O secretário-geral do PCP acusou o “quinteto do retrocesso” (PSD, CDS, Chega, IL e PS) de querer “desmantelar o Serviço Nacional de Saúde” (SNS), ironizando que a ministra da tutela é “competentíssima a executar o programa do Governo”.
O secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, exigiu hoje respostas do primeiro-ministro, Luís Montenegro, sobre urgências hospitalares na Área Metropolitana de Lisboa e em particular nas especialidades de pediatria, ortopedia e obstetrícia na península de Setúbal.
O Movimento Democrático de Mulheres (MDM) responsabilizou hoje o Governo pelas falhas nos serviços de ginecologia e obstetrícia e defendeu o fim da pré-triagem telefónica através da linha SNS Grávida.
A urgência polivalente do hospital de Évora vai ter limitações na admissão de utentes, na especialidade de Medicina Interna, a partir das 20:00 de hoje, por a equipa clínica estar incompleta, anunciou a unidade local de saúde.
A coordenadora do BE criticou hoje a prioridade dada pelo Governo às alterações às leis da nacionalidade e imigração no início do mandato em detrimento da resolução dos problemas do Serviço Nacional de Saúde, clima e habitação.
Cerca de 30.000 comprimidos, cápsulas e outras apresentações individuais de medicamentos ilegais foram apreendidos em Portugal na operação Pangea XVII, que decorreu em 90 países, e os fármacos para a disfunção erétil continuam no topo da lista.
A azáfama é grande num dos cantos do armazém. Junto a uma passadeira rolante, uma dezena de pessoas inspecionam todas as caixas de medicamentos que ali chegam, selecionados por suspeitas de falsificação.
A ONG Médicos Sem Fronteiras (MSF) lamentou e condenou hoje a morte do seu antigo colega Abdullah Hammad, morto pelas forças israelitas no dia 3 de julho em Gaza, na Palestina.
São Tomé e Príncipe inaugurou hoje nova central de produção de oxigénio, no Hospital Central, financiada pelo Fundo Global num projeto implementado pelo PNUD para promover um “sistema de saúde mais forte e mais resistente no país”.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) alertou hoje que as urgências de obstetrícia do Hospital de Aveiro vão estar encerradas “cerca de metade dos dias” do mês de julho, por falta de médicos especialistas.
A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, afirmou hoje que a Força Aérea “assegura todos os seus meios ao serviço da emergência médica”, mas escusou-se a revelar detalhes sobre o número de meios disponibilizados.
A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, garantiu hoje que “não houve uma deficiência” no atendimento a uma grávida do Barreiro que perdeu bebé depois de ter sido encaminhada para o hospital de Cascais.
A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, afirmou hoje que abandonará o cargo no dia em que o primeiro-ministro entender que a sua missão chegou ao sim, sublinhando que até lá continuará no Governo.
O PCP acusou hoje o Governo de estar deliberadamente a pôr em risco as mulheres grávidas, considerando que a “total ausência de medidas” na saúde gerou uma “situação de insegurança e desumanidade”.
A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Barreiro, no distrito de Setúbal, manifestou hoje repúdio e preocupação com a perda de vidas de bebés, atribuindo-as à falta de assistência atempada às grávidas.
O PCP acusou hoje o Governo de estar deliberadamente a pôr em risco as mulheres grávidas, considerando que a “total ausência de medidas” na saúde gerou uma “situação de insegurança e desumanidade”.
A Associação Portuguesa pelos Direitos da Mulher na Gravidez e Parto (APDMGP) alertou hoje para a “deterioração alarmante” dos cuidados de saúde materna e recomendou ao Governo a reorganização da rede de maternidades do país.
As urgências do hospital de Évora vão ter limitações na admissão de utentes, na especialidade de Medicina Interna, a partir das 18:00 de hoje, por a equipa clínica estar incompleta, anunciou a unidade local de saúde.
O Sindicato Independente dos Médicos alertou hoje para as falhas no acesso às urgências obstétricas na região de Lisboa e pediu medidas que evitem percursos prolongados ou tempos de espera “incompatíveis com a segurança clínica das utentes.
A entidade que gere a linha SNS 24 assegurou hoje que não houve constrangimentos no atendimento de chamadas na quarta e na quinta-feira, quando uma grávida do Barreiro teve de ser transportada para Cascais, perdendo o bebé no percurso.
O ministro da Defesa desvalorizou hoje a notícia de que só um dos quatro helicópteros militares para transporte médico de emergência funciona à noite, sublinhando que a Força Aérea está a salvar vidas e que também usa aviões.
O bastonário da Ordem dos Médicos classificou hoje a morte do bebé de uma grávida que teve dificuldades em obter assistência hospitalar como “mais um caso trágico” que reflete “uma grande desorganização” no SNS.
O Chega/Açores alertou hoje para a falta de condições e “graves deficiências” no serviço de hemodiálise do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, onde 130 doentes fazem tratamento.
O Ministério da Saúde negou hoje que tenha sido recusada assistência à grávida que perdeu o bebé, assegurando que a utente foi acompanhada por um médico do INEM durante o trajeto entre o Barreiro e Hospital de Cascais.