Surto de cólera em Moçambique já matou pelo menos 57 pessoas desde outubro de 2024, com um registo cumulativo de quase 3.600 casos, segundo o último balanço das autoridades sanitárias.
A Ordem dos Enfermeiros (OE) alertou hoje para a necessidade de continuar a valorizar estes profissionais e pede “um plano integrado” para a enfermagem, lembrando que os passos dados até agora são insuficientes.
Os enfermeiros militares enfrentam desafios próprios, como o da prontidão para ir em missões a qualquer momento e deixar a família para ir ajudar quem precisa, por vezes durante meses.
O Presidente moçambicano, Daniel Chapo, prometeu continuar a investir na melhoria das condições de trabalho e no reconhecimento da carreira dos profissionais de saúde, quando se assinala hoje o dia internacional do enfermeiro.
O investigador Albino Oliveira Maia considera que o financiamento, a menor robustez de alguma ciência e as crenças são os principais desafios de quem investiga na área das substâncias psicadélicas.
Um grupo de trabalho que inclui as ordens dos médicos, farmacêuticos e psicólogos e o Conselho Nacional de Ética apresenta hoje um conjunto de recomendações para o uso clínico de psicadélicos, defendendo que sejam enquadrados como medicamentos.
O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou este domingo que vai assinar hoje uma ordem executiva que, segundo ele, vai reduzir o preço dos medicamentos sujeitos a receita médica nos Estados Unidos entre 30% e 80%.
O Governo moçambicano vai introduzir um sistema eletrónico para o controlo de medicamentos do sistema nacional da saúde para travar roubos e prometeu expulsar os profissionais do setor que forem encontrados a roubá-los.
A especialista em estudos pós-coloniais Inocência Mata considera que os direitos da mulher, a educação e a cidadania foram as principais conquistas da independência das ex-colónias portuguesas, onde a saúde tem sido um “falhanço total”.
A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) deixou hoje uma mensagem de disponibilidade para negociar com o próximo Governo, afirmando que o Serviço Nacional de Saúde não se governa com nomeações políticas e remendos, mas sim com soluções verdadeiras.
O infecciologista Jaime Nina afastou hoje a possibilidade de uma epidemia de Monkeypox (mpox) em Portugal, apesar do aumento de casos no continente africano desde 2024, impulsionado pela variante clade Ib.
O infecciologista Jaime Nina disse à Lusa que África enfrenta uma situação epidémica de Monkeypox (mpox), mas continua sem acesso adequado a vacinas ou medicamentos, situação que piorou com os cortes da ajuda internacional.
O bastonário da Ordem dos Médicos alerta que é preciso existir um plano de contingência para o medicamento e diz que o dia do apagão foi um aviso.
O Instituto Hospitaleiro São João de Deus admitiu hoje suspender o acordo para tratamento das dependências nos Açores, devido a uma dívida da Direção Regional da Prevenção e Combate às Dependências no valor de 234 mil euros.
O administrador do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES) Carlos Ferreira Lopes afirmou hoje que, para a direção clínica, houve uma “necessidade absoluta” de garantir a “segurança dos doentes” na sequência do incêndio na instituição açoriana.
O projeto Farmácia de Livros, da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira e da Unidade de Saúde Familiar (USF) PoLis, de Leiria quer usar a leitura como ferramenta terapêutica no acompanhamento de crianças em contexto clínico.
Quatro serviços de urgência de ginecologia e obstetrícia e dois de pediatria vão estar encerrados no fim de semana, principalmente na Península de Setúbal e na região Centro, segundo o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A Comissão de Catástrofe do hospital de Ponta Delgada, Açores, considerou hoje que a solução modular adotada após o incêndio foi “a mais viável”, alegando que determinadas áreas não reuniam condições para reabrir, porque a unidade “já tinha limitações”.
O Exército dos Estados Unidos da América começou a readmitir pessoas expulsas do serviço militar por se recusarem a receber a vacina contra o coronavírus durante a pandemia da covid-19, anunciou hoje o Departamento de Defesa.
O posto médico dos Foros da Charneca, no concelho de Benavente, reabriu hoje após 10 anos encerrado e dispõe de um gabinete médico e gabinete de enfermagem para servir cerca de 300 utentes, disse o presidente da Câmara.
O Governo da Madeira (PSD/CDS-PP) vai atualizar o valor da diária de internamento em instituições de saúde mental em 62,72 euros, com retroativos a janeiro deste ano, indicou a Secretaria de Saúde e Proteção Civil.
O Governo prolongou até 23 de maio o período de candidaturas a um apoio global de 1,9 milhões de euros para os detentores de ovinos com quebras de rendimento inferiores a 30% devido à doença da língua azul.
A viver uma gravidez de risco aos 26 anos, Bruna está internada em casa com apoio da equipa da Maternidade Alfredo da Costa, que já acompanhou sete mulheres desde que o projeto de hospitalização domiciliária começou há um ano.
A ministra da saúde disse hoje que a nova rede de referenciação para obstetrícia e ginecologia não prevê encerrar serviços, mas identifica fragilidades em duas unidades, estando previstos novos Centros de Responsabilidade Integrada para os serviços “mais deficitários”.