O Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, atribuiu hoje a medalha de mérito a 12 médicos chineses em reconhecimento pelo seu contributo para o setor da saúde no país.
O Infarmed alertou as entidades que tenham adquirido medicamentos dos distribuidores Depolife Concept e East Pharma Dlt Trade, cuja atividade foi suspensa pelas autoridades romenas, para não os comercializarem.
Um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) revela que a prática de episiotomias ou cortes realizados durante o parto desceu entre 2013 e 2022, em Portugal, passando de 60% para 21% nos hospitais públicos nacionais.
A associação ambientalista Zero indicou hoje que 160 mil toneladas de resíduos elétricos e eletrónicos poluíram o ambiente em Portugal em 2024, propondo um sistema de depósito e reembolso para aumentar a recolha destes resíduos.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) Europa e a Agência Internacional de Investigação sobre o Cancro (IARC) defenderam hoje políticas rigorosas sobre o álcool, como impostos elevados e restrições de venda, para reduzir o consumo e prevenir o cancro.
Uma equipa de cientistas do Reino Unido criou um modelo tridimensional de embrião capaz de replicar algumas características do desenvolvimento inicial humano, como a produção de células sanguíneas, noticiou a EFE na segunda-feira.
No Haiti, 51% da população total já sofre de níveis agudos de fome, um novo recorde histórico para o país, onde a desnutrição infantil também aumentou de forma alarmante, segundo dados publicados hoje pelo Programa Alimentar Mundial (PAM).
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) denunciou hoje a falta de 292 enfermeiros nas unidades locais de Saúde de Castelo Branco e da Cova da Beira e acusou o Governo de asfixiar as instituições.
Nove em cada 10 portugueses consideram que a qualidade dos serviços prestados no Serviço Nacional de Saúde (SNS) está a deteriorar-se e maioria receia não obter a assistência necessária em caso de doença.
A Madeira registou 19.927 beneficiários de subsídios de doença no ano passado, mais 9,2% face a 2023, enquanto os de desemprego, abono de família e rendimento social de inserção diminuíram, foi hoje anunciado.
O cirurgião moçambicano Igor Vaz criticou hoje, numa conferência sobre corrupção, a nomeação de dirigentes hospitalares por critérios políticos que se traduzem em “benefícios salariais”, alertando que provocam “ineficiência, impunidade e descrédito institucional”.
É um dos maiores problemas de saúde pública da atualidade. Estimativas avançadas em meados deste ano pela revista científica The Lancet, apontam para mais de 39 milhões de mortes até 2050 como consequência da resistência aos antimicrobianos.
A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) reúne-se na quinta-feira com a tutela, exigindo melhores condições de trabalho e salários justos para os médicos, num contexto de “risco de colapso” do SNS, com unidades de saúde fechadas e urgências sobrelotadas.
O INEM garantiu hoje estar a "cumprir as orientações", apurando os valores devidos à empresa responsável pelo serviço de helitransporte (GulfMed) enquadrando-os no concurso internacional, depois de o Tribunal de Contas ter considerado nulo o ajuste direto.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) inicia hoje em todo o país a operação “'Bullying' é Para Fracos” dirigida aos alunos do ensino básico e secundário, bem como a professores e encarregados de educação.
A província moçambicana de Sofala vai reforçar a administração da metadona com uma nova clínica para tratamento de dependentes, depois de 35 casos de overdoses fatais naquela região do centro do país desde 2023.
A resistência aos antibióticos aumentou em mais de 40% entre 2018 e 2023, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), que avisa que este crescimento representa uma ameaça crescente para a saúde global.
Sociedades médicas e de doentes lançam hoje uma campanha para ajudar quem vive com obesidade a enfrentar os medos do impacto da doença, que está associada a 200 outras doenças e dezenas de tipos de cancro.
O ministro da saúde moçambicano, Ussene Isse, disse que o país vai passar a usar um mecanismo de controle interno "muito rigoroso" para a humanização e segurança dos pacientes, defendendo o fortalecimento dos cuidados primários de saúde.
As contas públicas de Macau revelam que a região semiautónoma chinesa perdeu 57,4 milhões de patacas (6,19 milhões de euros) em setembro, após uma revisão do orçamento para reforçar os apoios sociais.
As autoridades da região semiautónoma chinesa de Macau lançaram hoje um alerta à população, face ao aumento das infeções locais pelo vírus chikungunya, após um surto na vizinha província chinesa de Guangdong.
O Governo da Índia doou a Moçambique material cirúrgico e medicamentos avaliados em um milhão de dólares (cerca de 860,6 mil euros), uma ação que assinala os 50 anos de cooperação entre os dois países.
As organizações humanitárias estão preparadas para distribuir mais ajuda na Faixa de Gaza, mas receiam as dificuldades logísticas, além dos ataques de colonos na Cisjordânia a agricultores palestinianos na altura da colheita de azeitonas.
Cerca de 300 mil utentes podem passar a ter uma equipa de saúde familiar se forem aprovadas as candidaturas apresentadas para novas unidades modelo B, adiantou hoje a associação que representa esses profissionais.