Crianças com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) apresentam mais comportamentos agressivos por impulso relacionados com problemas de autocontrolo e sintomas depressivos, revela um estudo divulgado hoje pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).
O Ministério da Saúde de Timor-Leste iniciou uma campanha de sensibilização da população para a vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV), que será introduzida em julho para meninas entre os 11 e os 14 anos.
O hospital para onde foram transportados os corpos das vítimas do ataque israelita contra uma escola das Nações Unidas na Faixa de Gaza reviu hoje em baixa o número de mulheres e crianças entre os mortos.
O Presidente da República considerou hoje que no caso das gémeas luso-brasileiras com atrofia muscular espinhal tratadas no Hospital de Santa Maria a justiça está a funcionar e deve utilizar todos os meios para investigar.
O presidente do Chega, André Ventura, anunciou hoje que o partido quer chamar o antigo primeiro-ministro António Costa à comissão parlamentar de inquérito ao caso das gémeas tratadas no Hospital de Santa Maria.
O Chega requereu uma audição ao presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) face a uma “série de problemas” que “suscitam a maior preocupação” por “poderem colocar em risco” a população.
O bastonário da Ordem dos Médicos Cabo-verdianos (OMCV), Danielson da Veiga, aplaudiu hoje a promulgação da lei que regula a doação, colheita e transplante de órgãos humanos.
O bastonário da Ordem dos Médicos manifestou-se hoje estupefacto com a ausência da Saúde no discurso dos candidatos às eleições de domingo, alegando que esse setor está no centro das preocupações europeias desde a pandemia.
Os hospitais privados de Portugal e Espanha manifestaram a sua preocupação com a escassez de profissionais de saúde, nomeadamente médicos, e pedem medidas adequadas para atrair jovens para o setor, divulgaram hoje os promotores da Cimeira Ibérica.
No penúltimo dia da campanha para as eleições de domingo em Portugal a agenda mediática voltou a ficar refém da política interna, remetendo para segundo plano o debate sobre questões europeias.
O município de Oeiras referenciou 95 pessoas em situação de sem-abrigo no final de 2023, das quais 45 estão integradas com o apoio da câmara, que defende respostas articuladas com o Governo e outras autarquias, disse hoje fonte oficial.
A Câmara de Mourão, no distrito de Évora, vai passar a apoiar a aquisição de próteses dentárias para os idosos mais carenciados residentes no concelho, numa medida que entra em vigor na sexta-feira, foi hoje divulgado.
O cabeça de lista do Livre às eleições europeias defendeu hoje que a União Europeia pode assumir um papel nas políticas de saúde, como teve durante a pandemia, e pediu mais investimento para investigação científica.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) anunciou hoje a apreensão de 1,6 toneladas de torresmos no valor de 7.400 euros, numa empresa do município de Coimbra, e a instauração de um processo-crime por fraude alimentar.
A mãe das gémeas tratadas com o medicamento Zolgensma admite vir a Portugal para prestar declarações na comissão parlamentar de inquérito (CPI), renunciando à possibilidade de testemunhar à distância por viver no Brasil, confirmou à Lusa o advogado.
O presidente da IL considerou hoje que Marta Temido, por ter sido ministra da Saúde, não pode alhear-se do caso das gémeas e afirmou que era um "dia complicado" para o PS.
A qualidade do ar na Europa melhorou consideravelmente nas últimas décadas, mas a poluição atmosférica continua a ser o maior perigo para a saúde ambiental na Europa e no mundo, alerta a Agência Europeia do Ambiente (AEA).
Os utentes do Médio Tejo afirmaram hoje que a não divulgação dos mapas das urgências encerradas é um retrocesso na saúde porque a população “deixa de saber quais são as urgências, sobretudo obstétricas e pediátricas, a funcionar”.
O presidente do Chega considerou hoje “estranho” que a ex-ministra da Saúde e cabeça de lista do PS, Marta Temido, não soubesse de nada sobre o caso das gémeas, e acusou os socialistas de tentarem “abafar esta investigação”.
A Autoridade da Concorrência (AdC) anunciou hoje não se opor ao controlo exclusivo pela farmacêutica Merz Pharma da AcordaTherapeutics e da Civitas Therapeutics, um negócio com impacto no mercado nacional.
A Polícia Judiciária está hoje a fazer buscas em duas unidades do Serviço Nacional de Saúde e em instalações da Segurança Social no âmbito do caso das gémeas tratadas em Lisboa com um medicamento de quatro milhões de euros.
A Autoridade Nacional Reguladora de Medicamento (Anarme) moçambicana aprendeu e incinerou 10 mil unidades de um medicamento destinado a crianças, considerado em estado impróprio para ser utilizado, divulgou hoje a instituição.
A cabeça de lista do BE às eleições europeias, Catarina Martins, defendeu hoje que a Justiça deve ter garantias de independência face ao poder político mas também provar que a tem na forma como atua.
O presidente da comissão parlamentar de inquérito ao caso das gémeas tratadas com o medicamento Zolgensma considerou hoje ser “uma estranha coincidência” que Lacerda Sales seja constituído arguido no dia em que estava previsto ser ouvido no parlamento.