Embalagens de produtos para o cabelo parecidas com saquetas de fruta para crianças foram retiradas do mercado, na sequência de uma denúncia da DECO e de diligências das autoridades.
O Governo de Moçambique negociou até setembro 13 acordos de donativos externos, para diversos projetos, no valor total de 735,89 milhões de dólares (696,4 milhões de euros), segundo dados oficiais.
Cerca de 500 médicos vão debater no congresso nacional da ordem, que decorre hoje e sábado, as transformações que a Inteligência Artificial (IA) está a introduzir na medicina, com repercussões éticas e deontológicas que necessitam de regulamentação.
O Governo do Japão vai formalmente aprovar hoje um plano de estímulo, equivalente a 136 mil milhões de euros, para aumentar o poder de compra dos consumidores, anunciou o primeiro-ministro, Shigeru Ishiba.
O antigo secretário-geral socialista António José Seguro afastou hoje a possibilidade de regressar à vida partidária e defendeu que a liderança de Pedro Nuno Santos precisa de tempo para se afirmar como alternativa.
As potencialidades e conquistas de Portugal nos ramos da saúde e inovação estiveram hoje em destaque num fórum organizado pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) em Nova Iorque, voltado para o mercado norte-americano.
O Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso Brasileira (CCILB) disse hoje à Lusa que recebeu de diretores de dois bancos brasileiros a informação de que estariam a solicitar licenças ao Banco de Portugal para operarem no mercado português.
O presidente do INEM reconheceu hoje que existe uma “linha muito ténue” entre o direito à greve dos trabalhadores e o dever do instituto em dar resposta no socorro aos portugueses.
O presidente do INEM afirmou hoje que o plano de reorganização do instituto ainda está em construção, mas salientou que, no seu entender, não é para privatizar o socorro pré-hospitalar e o Centro de Orientação de Doentes Urgentes.
Os hospitais reportaram desde o final de setembro 35 casos de internamento de crianças até aos 2 anos pelo Vírus Sincicial Respiratório, uma infeção que tem registado uma tendência crescente nas últimas semanas, segundo o Instituto Ricardo Jorge.
O PS considerou hoje que as “trapalhadas, negligências e incompetências” da ministra da Saúde geram pouca confiança quanto ao futuro e criticou o presidente do INEM por ter culpado os trabalhadores e pela ausência de esclarecimentos no parlamento.
Portugal é um dos quatro, entre os 38 países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), que atingiram a meta relativa à vacinação contra o papilomavírus humano (HPV), indica um relatório divulgado hoje.
O presidente do INEM afirmou hoje que sente ter condições para continuar no cargo e assegurou aos deputados que pretende continuar a trabalhar na resolução dos problemas de fundo do instituto "até ao último dia".
Compromissos assumidos com as competências transferidas da administração central e investimentos em educação e saúde justificam o aumento em 9,5 milhões de euros (ME), para os 52 milhões, do Orçamento para 2025, aprovado pelo município de Cantanhede.
O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) afirmou hoje que está “bastante distante” da proposta da tutela quanto à valorização salarial dos técnicos, mas não “suficientemente distantes” para interromper as negociações e voltar à greve.
O presidente do INEM anunciou hoje que a formação de técnicos de emergência pré-hospitalar (TEPH) deixará de ser dada exclusivamente pelo instituto a partir de 2025 e será externalizada em colaboração com as escolas médicas.
A porta-voz do PAN considerou hoje “absolutamente irresponsável” o Governo falar em refundar o INEM, defendendo que o instituto não precisa de ser privatizado, mas que os seus profissionais sejam valorizados.
O presidente Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH), Rui Lázaro, considerou hoje excessivo relacionar as onze mortes com os atrasos na reposta do INEM durante a greve, mas não excluiu essa hipótese.
O presidente da Unidade de Saúde Local (ULS) de Coimbra mostrou-se hoje confiante de que vai ser possível lançar em fevereiro de 2025 o concurso público para a construção da nova maternidade da cidade.
O Ministério da Saúde de Angola anunciou hoje que o país registou o segundo caso de mpox em uma menor de dois anos, já em tratamento no Centro Especializado de Tratamento para Epidemias e Pandemias (CETEP), em Luanda.
A Associação Nacional dos Técnicos de Emergência Médica insistiu hoje na necessidade de uma comissão de inquérito ao Sistema Integrado de Emergência Médica assim como revisão do sistema de triagem do INEM.
O presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, salientou hoje a importância de aproximar os cuidados de saúde primários das pessoas para facilitar o acesso aos serviços e melhorar a qualidade de atendimento.
O presidente do Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) disse hoje que não tem “linhas vermelhas” nas negociações com o Ministério da Saúde, que vão prosseguir com uma nova reunião em 11 de dezembro.
O sociólogo guineense Miguel de Barros afirmou hoje que a falta de condições laborais e salariais está a empurrar os médicos do setor público para o privado na Guiné-Bissau, agravando aaida mais a resposta estatal no país.