A Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR) tem desde sexta-feira 58 novos médicos internos, dos quais 37 para formação geral e 21 para formação especializada, divulgou hoje a instituição.
Em comunicado, a ULSAR refere que os 58 médicos juntam-se aos 64 que já se encontravam em formação na instituição, em 11 especialidades diferentes, num total de 122 internos na ULSAR.
A ULSAR adianta ainda que os médicos internos de Formação Geral vão, ao longo do ano, passar por várias especialidades hospitalares, nomeadamente Medicina Interna, Cirurgia Geral e Pediatria, bem como Saúde Pública e Medicina Geral e Familiar.
Citada na nota, a diretora do Internato Médico para os Cuidados de Saúde Hospitalares, Fátima Campante, refere “que são estágios obrigatórios, com o objetivo de integrar os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da sua formação pré-graduada na prática clínica diária das diversas especialidades”.
Além destas especialidades, os 58 médicos internos vão ainda frequentar sete cursos, também de caráter obrigatório, sobre temáticas como Suporte Básico de Vida, Introdução ao Serviço de Urgência, Infeções e Uso de Antimicrobianos, entre outros.
“Os 21 médicos internos de Formação Especializada foram distribuídos da seguinte forma: dois em Cirurgia Geral, dois em Medicina Interna, dois em Pediatria, dois em Psiquiatria; as especialidades de Ginecologia/Obstetrícia, Oncologia Médica, Ortopedia e Pneumologia receberam um médico interno cada”, lê-se na nota.
Ainda de acordo com a ULSAR, nove dos novos médicos internos da Formação Especializada escolheram a especialidade de Medicina Geral e Familiar e ficaram colocados em oito Unidades de Cuidados de Saúde Primários da Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho.
A ULSAR, no qual está integrado o Hospital Nossa Senhora do Rosário (Barreiro) e o Hospital Distrital do Montijo, tem como área de influência direta os concelhos de Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete, todos no distrito de Setúbal.
Segundo estatísticas da Pordata, os quatro concelhos têm atualmente 232.604 habitantes.
Integram a ULSAR os centros de saúde de Alcochete, Barreiro, Quinta da Lomba, Moita, Montijo e Baixa da Banheira.
A população da região da Península de Setúbal, segundo dados de 2023 do INE, é de 834.599 habitantes.
A região abrange nove concelhos (Almada, Seixal, Barreiro, Moita, Montijo, Alcochete, Setúbal, Sesimbra e Palmela) e é uma das mais populosas do país.