O Sindicato dos Farmacêuticos exigiu hoje a retoma das negociações com o Ministério da Saúde, lembrando que as reuniões têm sido sucessivamente adiadas e que, entretanto, o Governo tem chegado a acordo com outras classes profissionais.
O grupo Iberfar, que opera na indústria farmacêutica, vai investir 25 milhões de euros na ampliação da fábrica, já existente, tendo em vista um aumento das exportações, segundo foi hoje anunciado.
Mais de 250 mil pessoas beneficiaram de um programa financiado pela Suíça com 11,1 milhões de dólares (10,5 milhões de euros) na melhoria no acesso a água e saneamento em Moçambique, foi hoje anunciado.
Investigadores da Fundação Champalimaud detetaram lesões pancreáticas pré-malignas com ressonância magnética (RM), pela primeira vez, o que poderá “abrir caminho” para a deteção precoce e não invasiva do cancro do pâncreas, anunciou hoje a instituição.
Uma equipa de investigadores internacional identificou um mecanismo genético essencial que regula a formação e migração das células da crista neural craniana, fundamentais para o desenvolvimento da estrutura facial.
A nova bastonária da Ordem dos Médicos de São Tomé e Príncipe (ORMED-STP), Lagchar Barreto, hoje eleita, quer “medicina mais humana e digna” no arquipélago, e melhorar a ações da instituição na garantia da qualidade do ato médico.
O parlamento chumbou hoje uma proposta de lei do BE que previa a criação da carreira de médico dentista no Serviço Nacional de Saúde (SNS), mas aprovou, na generalidade, cinco projetos de resolução com a mesma finalidade.
Os médicos do Serviço Regional de Saúde (SRS) dos Açores, vão poder auferir mais 25 por cento do ordenado, se optarem pelo regime de “dedicação plena”, hoje aprovado no parlamento regional, e que obriga a trabalhar mais 5 horas por semana.
O projeto de resolução do PS para uma campanha de vacinação do efetivo ovino nacional contra a doença língua azul foi hoje aprovado pelo parlamento.
A situação económica de Portugal melhorou após a crise financeira e registou-se um crescimento do PIB e criação de emprego acima da média, mas os ganhos de competitividade foram modestos, concluiu uma análise do Banco Central Europeu (BCE).
O BE acusou hoje o Governo de ter “tendência para dizer que há utentes a mais no SNS” em vez de resolver a falta de meios e profissionais e usar cidadãos estrangeiros como “bode expiatório”.
Os casos positivos para o vírus da gripe continuam a aumentar e na última semana os laboratórios reportaram 260 casos, o número mais elevado desde o início da época de vigilância, segundo o Instituto Ricardo Jorge.
Os médicos que prestam assistência a utentes internados em lares e nas redes de cuidados continuados e paliativos já podem passar receitas e exames pelo Serviço Nacional de Saúde, anunciou hoje o Ministério da Saúde.
O presidente da União das Misericórdias Portuguesas (UMP), Manuel Lemos, considerou hoje histórico o protocolo genérico de cooperação com o Ministério da Saúde, lamentando os “momentos difíceis” vividos no setor social nos últimos anos, sobretudo por falta de sustentabilidade.
O Chega admitiu hoje a possibilidade de um consenso que faça aprovar a proposta do PSD e do CDS-PP para travar “utilização abusiva” do SNS e propôs a obrigação de seguro de saúde às pessoas que cheguem ao país.
O primeiro-ministro avisou hoje que não se pode continuar a “atirar mais dinheiro para cima do problema da saúde” para ter “pior ou igual resultado” e rejeitou as críticas de que o Governo privilegia os anúncios.
O ex-ministro dos Transportes de Espanha José Luis Abalos, 'braço direito' durante anos do atual chefe do Governo, Pedro Sánchez, negou hoje em tribunal ter recebido comissões na compra de máscaras durante a pandemia, quando integrava o executivo.
O primeiro-ministro anunciou que o Governo vai “retomar o caminho” de transferir para as Misericórdias responsabilidades na gestão hospitalar e saudou a portaria hoje publicada que permitirá aos médicos que prestam serviços em lares prescreverem receitas e exames no SNS.
Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) e do CICECO - Instituto de Materiais de Aveiro desenvolveu uma metodologia menos invasiva e mais barata para detetar cancro da próstata, informou hoje fonte da academia.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou hoje indesejável um antigo chefe de Estado intervir na atualidade política depois de deixar o cargo, indicando que não tem “essa vitalidade, essa força, nem esse desejo”.
As instituições das redes nacionais de cuidados continuados e paliativos podem, desde hoje, candidatar projetos que visem o aumento da sua capacidade, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, com um montante global de 88,3 milhões de euros.
A cirurgia ao Presidente brasileiro, para prevenir futuras hemorragias intracranianas, foi bem sucedida e Luiz Inácio Lula da Silva deve sair da terapia intensiva sexta-feira, informou hoje a equipa médica do hospital Sírio-Libanês.
O Presidente da República criticou hoje mudanças de aspetos fundamentais em áreas como a saúde e a educação, quando mudam os governos, e apelou à estabilidade.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) exigiu hoje a resolução da situação de 70 enfermeiros do hospital de Viseu que têm vínculo precário, numa altura em que se prevê o aumento do número de doentes devido ao frio.