A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra considerou hoje que a abertura de um Serviço de Atendimento Complementar (SAC) na cidade de Coimbra é uma iniciativa de grande relevância para a comunidade daquele concelho.
O Centro Africano de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC África) declarou "emergência de saúde pública", o mais alto nível de alerta, face à epidemia do vírus Monkeypox (Mpox), conhecido por “varíola dos macacos”, em vários países do continente.
A Câmara da Batalha vai construir um centro de saúde, num investimento de 4,8 milhões de euros para criar melhores condições para a prestação de cuidados de saúde, disse hoje à agência Lusa o presidente do município.
O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) pediu hoje ao Governo que discuta com o setor os impactos do fecho das urgências nas corporações, obrigadas a transportar doentes por mais distâncias.
A peste dos pequenos ruminantes foi detetada na Grécia e na Roménia e a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) pediu o reforço das medidas preventivas, apesar de a doença nunca ter ocorrido em Portugal.
Quase 11 mil açorianos (10.921) aguardavam, em junho de 2024, por uma cirurgia nos três hospitais do arquipélago, segundo o boletim mensal do SIGICA – sistema integrado de gestão das listas de espera cirúrgicas dos Açores, publicado pelo Governo Regional.
Os enfermeiros da Unidade Local de Saúde (ULS) de Trás-os-Montes e Alto Douro manifestaram-se hoje contra a precariedade, exigindo o pagamento “a todos” dos retroativos relativos ao reposicionamento das carreiras e o “fim da discriminação” entre profissionais.
O Governo decidiu acabar com o programa nacional Bairros Saudáveis, criado pelo anterior executivo no âmbito da pandemia de covid-19 e que iria passar a ter caráter permanente, anunciaram hoje os coordenadores deste instrumento de apoio a projetos locais.
Seis serviços de urgência de Ginecologia e Obstetrícia e um de Pediatria encontram-se hoje encerrados, segundo as Escalas de Urgência do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A organização não-governamental Human Rights Watch (HRW) defendeu hoje os talibãs criaram a mais grave crise de direitos das mulheres do mundo desde que assumiram o poder no Afeganistão, a 15 de agosto de 2021.
A Maternidade Alfredo da Costa (MAC) tem registado uma média semanal de 442 atendimentos no Serviço de Urgência em agosto, acima da média de julho (320) e em linha com os números de agosto do ano passado (443).
A Unidade Local de Saúde São José, em Lisboa, realizou no primeiro semestre do ano 1,39 milhões de consultas, 26.839 cirurgias e 1.979 partos, representando um aumento da atividade relativamente ao mesmo período de 2023, revelam dados hoje divulgados.
Uma tese de doutoramento na Universidade de Coimbra analisou as experiências de gravidez de mães negras em Lisboa e concluiu que profissionais de saúde continuam a perpetuar estereótipos e vieses sobre estas mulheres.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) acusou hoje a Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra de querer impor horário extraordinário aos enfermeiros para abrir uma nova resposta à doença aguda na cidade de Coimbra.
A primeira campanha de vacinação gratuita contra o Vírus Sincicial Respiratório arranca a 01 de outubro e irá proteger cerca de 62 mil crianças de doença grave e hospitalização, anunciou hoje o Governo.
Os enfermeiros da Unidade Local de Saúde (ULS) do Algarve convocaram uma greve para os dias 22 e 23 de agosto para exigir melhores condições laborais, remuneratórias ou de horários, anunciou o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP).
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu hoje um pacto de regime entre os maiores partidos na área da saúde, considerando que “é mesmo fundamental” existir estabilidade e "continuidade política" no futuro.
Investigadores da Fundação Champalimaud descobriram um mecanismo cerebral que explica como é que a experiência molda a ligação entre os neurónios e porque, por exemplo, geralmente pensamos num dálmata quando vemos um padrão de manchas pretas e brancas.
A Entidade Reguladora da Saúde (ERS), a ASAE e o Infarmed realizaram ações conjuntas de fiscalização no setor da estética devido a um aumento de queixas contra práticas ilegais por profissionais não habilitados.
Uma menina de 11 meses morreu hoje, em Arcozelo, Vila Nova de Gaia, após ter caído na piscina da casa onde residia, revelou à Lusa o comandante dos Bombeiros da Aguda, Olímpio Pereira.
Três grávidas foram transportadas no fim de semana do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, para unidades privadas, segundo dados do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) avançados hoje à agência Lusa.
O Governo autorizou a contratação de 200 novos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar para o INEM, para reforçar o atendimento e triagem das situações de emergência médica e assegurar a operacionalidade de diversos meios do instituto, foi hoje anunciado.
A praia fluvial de Verim, no concelho da Póvoa de Lanhoso, distrito de Braga, está interdita a banhos, devido à presença da bactéria salmonela, de acordo com Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste reforça os cuidados de saúde em proximidade com o alargamento das Equipas Comunitárias de Suporte em Cuidados Paliativos ao concelho de Freixo de Espada à Cinta, foi hoje divulgado.