O novo sistema de cirurgia robótica do Hospital de Santo André, em Leiria, que vai entrar em funcionamento em janeiro, vai permitir uma recuperação mais rápida dos doentes e menor taxa de complicações, foi hoje anunciado.
As cadeias das províncias angolanas de Benguela, Cunene e Bengo têm as maiores taxas de prevalência de VIH/Sida, hepatite B e C e sífilis, segundo o Inquérito Integrado Biológico e Comportamental hoje divulgado.
O serviço de cardiologia do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, realizou o seu primeiro implante de 'pacemaker' sem elétrodos, um procedimento inovador na região, revelou hoje a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).
Numa altura em que o Serviço Nacional de Saúde já dá sinais de saturação – com urgências sobrelotadas e tempos de espera elevados- Mariana Vieira da Silva acusa o governo de ter falhado no planeamento.
A procura das urgências hospitalares, do SNS 24 e do INEM aumentou entre 1 e 7 de dezembro, impulsionada pelo aumento de casos de gripe e infeções respiratórias, que atingiram níveis superiores aos de épocas anteriores, segundo a DGS.
Sete médicos neurocirurgiões moçambicanos foram distinguidos no Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, pela apresentação de cinco trabalhos científicos, anunciou hoje o Hospital Central de Maputo (HCM).
O Conselho Nacional de Saúde (CNS) propõe a criação de conselhos locais de participação comunitária em saúde, com a meta de atingir pelo menos 100 estruturas em funcionamento nos próximos cinco anos, de acordo com um relatório.
O número de focos de gripe das aves em Portugal desde o início do ano subiu para 50, após terem sido confirmados mais quatro nos distritos de Santarém, Faro e Leiria, indicou a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).
O Hospital Curry Cabral, em Lisboa, realizou o primeiro transplante renal realizado integralmente por cirurgia robótica em Portugal, com o pai a doar o rim à filha, estando ambos a recuperar bem, anunciou hoje a ULS São José.
A nova funcionalidade digital de triagem respiratória da App SNS 24 registou na primeira semana de funcionamento mais de 9.700 triagens, com 20% dos casos a serem encaminhados para serviços de urgência, foi hoje anunciado.
A Unidade Local de Saúde Almada-Seixal (ULSAS), no distrito de Setúbal, fez hoje um apelo à comunidade no sentido da dádiva urgente de sangue, por ter as reservas do tipo sanguíneo O+ “em nível critico”.
A União Europeia (UE) precisa de combater as doenças cardiovasculares (DCV), a principal causa de morte e com um custo estimado em 282 mil milhões de euros, segundo um relatório hoje publicado e que antecede o Plano Corações Seguros.
A Pastoral das Migrações e Mobilidade Humana da Diocese de Angra, Açores, vai assinalar o Dia do Migrante, na quinta-feira, com a abertura oficial de um novo serviço de apoio psicológico dirigido a pessoas migrantes em situação de vulnerabilidade.
A Associação Nacional de Cuidados Continuados avisou hoje que não vai haver candidaturas ao aviso aberto em novembro para obras do Plano de Recuperação e Resiliência porque obriga as entidades a ficarem 20 anos na rede de cuidados continuados.
A Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa (ULSTS) vai reforçar o horário do Serviço de Atendimento Complementar (SAC) de Paredes devido ao aumento de afluência, à dificuldade de agendamento e ao período de doenças respiratórias, foi hoje divulgado.
A Comissão Europeia atualizou hoje as zonas de proteção e vigilância contra a gripe aviária de alta patogenicidade (GAAP) devido ao aparecimento de 74 novos casos em explorações avícolas dos Estados-Membros.
Os Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (TEPH) rejeitam as críticas que lhes foram dirigidas no fim de semana pelo presidente do INEM, lembram que sempre estiveram “na linha da frente” e que ignorar estes profissionais é “desperdiçar conhecimento”.
A autoridade reguladora de medicamentos de Moçambique anunciou a detenção de três pessoas suspeitas de envolvimento no desvio de antimaláricos no armazém central da Machava, em Maputo, equivalentes a mais de 830 mil tratamentos.
Mais de 2.400 pessoas já assinaram a petição em protesto pela alteração dos critérios de acesso ao internato médico, considerando que a introdução da “média normalizada” para efeitos de seriação discrimina candidatos.
O “Humaniza”, projeto dedicado a pessoas com doenças avançadas, acompanha em Guimarães e em Vizela, no distrito de Braga, mais de três dezenas de casos e procura voluntários para reforçar o acompanhamento pessoal com doentes e cuidadores.
Um total de 112 pessoas morreram vítimas de malária em nove meses na província de Niassa, no norte de Moçambique, um aumento de mais de 30 óbitos comparado a 2024, anunciou fonte oficial.
Os cidadãos podem ajudar as pessoas que não têm dinheiro para comprar medicamentos prescritos, doando o seu troco a farmácias em todo o país, a partir de hoje, no âmbito da campanha “Dê Troco a Quem Precisa”.
A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) acusou hoje o Ministério da Saúde de “grave falha de planeamento” ao atrasar o concurso de colocação de especialistas, arriscando-se a perdê-los para o privado ou para o estrangeiro.
O tempo médio de espera no serviço de urgência do Hospital Amadora-Sintra, atingia hoje as 15 horas e 19 minutos, com 36 utentes a aguardar uma primeira observação, cerca das 10:15.