O despacho que prevê a reanálise das férias dos profissionais de saúde que integram as escalas de urgência, para garantir a resposta e minimizar o impacto do previsível aumento da procura no inverno, foi publicado em Diário da República.
O Sindicato do Enfermeiros Portugueses (SEP) espera uma adesão à greve de 60-70% dos trabalhadores, disse à Lusa uma representante dos trabalhadores num primeiro balanço da ação feito a meio da manhã no Hospital de Faro.
A OMS e três bancos multilaterais de desenvolvimento lançaram uma plataforma de financiamento da saúde primária de 1,5 mil milhões de dólares (1,17 mil milhões de euros), a par de planos de investimento em 15 países, incluindo a Guiné-Bissau.
A Índia registou o primeiro caso no sul da Ásia de uma variante perigosa da mpox, anteriormente conhecida como varíola dos macacos, doença que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma emergência global.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) considera “vergonhoso” o acordo alcançado com alguns sindicatos de enfermeiros, referindo que o Governo está a usar o dinheiro dos retroativos não pagos entre 2018 e 2022 para uma valorização salarial insuficiente.
A presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fnam) acusou hoje Ana Paula Martins de "falta de diálogo e de soluções" e, por isso, exige “um ministro ou uma ministra que perceba de saúde e consiga servir o SNS [Serviço Nacional de Saúde]”.
Os utentes de lares e na rede de cuidados continuados devem ser vacinados nos primeiros 30 dias da campanha de vacinação, que arrancou na sexta-feira, exceto nos locais onde forem detetados surtos ativos de covid-19 ou de gripe.
Especialistas e doentes apelaram hoje ao Governo para incluir a vacina contra a zona no Programa Nacional de Vacinação, sublinhando que cada internamento por esta doença custa cerca de 3.000 euros ao Estado.
O instituto farmacêutico timorense vai ter energia fornecida por painéis solares, no âmbito do Projeto de Transformação Verde do Pacífico, que promove um desenvolvimento mais sustentável e inclusivo, foi hoje anunciado.
Os enfermeiros do Serviço Nacional de Saúde iniciam hoje dois dias de greve pela valorização da grelha salarial e por mecanismos que compensem o risco e penosidade inerentes à profissão, numa paralisação que coincide com outra dos médicos.
Os médicos iniciam hoje uma greve de dois dias para exigir melhores condições laborais, com a Federação Nacional dos Médicos a pedir um ministro que “perceba de saúde e que consiga servir o SNS”.
Com a crescente acidificação dos oceanos, o planeta prepara-se para cruzar "inevitavelmente" um novo limiar de alerta que contribui para afetar a estabilidade da Terra, a sua capacidade de resiliência e a sua habitabilidade, de acordo com um relatório.
A ministra da Saúde anunciou que o acordo com a plataforma de cinco sindicatos de enfermeiros hoje alcançado prevê um aumento salarial de cerca de 20% até 2027, que começará a ser pago em novembro deste ano.
A cólera já infetou cerca de 13.000 sudaneses e matou pelo menos 388 nos últimos dois meses, disseram hoje as autoridades sanitárias desta nação, que está em guerra desde abril de 2023.
O Ministério da Saúde e a plataforma de cinco sindicatos de enfermeiros chegaram hoje a acordo nas negociações sobre várias matérias relativas à valorização da carreira, incluindo as tabelas salariais.
O Partido Ecologista Os Verdes (PEV) alertou hoje para um caso de mortandade de peixes na Barragem dos Patudos, em Alpiarça, e que ninguém os está a retirar da água, o que pode “colocar em risco a saúde pública”.
Uma comissão internacional da Organização das Nações Unidas (ONU) que se dedica a investigar crimes de guerra assegurou hoje ter reunido provas suficientes de que as autoridades russas recorrem à tortura contra civis e prisioneiros de guerra ucranianos.
A Unidade Local de Saúde de Santa Maria vai libertar 67 camas de internamento, na sequência de um protocolo hoje assinado com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que vai acolher utentes que já receberam alta clínica.
O bastonário da Ordem dos Médicos afirmou que a especialidade de Medicina de Urgência e Emergência hoje aprovada resultou de um “diálogo intenso” nos últimos meses e apelou ao Governo para que proceda rapidamente à sua homologação.
A Áustria entregou hoje a Cabo Verde mil ‘kits’ de medição e controlo de diabetes destinados a comunidades com pouco acesso a serviços de saúde, para controlar uma doença que, apesar da baixa prevalência, motiva vigilância.
O governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, defendeu hoje que os bancos centrais dos países lusófonos podem “beneficiar ainda mais” da cooperação, que descreveu como vital numa altura de grandes tensões geopolíticas.
A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) anunciou a contratação de 25 novos profissionais de saúde, a maioria enfermeiros, para reforçar as equipas no hospital em Santiago do Cacém e centros de saúde da região.
As autoridades detetaram indícios de responsabilidade disciplinar em alguns dos casos denunciados por alegada má prática no serviço de Cirurgia do hospital de Faro, disse hoje à Lusa fonte da Inspeção-Geral das Atividades em saúde (IGAS).
O vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina de Urgência e Emergência (SPMUE) afirmou hoje que a criação da nova especialidade nessa área vai valorizar as equipas médicas, mas alertou que não resolverá todos os problemas das urgências.