A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Barreiro, no distrito de Setúbal, manifestou hoje repúdio e preocupação com a perda de vidas de bebés, atribuindo-as à falta de assistência atempada às grávidas.
O PCP acusou hoje o Governo de estar deliberadamente a pôr em risco as mulheres grávidas, considerando que a “total ausência de medidas” na saúde gerou uma “situação de insegurança e desumanidade”.
A Associação Portuguesa pelos Direitos da Mulher na Gravidez e Parto (APDMGP) alertou hoje para a “deterioração alarmante” dos cuidados de saúde materna e recomendou ao Governo a reorganização da rede de maternidades do país.
As urgências do hospital de Évora vão ter limitações na admissão de utentes, na especialidade de Medicina Interna, a partir das 18:00 de hoje, por a equipa clínica estar incompleta, anunciou a unidade local de saúde.
O Sindicato Independente dos Médicos alertou hoje para as falhas no acesso às urgências obstétricas na região de Lisboa e pediu medidas que evitem percursos prolongados ou tempos de espera “incompatíveis com a segurança clínica das utentes.
A entidade que gere a linha SNS 24 assegurou hoje que não houve constrangimentos no atendimento de chamadas na quarta e na quinta-feira, quando uma grávida do Barreiro teve de ser transportada para Cascais, perdendo o bebé no percurso.
O ministro da Defesa desvalorizou hoje a notícia de que só um dos quatro helicópteros militares para transporte médico de emergência funciona à noite, sublinhando que a Força Aérea está a salvar vidas e que também usa aviões.
O bastonário da Ordem dos Médicos classificou hoje a morte do bebé de uma grávida que teve dificuldades em obter assistência hospitalar como “mais um caso trágico” que reflete “uma grande desorganização” no SNS.
O Chega/Açores alertou hoje para a falta de condições e “graves deficiências” no serviço de hemodiálise do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, onde 130 doentes fazem tratamento.
O Ministério da Saúde negou hoje que tenha sido recusada assistência à grávida que perdeu o bebé, assegurando que a utente foi acompanhada por um médico do INEM durante o trajeto entre o Barreiro e Hospital de Cascais.
Sete urgências vão estar encerradas no sábado e oito no domingo, sendo uma de Pediatria e as restantes de Ginecologia e Obstetrícia, indica o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS) consultado pela Lusa às 12:00 de hoje.
O presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga, Américo Afonso, sublinhou hoje que a instituição reúne “todos os requisitos legais, técnicos e científicos” para ser formalmente reconhecida como “universitária”.
A Federação Nacional dos Médicos considerou hoje inaceitável o novo caso da grávida que perdeu o bebé depois de encaminhada para um hospital a mais de uma hora de distância e disse que marca "um ponto de rutura".
A Inteligência Artificial (IA) generativa é sobretudo utilizada, em 2025, para terapia e companhia, sinal de que estas ferramentas são usadas como apoio emocional e não apenas em contexto laboral, concluiu um relatório da Harvard Business Review.
A morte de uma idosa ventilada em casa durante o apagão em abril terá resultado da demora do cuidador em responder aos alarmes do equipamento, à ativação tardia do socorro e a falhas sistémicas de comunicação, segundo a IGAS.
A investigadora do ISCTE Catarina Santos considera que a desinformação é muito difícil de corrigir, pelo que a aposta num modelo de semelhança de conteúdo, capaz de contornar os mecanismos cognitivos, pode ser eficaz.
As pessoas mais religiosas e com ideologias políticas de direita são mais propensas a aceitar tratamentos alternativos, bem como mais suscetíveis a aceitar teorias da conspiração e desinformação sobre saúde, concluiu um estudo da investigadora Catarina Santos.
Todos os distritos de Portugal continental e o arquipélago da Madeira estão hoje em risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Sete dos 18 distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à continuação de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A raiva já matou seis pessoas em Timor-Leste, informou o Governo timorense, que disse estar a trabalhar para prevenir e mitigar o surto daquela doença, detetada em maio de 2023 na parte indonésia da ilha de Timor.
A agência de saúde pública da União Africana (UA) alertou hoje que os surtos de cólera, que atualmente afetam 21 países do continente, persistem devido às inundações, aos conflitos armados e às deficiências nas campanhas de saneamento.
A epidemia de varíola mpox em África apresentou nesta última semana uma tendência de diminuição nos casos confirmados, anunciou hoje a União Africana (UA), alertando para a persistente escassez de vacinas.
As células da região cerebral do hipocampo, essencial para a aprendizagem e memória, continuam a formar-se até ao final da idade adulta, conclui um estudo hoje divulgado que pode ter implicações no tratamento de doenças neurodegenerativas.
A Associação Portuguesa dos Enfermeiros Obstetras (APEO) defendeu hoje que a mobilização de equipas de enfermagem desta área pode reduzir de “forma significativa” os impactos da falta de médicos especialistas nas urgências durante o verão.