Sete urgências de ginecologia e obstetrícia e de pediatria vão estar hoje encerradas em Portugal continental, segundo com as escalas publicadas no portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera estendeu até às 18:00 de terça-feira o aviso amarelo devido ao tempo quente em 13 distritos de Portugal continental, terminando este alerta às 21:00 de segunda-feira em Faro.
O diretor de operações no Afeganistão e Paquistão da organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) afirmou à Lusa que os afegãos no Paquistão têm procurado menos cuidados médicos por receio de serem deportados.
O presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, nos Açores, valorizou hoje a reabertura das Termas do Carapacho, na ilha Graciosa, que considera de “extrema importância” para o desenvolvimento do concelho.
As Termas do Carapacho, na ilha Graciosa, nos Açores, que hoje reabriram ao público, vão continuar a receber obras para que possam ser as primeiras do mundo a funcionar com três águas distintas, revelou a concessionária.
O chefe da agência da ONU para os refugiados palestinianos (UNRWA) considerou hoje que a retoma dos lançamentos aéreos de ajuda humanitária sobre Gaza foi uma medida ineficaz face à catástrofe humanitária no território palestiniano.
O secretário-geral do PS revelou hoje que já falou com Mário Centeno, acrescentando ter ideias para o governador do Banco de Portugal, que será recebido “de braços abertos” pelo partido após a não recondução no cargo pelo Governo.
As Mulheres Socialistas acusaram hoje o Governo de querer levar a cabo um “inequívoco retrocesso” no luto gestacional, afirmando que “comunicados de esclarecimento” não vão mascarar o que consideram ser uma “subtração de direitos”.
O Reino Unido vai colaborar com países como a Jordânia para transportar ajuda humanitária para Gaza e resgatar crianças que necessitam de cuidados médicos urgentes, disse hoje o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer.
A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) está à procura de voluntários para um estudo sobre fadiga de compaixão em cuidadores informais de animais de rua, pessoas “muitas vezes marginalizadas que vivem muito sofrimento”, foi hoje divulgado.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) estendeu até às 00:00 de terça-feira o aviso amarelo devido ao tempo quente em 14 distritos de Portugal Continental, terminando hoje apenas em Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa.
Pelo menos 950 pessoas morreram de cólera na República Democrática do Congo (RDCongo) desde janeiro, devido à intensificação da epidemia, segundo a ONU, que pediu também uma resposta urgente para mitigar o surto.
Entre agulhas e linhas não-cirúrgicas, cinco costureiras do Hospital Santa Maria dão nova vida a milhares de peças de roupa que teriam como destino o lixo, num serviço invisível que também enfrenta falta de mãos para trabalhar.
As autoridades de saúde moçambicanas estimaram que cerca de 130.000 crianças ainda não foram imunizadas contra diferentes doenças infantis no país, destacando, no entanto, melhorias significativas na cobertura de vacinação.
A cooperativa de solidariedade social Human Coop, com sede em Abrantes, anunciou hoje a implementação do projeto “Dem.Care.Abt”, uma iniciativa de inovação social centrada na intervenção nas pessoas com demência e seus cuidadores, numa zona carenciada de respostas.
A catástrofe humanitária que o mundo está a testemunhar na Faixa de Gaza “tem de terminar imediatamente”, exigiram hoje os governos de França, Reino Unido e Alemanha em palavras dirigidas ao executivo de Israel.
O líder do PS/Açores alertou hoje que o setor da saúde piorou nos últimos cinco anos, denunciado um aumento na lista de espera cirúrgica, e acusou o Governo Regional de estar “sempre a desculpar o presente olhando para trás”.
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, criticou hoje a falta de “humanidade” e de “compaixão” demonstrada perante o sofrimento dos palestinianos na Faixa de Gaza.
O Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) apelou hoje à doação de sangue para poder manter as reservas em níveis adequados no verão e dar resposta às necessidades dos doentes que precisam de transfusões sanguíneas para viver.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) responsabilizou hoje o Governo pela falta desses profissionais de saúde no INEM, alegando que a situação piorou desde que o instituto passou para a dependência direta da ministra da Saúde.
A Ordem dos Médicos (OM) alertou hoje que a equipa da urgência geral do Hospital Amadora-Sintra está “muito sobrecarregada” e deve ser tratada com “muita cautela”, sob pena dos especialistas deixarem de trabalhar na unidade.
Os Açores têm um novo regime de acolhimento familiar, hoje publicado em Diário da República, medida destinada a promover os direitos de proteção das crianças e jovens em perigo, e que adapta à região legislação nacional sobre esta matéria.
A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) alertou hoje para o papel fundamental do rastreio na deteção precoce do cancro e pediu um reforço na coordenação entre os cuidados primários e os hospitais para o encaminhamento rápido de doentes.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) está a envolver influenciadores digitais angolanos na transmissão de mensagens de prevenção de doenças evitáveis para que as informações alcancem mais pessoas nas redes sociais, anunciou hoje a entidade.