A Campanha Pirilampo Mágico volta a estar na rua a partir de sexta-feira, e até de 01 de junho, numa ação nacional de sensibilização para a inclusão das pessoas com deficiência intelectual ou multideficiência.
Portugal é o sexto país europeu com maior número de casos de mpox no período 2022-2025, indica o último boletim sobre a doença divulgado na página do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC).
A porta-voz do PAN Inês de Sousa Real pediu hoje ao primeiro-ministro para recorrer à sua “experiência como CEO” para responder aos problemas da saúde no país, acusando o Governo de querer privatizar o SNS.
A co-presidente do Volt Inês Bravo Figueiredo alertou hoje que o país começa a enfrentar uma "crise nas urgências" e defendeu "medidas de crise", propondo ir buscar profissionais ao estrangeiro para suprimirem necessidades pontuais.
O Hospital Central de Nampula, o maior do norte de Moçambique, esgotou a capacidade de camas, estando a distribuir doentes pelos corredores, alertaram as autoridades locais, que esperam pela conclusão e entrega da nova unidade hospitalar.
A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) autorizou a utilização do medicamento Galantamina Krka com rotulagem em língua espanhola devido à rutura de ‘stock’ deste fármaco indicado para o tratamento da demência.
A Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) está a recrutar voluntários para um programa de intervenção psicológica ‘online’ que visa promover a saúde e o bem-estar sexual, disse hoje o diretor.
O Presidente norte-americano Donald Trump anunciou quarta-feira a nomeação de Casey Means, 'influencer' do bem-estar e próxima do secretário da Saúde Robert F. Kennedy, Jr., para o cargo de cirurgião-geral, também conhecido como "médico da nação".
Imagens de ressonância magnética da atividade cerebral podem vir a ser um novo recurso para detetar precocemente a doença de Parkinson, anos antes de se tornar intratável, segundo os resultados de uma investigação da Fundação Champalimaud hoje publicados.
O diretor do Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC) considerou hoje que não existem motivos estruturais que impeçam a reabertura total do Hospital Divino Espírito Santo (HDES) de Ponta Delgada, afetado por um incêndio há um ano.
Os pensionistas e o SNS foram hoje temas de campanha para as eleições legislativas, em dia de greve na CP que poderá estender-se até à próxima semana e que suscitou críticas ao Governo.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou hoje que Angola está numa posição estratégica para captar os 500 milhões de dólares (441 milhões de euros) disponíveis no Fundo Pandémico para melhorar o sistema nacional de saúde pública.
Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) alertaram hoje para a circulação de SMS fraudulentas em nome da Linha SNS 24 a pedir para realizar um pagamento através de multibanco, acrescentando que já “estão a ser efetuadas diligências”.
Em semana de ponte, a Península de Setúbal viu encerrarem os três serviços de urgência de Obstetrícia e Ginecologia, assegurados pelos hospitais Garcia de Orta, Nossa Senhora do Rosário e São Bernardo. O tema não passou à margem do último CheckUp que contou com a análise de Ana Infante e Anselmo Costa.
O diretor-geral da Siemens Portugal afirmou hoje que o sistema de incêndio do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), nos Açores, funcionou aquando do incêndio de 04 de maio 2024, mas acrescentou que deve ser substituído por estar obsoleto.
A presidente do partido Reagir, Incluir, Reciclar (RIR) quis dar hoje o exemplo e foi dar sangue no Instituto Português do Sangue e da Transplantação, em Lisboa, considerando que os políticos têm essa “quase obrigação” de incentivar a população.
O líder da IL considerou hoje impossível o Serviço Nacional de Saúde responder a 10 milhões de portugueses, defendendo que o Estado deve entrar em negociações com o setor privado e social para garantir cuidados a todos os utentes.
Coordenador Nacional de Transplantação defendeu no Canal S+ mudanças na lei para aumentar a disponibilidade de órgãos para transplante.
A secretária regional da Saúde e Proteção Civil da Madeira, Micaela Freitas, disse hoje que as políticas de saúde da região são uma referência nacional e internacional, mas a oposição na Assembleia Legislativa apontou várias falhas no setor.
A Associação Nacional de Centros de Diálise (ANADIAL) reclamou hoje a inclusão na Rede de Emergência Nacional das clínicas suas associadas, que tratam mais de 90 por cento dos portugueses com doença renal crónica e fazem hemodiálise.
A delegação do Porto da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP-Porto) realizou, no ano passado, mais de 4.000 saídas em emergência, num total de mais de 43.500 quilómetros percorridos pelas suas ambulâncias, descreveu hoje o novo presidente, Luís Sena de Vasconcelos.
O tipo de vida social e as amizades influenciam a saúde, uma premissa que também é válida para os gorilas selvagens da montanha, segundo um novo estudo com dados de 164 espécimes ao longo de mais de 20 anos.
Uma pandemia de lianas está a devastar as florestas tropicais, a reduzir a sua capacidade de armazenar carbono e a limitar o seu papel na mitigação das alterações climáticas, de acordo com duas investigações.
Um abaixo-assinado subscrito por 47 guardas prisionais de Angra do Heroísmo, dirigido ao diretor-geral dos serviços prisionais, critica “notícias deturpadas” sobre o caso do recluso hospitalizado, defende a atuação do diretor da cadeia e critica declarações sindicais.