Especialistas em saúde afirmaram hoje à Lusa que Cabo Verde dispõe de melhores laboratórios e maior capacidade para enfrentar doenças, no dia em que se assinalam cinco anos após a chegada da covid-19 a África.
O Governo angolano considerou que a experiência vivida no decurso da pandemia da covid-19 reforçou a vigilância epidemiológica em todos os municípios do país, permitindo hoje detetar e bloquear imediatamente surtos como a poliomelite e a cólera.
Portugal alcançou, em 2024, um marco histórico de transplantes cardíacos, com 60 corações recolhidos, dos quais 58 foram transplantados no país e dois em Espanha, anunciou hoje à Lusa o coordenador nacional de transplantação.
Quase três em cada quatro pessoas (73,6%) com 65 ou mais anos vacinaram-se contra a gripe este ano, um valor abaixo da meta da Organização Mundial da Saúde, segundo a estimativa da monitorização da campanha de vacinação hoje divulgada.
O Prémio Bial de Medicina Clínica 2024 foi atribuído ao médico e cientista Tiago Gil Oliveira pelo trabalho que permite identificar as regiões do cérebro mais afetadas pela doença de Alzheimer, anunciou hoje a promotora da distinção.
O número de pedidos de residência feitos por portugueses e aprovados por Macau caiu em 2024, em termos anuais, de acordo com dados da Polícia de Segurança Pública (PSP), e após a imposição de restrições à emigração portuguesa.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, condenou "de forma veemente" a morte sob custódia de um dos funcionários do Programa Alimentar Mundial (PAM) no norte do Iémen, após ter sido detido pelos rebeldes Huthis em janeiro.
Vários investigadores concluíram que a ativação do sistema imunitário materno durante a gravidez afeta o desenvolvimento neuronal do feto, uma vez que esta resposta a infeções interfere com a síntese de proteínas-chave ligadas à plasticidade cerebral.
A Toscana tornou-se na terça-feira a primeira região italiana a adotar um regulamento que abre caminho ao suicídio assistido para doentes em grande sofrimento, após a despenalização, sob certas condições, em setembro de 2019.
O Infarmed ordenou a retirada do mercado de vários cosméticos por conterem a canabidiol, substância proibida na sua composição, na sequência de uma ação de fiscalização em curso que já levou à retirada de outros produtos.
Um homem morreu vítima de um atropelamento por um veículo ligeiro de passageiros na Estrada Nacional 206, na Póvoa de Varzim, no distrito do Porto, segundo a Proteção Civil.
A cotação do barril de petróleo Brent para entrega em abril terminou hoje no mercado de futuros de Londres em alta de 1,49%, para os 77,00 dólares.
O rei da Jordânia declarou-se hoje pronto para receber 2.000 crianças gravemente doentes de Gaza, numa reunião em Washington com o Presidente norte-americano, que queria que o reino haxemita e o Egito acolhessem a população daquele território palestiniano.
A urgência do hospital de Ponta Delgada, nos Açores, podia ter reaberto em julho de 2024, dois meses após o incêndio, segundo relatórios técnicos que sugeriam a reposição do serviço nas “condições originais”.
A recuperação e reconstrução da Faixa de Gaza, devastada por mais de um ano de guerra, exigirão mais de 53 mil milhões de dólares (mais de 51 mil milhões de euros), segundo uma estimativa da ONU hoje divulgada.
A Unidade de Saúde Familiar Saúde Oeste, em Braga, inicia na quarta-feira uma consulta específica para utentes entre os 10 e os 24 anos, que pretende aproximar os cuidados de saúde dos adolescentes e jovens adultos, foi hoje anunciado.
O ministro da Agricultura disse hoje, no parlamento, que há cinco focos domésticos e quatro focos selvagens de gripe das aves em Portugal.
O conselheiro do Presidente Donald Trump para migrações aconselhou hoje o Papa a concentrar-se na igreja e deixar os Estados Unidos tratar das suas fronteiras, numa reação a críticas de Francisco às deportações de migrantes.
Profissionais de saúde e ativistas sublinharam hoje a importância de continuar a defender o direito à interrupção voluntária da gravidez (IVG), no dia em que se cumprem 18 anos do referendo que permitiu a sua despenalização.
A Federação Portuguesa dos Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) manifestou-se hoje satisfeita com a posição assumida pela tutela da Saúde no encontro de hoje, sobretudo no que se refere à revisão e regulamentação do estatuto do dador.
Mais de 40% dos residentes em Portugal com 16 ou mais anos indicaram ter doença crónica ou problema de saúde prolongando no ano passado, acima da média europeia, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) hoje divulgados.
O Programa Alimentar Mundial (PAM) confirmou hoje a morte sob custódia de um dos seus trabalhadores no norte do Iémen, após ter sido detido pelos rebeldes huthis em janeiro.
A associação ambientalista Quercus propôs à Câmara do Fundão que encomende um estudo epidemiológico sobre o impacto na saúde pública da Central de Biomassa da cidade.
Quatro projetos na área das ciências da saúde nos PALOP vão receber nos próximos três anos cerca de 100 mil euros cada no âmbito de uma parceria da Fundação Gulbenkian e da Fundação “la Caixa”.