O mês de julho foi o terceiro mais quente desde que há registo, quebrando a sequência de recordes do mesmo mês, segundo o serviço Copernicus, que avisa que tal não significa que as alterações climáticas tenham abrandado.
Dezasseis médicos em funções na maternidade Bissaya Barreto, em Coimbra apresentaram escusas de responsabilidade, revelou a Federação Nacional dos Médicos (FNAM), alertando que a sobrecarga daquela unidade aumenta o risco de erro clínico.
As autoridades de saúde moçambicanas alertaram para a desinformação no aleitamento materno na província de Nampula, devido à cor amarelada e textura espessa do colostro, que provoca receio nas mães sobre a falsa possibilidade de prejudicar os bebés.
Médicos, enfermeiros e outros profissionais da área da saúde cumprem hoje uma greve conjunta de 24 horas, no Algarve, em protesto contra a falta de profissionais e a degradação das condições de trabalho.
A organização Médicos Sem Fronteiras exigiu hoje o encerramento dos pontos de distribuição de alimentos geridos pela Fundação Humanitária de Gaza (FHG), controlada por Israel e Estados Unidos, considerando-os locais de “assassinatos orquestrados” de palestinianos.
Uma massa de ar proveniente dos desertos do Norte de África, que transporta poeiras em suspensão, está prevista atravessar Portugal Continental durante o dia de quinta-feira, avisou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
A urgência de cirurgia geral do hospital do Barreiro está hoje a funcionar em contingência, com um cirurgião que assegura a resposta a situações clínicas internas e avalia a referenciação de utentes para outras unidades, segundo a instituição.
A nova Unidade de Saúde Familiar (USF) de Tábua, integrada na Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, iniciou a atividade no início de agosto com seis médicos de medicina geral e familiar e um interno em formação.
O ChatGPT é capaz de fornecer informações e instruções sobre comportamentos prejudiciais para jovens, como o uso de drogas ou distúrbios alimentares, concluiu uma pesquisa do Centro de Combate ao Ódio Digital citado pela Associated Press (AP).
Várias agências da ONU e organizações não-governamentais (ONG) pediram hoje às autoridades israelitas que revoguem uma regulamentação que ameaça, segundo argumentam as entidades, todas as atividades humanitárias na Faixa de Gaza e na Cisjordânia ocupada.
O Serviço Regional de Saúde da Madeira (Sesaram) avisou hoje que foram detetadas mensagens fraudulentas sobre a existência de dívidas enviadas, via SMS, a utentes que recorreram aos serviços de atendimento.
O diretor nacional de saúde pública em Moçambique pediu hoje que se evite o pânico e a desinformação em relação à mpox, visando combater a discriminação que possa surgir contra as vítimas.
A gripe das aves foi detetada numa capoeira doméstica no concelho de Alcácer do Sal, em Setúbal, tendo sido aplicadas as medidas de controlo, informou hoje a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).
A onda de calor em Espanha deverá ter provocado mais de mil mortes em julho, avançou hoje o Ministério da Saúde espanhol, referindo que o número representa um aumento de mais de 50% face ao mesmo período de 2024.
O Conselho Português para a Saúde e Ambiente (CPSA) anunciou hoje ter atingido a centena de associados e afirmou-se como a aliança “mais transversal na área da saúde” e “pioneira a nível internacional”.
A Câmara Municipal de Santa Cruz, na Madeira, atribuiu apoios indevidamente a quatro cidadãos no âmbito de um empréstimo contraído em 2020 para fazer face às contingências da pandemia de covid-19, indicou hoje o Tribunal de Contas (TdC).
A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) alertou hoje os prestadores de cuidados dos setores privado, cooperativo e social para a necessidade de facultar aos utentes, de forma clara, toda a informação relativa aos custos previstos.
O Ruanda reduziu a idade legal de acesso aos serviços de saúde reprodutiva de 18 para 15 anos, na sequência da aprovação de uma lei pelo parlamento, uma decisão saudada por grupos de defesa dos direitos humanos.
A violência doméstica contra homens adultos aumentou 48,2% entre 2021 e 2024, anunciou hoje a APAV, que apoiou 3.671 vítimas, das quais uma em cada quatro com mais de 65 anos e sujeitas a abusos prolongados e invisíveis.
A inspeção-geral da saúde concluiu as investigações a oito das 12 mortes registadas durante greves dos técnicos de emergência pré-hospitalar no outono de 2024 e em duas delas associou os óbitos ao atraso no socorro.
A Colmeia, associação cabo-verdiana que apoia anualmente mais de 800 crianças e jovens com necessidades especiais, corre o risco de encerrar as suas atividades por falta de financiamento, disse à Lusa a presidente da instituição.
Mais de 18.300 utentes foram atendidos no Centro de Atendimento Clínico de Sete Rios, em Lisboa, desde que abriu há ano, dando resposta a cerca de 10% das pulseiras verdes e azuis da urgência hospitalar do Hospital Santa Maria.
A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) não encontrou nexo de causalidade entre a demora no atendimento na chamada de socorro e a morte de um homem no concelho do Pombal em novembro de 2024.
O bastonário da Ordem dos Médicos defendeu hoje, a propósito das alterações à dispensa de amamentação que o Governo quer aplicar, que não se pode punir as mães e os seus filhos pelo “suposto incumprimento” de uma minoria.