabilitação e Integração Sociocultural (Arrisca), que as suas unidades móveis de saúde operam em condições “claramente insuficientes”.
O presidente do INEM pretende começar a aplicar as alterações operacionais, no âmbito da reorganização do instituto, a partir da próxima semana, um processo prevê que esteja concluído até final do primeiro trimestre de 2026.
A presidente da Câmara de Coimbra defendeu hoje que o aumento da expectativa de vida não está a ser acompanhado pela qualidade de vida, cabendo aos municípios a função de promover a literacia em saúde.
O diretor científico do Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento (MIA) de Portugal, Manuel Santos, disse hoje que a população está a envelhecer com múltiplas doenças crónicas, sendo necessária uma adaptação do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Portugal contabiliza mais dois casos de gripe aviária nos distritos de Lisboa e Aveiro, indicou a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).
A UNICEF alertou hoje que mais de 200 milhões de crianças precisarão de ajuda humanitária em 2026 em 133 países e territórios, e solicitou 6.580 milhões de euros para prestar apoio urgente a 73 milhões de menores.
O Sindicato dos Enfermeiros (SE) confirmou que as buscas de hoje à sua sede, no Porto, visam a “anterior direção”, presidida por Pedro Costa, investigado pelo alegado desvio de dinheiro da instituição para fins pessoais.
A aplicação de telemóveis SNS 24 permite a partir de hoje a triagem de sintomas respiratórios, anunciou o secretário de Estado da Gestão da Saúde, manifestando-se convicto de que os constrangimentos da Linha SNS 24 estão ultrapassados.
A Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria anunciou hoje a obrigatoriedade do uso de máscara para utentes, acompanhantes e profissionais nos seus espaços, e a suspensão da atividade não urgente.
Uma estudante de Macau da Universidade de Coimbra (UC) desenvolveu um modelo de inteligência artificial (IA) para descobrir e otimizar fármacos, que abrem novas perspetivas clínicas, no âmbito de um programa de doutoramento.
A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) anunciou hoje a realização de concentrações em Viana do Castelo, Porto e Lisboa na quinta-feira, dia de greve geral, na qual reafirmou participar.
O diretor executivo do SNS afirmou hoje desconhecer qualquer estudo que demonstre que a solução das unidades locais de saúde (ULS) seja superior ao modelo de funcionamento que existia antes de 2024.
Pelo menos 169 pessoas morreram este ano em Moçambique devido à cólera, entre cerca de 40 mil casos, avançou hoje o ministro da Saúde, pedindo às comunidades respeito pelas medidas de higiene individual e coletiva.
O programa “ligue antes, salve vidas”, para reduzir a pressão nas urgências, ainda não foi implementado em todas as unidades locais de saúde por falta de capacidade da linha SNS 24, reconheceu hoje o diretor executivo do SNS.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) está a realizar a operação nacional “Sim à Diferença” com ações de sensibilização dirigida à comunidade escolar, visando a prevenção de todas as formas de discriminação e promoção do respeito pelos direitos humanos.
Os doentes classificados como urgentes no hospital Amadora-Sintra enfrentam hoje de manhã tempos de espera superiores a 14 horas para a primeira observação, segundo dados do portal do SNS.
Associações de doentes exigem ao Governo, às principais entidades de saúde e aos deputados da Assembleia da República medidas urgentes para enfrentar o cancro, classificando-o como uma verdadeira “emergência de saúde pública”.
Um em cada sete portugueses com obesidade não reconhecem ter a doença, segundo um estudo da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) que concluiu pela persistência de lacunas de conhecimento e baixos níveis de literacia.
A China vai deixar de produzir termómetros e aparelhos de medição da pressão arterial com mercúrio a partir de 01 de janeiro de 2026, por razões de segurança, dando assim seguimento a uma medida anunciada em 2020.
O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) recuou hoje na adesão à greve geral de quinta-feira, na sequência da garantia da ministra da Saúde de que o acordo assinado com o Governo e o INEM será cumprido.
A Assembleia Municipal de Lisboa exigiu hoje a manutenção do serviço de neonatologia do Hospital Dona Estefânia e o reforço de meios para o seu cabal funcionamento, em defesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS).