O Movimento Futuro da Costa (MFC) solicitou hoje a divulgação do plano de contingência para o abastecimento de água em Almada, durante o festival O Sol da Caparica, após as sucessivas falhas em várias zonas do concelho.
“Aproximando-se a realização de um dos maiores festivais do país, numa época em que a população da Costa da Caparica aumenta significativamente devido ao turismo, às praias e à elevada ocupação do alojamento local, o MFC considera essencial que sejam conhecidas as medidas previstas para garantir que o abastecimento de água à população não será colocado em causa”, afirmou o movimento.
Em comunicado, o movimento de cidadãos representado na Assembleia de Freguesia da Costa da Caparica revelou ter enviado um pedido formal à Câmara de Almada, aos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS), à Proteção Civil municipal, à Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) e à organização do festival para a divulgação do plano de contingência.
A Costa da Caparica tem sido, tal com outras zonas daquele concelho do distrito de Setúbal, afetada por sucessivas interrupções no abastecimento de água, que prejudicam milhares de residentes, comerciantes e visitantes.
No pedido, o MFC notou que a afluência do festival tem vindo “a ultrapassar a centena de milhar de participantes” nas anteriores edições e que o aumento populacional se traduz “numa maior pressão sobre todas as infraestruturas públicas, em particular sobre o sistema de abastecimento de água”.
Depois dos recentes acontecimentos, “é legítimo que os residentes procurem conhecer de que forma será garantido o abastecimento durante este período e que medidas foram preparadas para assegurar que a realização do festival não compromete o fornecimento de água às populações”, lê-se no documento.
Nesse sentido, o movimento questionou sobre qual será a origem da água utilizada durante o festival (rede pública, cisternas ou mista) e, no caso do recurso a camiões-cisterna, quantas deslocações estão previstas por dia, qual a capacidade total diária de abastecimento e a sua origem.
Além disso, quer saber “qual o nível mínimo de armazenamento existente nos reservatórios que abastecem a Costa da Caparica considerado necessário para que o festival possa decorrer sem colocar em risco o abastecimento à população”, e se “existe uma reserva estratégica" para o "abastecimento da população residente durante os dias do festival”.
“Poderá o abastecimento do festival ter qualquer impacto no fornecimento de água ao restante território do concelho de Almada, nomeadamente às freguesias da Costa da Caparica, Trafaria, Charneca de Caparica e Sobreda?”, questionou também.
O pedido, notou, “não coloca em causa a realização de um evento cultural que constitui uma referência para o concelho de Almada e para a Costa da Caparica”.
Mas, para o movimento, “é fundamental que residentes, comerciantes, visitantes e todos aqueles que frequentam a Costa da Caparica conheçam antecipadamente quais são as garantias técnicas e operacionais existentes para assegurar que um evento desta dimensão decorre sem comprometer um serviço público essencial”.
O festival O Sol da Caparica realiza-se entre 13 e 16 de agosto no parque urbano da cidade.
A Câmara de Almada decretou na quarta-feira a situação de alerta no município, na sequência das falhas no abastecimento de água no concelho.
“Enquanto vigorar a situação de alerta, serão implementadas restrições ao consumo de água que permitam preservar este recurso essencial para o abastecimento doméstico e para os serviços indispensáveis à população”, referiu a autarquia no distrito de Setúbal.
Entre as medidas para responder ao problema, a câmara e os SMAS explicam que foi decidido fazer-se o corte total do abastecimento em determinadas zonas do concelho, das 22:00 às 06:00, assegurando que os munícipes serão informados com a devida antecedência, de forma a organizarem da melhor forma a sua vida, bem como de possíveis alterações na duração dos cortes.