SAÚDE QUE SE VÊ

Enfermeiros denunciam falta de condições em instalações provisórias da USF da Mealhada

Lusa
27-01-2026 18:04h

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) denunciou hoje a falta de condições nos contentores instalados para acolher parte da Unidade de Saúde Familiar (USF) da Mealhada, cujo centro de saúde está em obras de requalificação.

Em comunicado, a estrutura sindical considerou que o local onde estes contentores estão situados - junto à estrada de acesso ao centro da cidade - "não dignifica os profissionais nem os utentes que ali afluem".

"Como facilmente seria de prever, a localização e a não proteção dos contentores das condições climatéricas adversas, coloca em risco a segurança e a qualidade dos cuidados aí prestados", lê-se na nota.

O SEP entende que o ruído do trânsito automóvel "é outro condicionante para o normal e regular funcionamento" do exercício profissional.

O sindicato lamentou ainda que se "corra atrás do prejuízo", colocando uma tenda por cima dos contentores, que não salvaguarda a questão essencial das condições de trabalho, demonstrando "falta de planeamento e organização".

A estrutura sindical referiu ainda que não teve conhecimento de qualquer pronúncia e/ou intervenção da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra sobre as condições de trabalho e a segurança dos cuidados.

A USF da Mealhada, no distrito de Aveiro, integra a ULS de Coimbra, embora as obras sejam da responsabilidade da Câmara Municipal.

Fonte da ULS disse à agência Lusa que "as instalações do Centro de Saúde da Mealhada estão em obras para melhorar as condições de prestação de cuidados aos utentes, pelo que compete a todos assegurar que elas decorram com o mínimo de constrangimentos possível".

"Estamos atentos não só às condições de atendimento dos nossos utentes, como às condições de trabalho dos nossos profissionais, na salvaguarda da elevada qualidade que pauta os cuidados de saúde que prestamos, pelo que iremos avaliar atentamente o contexto descrito e atuar se necessário", acrescentou.

MAIS NOTÍCIAS