Sandra Oliveira conduz semanalmente o programa Ciência Agora, todas as quartas-feiras, às 21h30, no CANAL S+, na posição 129.
Torres Vedras decidiu cancelar entre os dias 12 e 18 os festejos do Carnaval do concelho, um dos maiores e mais tradicionais do país, devido ao mau tempo que provocou prejuízos no concelho, foi hoje anunciado.
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) rejeitou hoje a responsabilidade de falta de energia por questões administrativas, que diz dever-se apenas a danos na estação de bombagem, na sequência da acusação do presidente da Câmara de Montemor-o-Velho.
Cerca de 70 mil clientes da E-Redes no território continental, dos quais 62 mil na zona mais afetada pela depressão Kristin, continuavam hoje às 12:00 sem abastecimento de eletricidade, segundo a empresa.
O comandante adjunto da Capitania do Douro, Pedro Cervaens, revelou à Lusa haver “fortes indícios” de que o corpo que deu à costa hoje, em Vila Nova de Gaia, seja do homem desaparecido no naufrágio no rio Douro.
O Governo colocou 48 concelhos de Portugal continental em situação de contingência até ao dia 15 devido à ocorrência ou risco elevado de cheias e inundações, segundo um despacho publicado em Diário da República.
A E-Redes vai remeter às câmaras municipais o número de clientes sem energia na sequência do mau tempo, mas os órgãos de comunicação social estão excluídos desta informação, segundo fonte oficial da empresa.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou hoje que apesar do desagravamento meteorológico das últimas horas “a situação continua bastante crítica” em relação a risco de cheias, pela saturação de solos e albufeiras em níveis máximos.
O presidente da Câmara da Marinha Grande, Paulo Vicente, acusou hoje a E-Redes de estar a retroceder na reposição do fornecimento de energia elétrica ao concelho, gravemente afetado pela depressão Kristin.
As escolas do concelho de Ansião, no distrito de Leiria, reabrem na segunda-feira, após quase duas semanas fechadas devido à depressão Kristin, disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara, Jorge Cancelinha.
Portugal disponibilizou mais de duas toneladas de produtos alimentares e 200 mil produtos de saúde às vítimas das inundações em Moçambique, estando prevista para segunda-feira a entrega de mais medicamentos e dispositivos médicos ao país, foi anunciado.
Numa das cinco mesas de voto instaladas em Santa Catarina da Serra, freguesia do concelho de Leiria gravemente afetado pelo mau tempo, hoje de manhã antecipava-se um aumento da abstenção na segunda volta das presidenciais.
As autoridades sanitárias na província moçambicana de Nampula, norte do país, admitiram que a desinformação sobre cólera é uma barreira no combate à doença, com as comunidades a perseguirem e a apedrejar os agentes que trabalham na sensibilização.
A água da rede pública do concelho da Batalha, no distrito de Leiria, que esteve temporariamente imprópria para consumo humano em várias localidades devido às cheias, já está em boas condições, anunciou a Câmara.
A fundação GX tem apoiado estudantes de Timor-Leste a realizarem internatos médicos em Hong Kong e Macau, disse hoje o presidente da organização não governamental (ONG).
O Presidente da República apelou hoje à participação na segunda volta das eleições presidenciais, disputada entre António José Seguro e André Ventura, defendendo que votar no domingo significa vencer a calamidade e também afirmar a democracia.
O comandante nacional da Proteção Civil, Mário Silvestre, alertou hoje para a situação dos rios, que continuam a ser a maior preocupação em relação ao mau tempo que se faz sentir no país.
Dezanove crianças da Escola Básica Inês de Castro, em Coimbra, entre os 10 e os 15 anos, precisaram receber cuidados médicos após apresentarem sintomas de vómito e diarreia na noite de sexta-feira, tendo já recebido alta.
O presidente da associação ambientalista Zero considera que os efeitos das recentes depressões que assolam o país são “um preço muito elevado” sobre infraestruturas, cidades e florestas, que só será possível compensar corrigindo procedimentos e o ordenamento do território.
O Museu da Chapelaria inaugura no dia 15 uma exposição de chapéus que, concebidos por ‘designers’ de renome e também por profissionais do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, querem celebrar “o poder transformador da criatividade”.
A associação de utentes da Unidade de Alcoologia de Lisboa alertou hoje que as consultas não substituem o serviço de internamento, encerrado há quase seis anos, e denunciou que a unidade está a perder respostas desde 2020.
A Região Metropolitana de Coimbra (RMCoimbra) integra um projeto europeu para utilização de drones para promover a saúde, a equidade territorial e o bem-estar das populações, financiado por fundos comunitários com cerca de cinco milhões de euros.
A Câmara Municipal de Castelo Branco anunciou hoje a disponibilização de apoio psicológico à população afetada pelas depressões Kristin e Leonardo.
A importância do trabalho de associações que atuam onde o Estado falha, garantindo o acesso de comunidades desfavorecidas a direitos básicos e proporcionando-lhes oportunidades, marcou hoje a abertura do encontro Partis & Art for Change, na Gulbenkian, em Lisboa.