Portugal é um dos nove países do mundo onde o risco de mortalidade materna não diminuiu entre 2000 e 2023, tendo-se mantido estável, estima a Organização Mundial da Saúde, destacando uma redução global noutros 35 países superior a 70%.
A Nigéria foi o país com o maior número de mortes maternas em 2023, de acordo com um relatório sobre o tema hoje publicado, e a Guiné-Bissau está entre as nações com a taxa mais elevada.
Uma segunda criança que não estava vacinada contra o sarampo morreu nos Estados Unidos, confirmaram hoje fontes oficiais.
As forças militares de Israel recuaram na versão sobre a morte de 15 profissionais de saúde na Faixa de Gaza, no mês passado, depois de ter sido divulgado um vídeo que contraria as suas declarações iniciais, noticiou hoje a AP.
Quatro urgências de obstetrícia e ginecologia e duas de pediatria estão hoje fechadas, a maioria na região de Lisboa e Vale do Tejo, indicam as escalas disponibilizadas no portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O Ministério da Saúde da Faixa de Gaza alertou hoje que 602 mil crianças arriscam ficar paralisadas ou com deficiências crónicas devido a doenças para as quais faltam vacinas, devido ao bloqueio israelita ao acesso à ajuda.
A Associação Nacional dos Cuidados Continuados (ANCC) afirmou hoje que o único aumento que está garantido pelo Governo para as instituições este ano é de 2,4%, de acordo com a taxa de inflação de 2024.
A cólera já matou mais de 400 pessoas em Angola desde que foi declarado o surto em janeiro, acumulando mais 206 casos nas últimas 24 horas, representando 36% do total de casos notificados este ano.
Três dezenas de estudantes do Politécnico de Coimbra acabam o dia de aulas a escovar, limpar ou acariciar cavalos. Desaceleram, assim, dos desafios quotidianos e aprendem a gerir o stress com um animal que oferece paz e bem-estar.
Milhares de pessoas saíram para as ruas de Los Angeles no maior protesto contra o Presidente dos Estados Unidos desde o início do segundo mandato, com muita revolta, palavras de ordem e exigências de mudança.
Os médicos Stephen Hauser e Alberto Ascherio receberam o Prémio Breakthrough ('Revelação'), uma espécie de "Óscares da ciência", por terem revolucionado a investigação sobre a esclerose múltipla, doença autoimune, há muito considerada um completo enigma.
Milhares de opositores do Presidente Donald Trump e do multimilionário Elon Musk manifestaram-se hoje nos Estados Unidos da América para protestar contra políticas do governo de redução de pessoal e serviços públicos, direitos humanos e economia.
O PS apresentou hoje o seu programa eleitoral atualizado com foco na redução do custo de vida, habitação, SNS, salários e apoios às jovens famílias, deixando de fora reversões de medidas emblemáticas do atual Governo PSD/CDS-PP.
O PS quer que a medicina dentária e a saúde mental sejam cuidados básicos do Serviço Nacional de Saúde e pretende criar um apoio ao alojamento de médicos disponíveis para trabalharem em centros de saúde com falta de profissionais.
O número de pessoas sem médico de família subiu para as 1.593.802 no final de março, mais cerca de 28.500 do que no mês anterior, indica o portal da transparência do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Um vídeo do ataque de Israel a um comboio médico em março, matando 15 profissionais de saúde e humanitários em Gaza, publicado pelo The New York Times, contradiz a versão israelita de que os veículos circulavam de luzes apagadas.
A presidente da Associação de Empresas de Saúde e Segurança no Trabalho alerta que o regime jurídico que regula o setor é desadequado e defende uma revisão, nomeadamente ao nível da formação dos profissionais e do teletrabalho.
Pelo menos 65% dos jovens profissionais de saúde já considerou emigrar devido aos “salários baixos, falta de progressão da carreira e elevado nível de stress”, segundo um estudo hoje divulgado, que contou com 1.500 participantes.
O Governo vai aumentar em média em 18,9% o valor pago às instituições da rede nacional de cuidados continuados integrados (RNCCI), um acréscimo que está previsto numa portaria a publicar na próxima semana.
A China suspendeu as importações de produtos de frango e sorgo de várias empresas dos Estados Unidos, após detetar em lotes destes produtos substâncias proibidas ou perigosas.
Os rebeldes Huthis do Iémen reivindicaram hoje o lançamento de um 'drone' contra a cidade costeira israelita de Telavive, um ataque que os militares israelitas disseram ter sido intercetado.
A bolsa nova-iorquina voltou hoje a fechar com importantes perdas, com os seus principais índices a recuarem cerca de 6%, no seguimento das taxas alfandegárias apresentadas por Donald Trump na véspera.
A Nigéria recebeu mais de 1 milhão de vacinas da reserva global financiada pela Aliança Global de Vacinas (Gavi, na sigla em inglês) para combater um surto de meningite na parte norte do país, anunciou hoje o Governo.
A organização humanitária Crescente Vermelho garantiu hoje ter provas que refutam as justificações dadas por Israel para o ataque a um comboio médico em 23 de março, que matou 15 profissionais de saúde e humanitários em Gaza.