A Plataforma em Defesa do SNS manifestou-se hoje, junto à entrada do Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, contra o encerramento do serviço de neonatologia, rejeitando que as medidas anunciadas sejam apenas de reorganização.
Mais de um terço das crianças entre os 6 e os 23 meses foram vacinadas contra a gripe nos últimos dois meses, anunciou hoje a DGS, recomendando também a vacinação das crianças dos dois aos quatro anos, mediante prescrição médica.
O Montepio Rainha Dona Leonor (MRDL), reforçou, ao longo de 2025, várias especialidades médicas, aumentando para 59 o número de médicos ao serviço desta casa de saúde mutualista localizada nas Caldas da Rainha.
A diretora do Centro Distrital de Coimbra da Segurança Social salientou hoje que a maioria das pessoas idosas institucionalizadas têm problemas de saúde associadas e que as instituições não têm meios para lidar com a situação.
A região de Hong Kong proibiu hoje a importação de carne de ave e derivados, incluindo ovos, do distrito de Santarém, na sequência da deteção de casos de gripe aviária.
A percentagem de utentes com médico de família atribuído deve manter-se nos 85,37% até 2027, contrariando as previsões divulgadas no ano passado, que contavam abranger 98% dos utentes, segundo um despacho hoje publicado.
Três sociedades médicas vão apresentar queixa na Ordem dos Médicos contra o médico Manuel Pinto Coelho, que considera o colesterol um "aliado" e nega a eficácia das estatinas, e pedem aos doentes para não abandonarem a medicação.
Cerca de 50 mil mulheres ou meninas foram mortas pelos respetivos companheiros ou outros familiares em 2024 – uma a cada 10 minutos do ano em todo o Mundo -, segundo relatório das Nações Unidas hoje divulgado.
A Ordem dos Psicólogos lançou hoje dois documentos que esclarecem o que é a violência psicológica, como identificá-la, quais os sinais de alerta, quem pode ser vítima ou agressor e como procurar ajuda.
O Irão fechou hoje escolas e repartições públicas em 11 províncias e em Teerão foram cancelados jogos de futebol devido à elevada poluição do ar, que atingiu níveis prejudiciais para a população.
A violência no norte da Nigéria está a provocar o agravamento da situação alimentar junto das populações podendo atingir níveis sem precedentes, alertou hoje o Programa Alimentar Mundial.
Quatro grupos controlam aproximadamente dois terços dos hospitais não públicos em Portugal continental e, nas regiões de maior concentração, detêm posições negociadoras mais fortes com o SNS, podendo elevar preços e reduzir a diversidade de oferta, alertou o regulador.
O maior estudo nacional sobre a prevalência da diabetes e risco cardiovascular dos portugueses vai arrancar este ano, atualizando dados que têm mais de 10 anos para ajudar a definir políticas públicas eficazes.
O número de vítimas femininas apoiadas pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima aumentou mais de 11% nos últimos três anos, a maioria (85%) por violência doméstica, contrariando a expectativa da associação de descida ou estabilidade destes valores.
Especialistas nacionais e internacionais vão estar reunidos entre hoje e quarta-feira em Lisboa para debater políticas de vacinação e estratégias dirigidas a profissionais de saúde, grávidas, idosos e imunocomprometidos, reforçando as prioridades na proteção coletiva.
As vacinas contra o papilomavírus humano (HPV) reduzem drasticamente o risco de cancro do colo do útero, sobretudo quando administradas em idade jovem, conclui um estudo de grande escala realizado em França.
A Casa Branca fez circular uma proposta para prolongar por mais dois anos os subsídios que ajudam a pagar a cobertura do Obamacare, num momento em que milhões de norte-americanos enfrentam custos crescentes com os cuidados de saúde.
O presidente da Unidade Local de Saúde Gaia/Espinho (ULSGE), Luís Matos, revelou hoje que “provavelmente dentro de um ano” esta unidade poderá realizar transplante cardíaco, um passo para se constituir como “centro do coração e da pneumologia”.
O diretor-geral da OMS saudou hoje, em Luanda, a redução da mortalidade materna e infantil, a diminuição da transmissão do VIH de mãe para o filho e os investimentos no setor da saúde em Angola, anunciou fonte governamental.
O parlamento aprovou hoje uma alteração apresentada pelo PS ao Orçamento do Estado para 2026 que prevê um programa de apoio aos médicos portugueses residentes no estrangeiro que pretendam voltar a Portugal.
A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra lançou hoje o programa LinhaCuidar@Coimbra, que arranca em 02 de dezembro e abrange 698 utentes de estruturas residenciais para idosos de cinco concelhos do norte do distrito de Leiria.
Um consórcio internacional liderado pela Universidade Nova de Lisboa (UNL) vai desenvolver um adesivo para diabéticos ou doentes com fibrose quística capaz de monitorizar os níveis de glucose ou cloretos no suor.
O parlamento aprovou hoje uma alteração apresentada pelo PAN à proposta do Orçamento do Estado para 2026 que prevê medidas para reforçar a proteção das crianças e dos jovens com cancro.
O dirigente do Instituto para o Combate às Dependências (ICAD) Manuel Cardoso defendeu hoje um “investimento muito sério” na área da intervenção terapêutica, alegando que os programas de acompanhamento exigem reforço financeiro.