Os bombeiros que participarem no novo Dispositivo Especial de Emergência Pré-Hospitalar já têm formação e vão receber pela tabela do salário mínimo nacional, disse à agência Lusa o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), António Nunes.
O edifício do Serviço de Psiquiatria do hospital de Portalegre vai ser requalificado, num investimento de 3,2 milhões de euros, anunciou hoje a Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Alentejo.
O Governo açoriano disse hoje ser "falsa" a acusação socialista de alegada violação da lei na situação dos trabalhadores dos hospitais contratados para combate à covid-19, reiterando que a regularização estará concluída até final do ano.
A Associação Nacional Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (ANTEPH) alertou hoje para a necessidade de reduzir o tempo de resposta de socorro no terreno, lembrando que em ambiente de cidade deveria ser, no máximo, oito minutos e em ambiente rural 15.
O presidente da IL criticou hoje o que disse ser a “impreparação” do Governo e o caráter “avulso” das medidas para responder à crise no INEM , exigindo ao primeiro-ministro que apresente uma “visão concreta” para a emergência médica.
O troço da Autoestrada 24 (A24) que esteve hoje cortado devido a um acidente com duas vítimas mortais reabriu pelas 11:45, disse fonte da GNR de Vila Real.
O PSD/Açores considerou hoje que o PS “tornou-se no porta-voz do populismo e do alarmismo” na área da saúde e transformou o incêndio no hospital de Ponta Delgada “num instrumento de combate político”.
O cancro do pâncreas deverá ser a segunda doença oncológica mais mortífera em Portugal até 2035, com mais de 2.000 óbitos por ano, alertou hoje um especialista.
A coordenadora do Bloco de Esquerda afirmou hoje que o Governo apenas põe “pequenos pensos” no INEM, como com o dispositivo especial agora anunciado, sem mostrar vontade de resolver problemas de fundo daquela instituição.
Um homem morreu depois de ter sido ferido pelos estilhaços de um foguete de artilharia em Nahariya, no norte de Israel, disseram hoje os serviços de emergência israelitas.
O PS/Açores alertou hoje para a situação dos trabalhadores dos hospitais da região, contratados para o combate à covid-19, que deveriam estar integrados nos quadros, mas foram confrontados "com a necessidade de se submeterem a novos concursos".
A Comissão de Trabalhadores do INEM defendeu hoje que a refundação do instituto deve passar por deixar de fazer transporte secundário, como transferências de utentes entre hospitais, o que desvia meios do socorro urgente.
A Câmara de Barcelos abriu o concurso público para a requalificação das unidades de saúde familiar (USF) das freguesias de Lama e Lijó, segundo anúncio hoje publicado em Diário da República.
As vítimas mortais da colisão entre automóveis que ocorreu hoje na Autoestrada 24 (A24) perto de Vila Real são dois homens e as causas do acidente já estão a ser investigadas pela GNR, segundo fonte policial.
A Mulher Século XXI, sediada em Leiria, registou este ano 160 novas vítimas de violência doméstica, revelou a associação em comunicado, realçando que daquele número 16 são homens.
Cerca de 1.800 doentes aguardavam, no final do ano passado, uma vaga na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), um aumento de 37,7% em relação ao mesmo período de 2021 e de 15,5% em relação a 2022.
O secretário-geral do PCP acusou hoje o Governo de não se ter precavido para o inverno no SNS, antecipando que “vai haver problemas”, e considerou não haver “nenhuma novidade” no recurso a bombeiros para reforçar a emergência médica.
Macau recebeu mais de 3,1 milhões de visitantes em outubro, uma subida de 13,7% em termos anuais, indicam dados hoje divulgados pelas autoridades.
Um bombardeamento israelita no norte de Gaza fez hoje 66 mortos e mais de uma centena de feridos e destruiu um edifício residencial próximo do hospital Kamal Adwan, em Beit Lahia, disseram fontes médicas locais.
Os trabalhadores da saúde vão fazer uma greve em 06 de dezembro pela abertura dos processos negociais, contratação de mais trabalhadores e valorização profissional, segundo a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais.
As residências de apoio máximo de cuidados continuados integrados de saúde mental apresentavam, em 2023, uma média de internamento superior a 1.000 dias, “bastante acima” da duração prevista de 12 meses, revela um relatório hoje divulgado.
O Ministério da Saúde decidiu criar um Dispositivo Especial de Emergência Pré-Hospitalar, que pode ter até 100 equipas dos bombeiros, para funcionar entre dezembro e fevereiro, reforçando a resposta durante o pico da gripe.
Um inquérito hoje divulgado revela que a maioria dos portugueses considera que os apoios públicos e privados em Portugal para a investigação na área da saúde são insuficientes para as necessidades.
O serviço de Psicologia do Hospital de São João, no Porto, organiza hoje e sexta-feira as jornadas “Prevenção, Promoção e Intervenção: a Psicologia na continuidade de cuidados”, evento com 200 inscritos que conta com apresentações, debates e ‘workshops’.