O Conselho do Governo dos Açores aprovou a despesa de 2,9 milhões de euros para a remodelação do hospital da Horta e propostas para o descongelamento das carreiras dos farmacêuticos e dos técnicos de diagnóstico, foi hoje anunciado.
Trinta e seis hospitais públicos e 16 laboratórios privados participam na quarta fase do inquérito serológico nacional, que vai permitir avaliar a imunidade da população após a vacinação contra a covid-19, anunciou hoje o INSA.
O diretor interino da agência de saúde pública da União Africana manifestou hoje a esperança de que o episódio de açambarcamento de vacinas observado durante a pandemia de covid-19 não se repita com o atual surto do vírus Monkeypox.
O número de infeções confirmadas pelo vírus Monkeypox subiu para 58 em Portugal, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS), que está a estudar a eventual necessidade de vacinar contactos de casos e profissionais de saúde.
O gestor da Estratégia Nacional Para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo, Henrique Joaquim, revelou hoje que em 2020 saíram das ruas quase 500 pessoas e frisou que “ajudar não é só dar comida”.
O presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS), Lino Maia, alertou hoje que, embora a gravidade tenha diminuído, Portugal “ainda está em pandemia” e revelou que atualmente estão ativos 193 surtos em lares.
A Ordem dos Médicos repudiou hoje as declarações do presidente da Câmara de Odivelas, que na reunião de câmara de quarta-feira se manifestou contra o aumento da valorização da carreira médica”.
O presidente do Conselho Económico e Social (CES), Francisco Assis, defendeu que são necessárias políticas públicas de natalidade universais, que se apliquem a todas as famílias, sublinhando que “o abono de família deve ser para todas as pessoas”.
A ministra do Trabalho anunciou hoje a reativação da Medida Apoio ao Reforço de Emergência de Equipamentos Sociais e de Saúde (MAREESS) para dar resposta a um momento em que o número de pessoas em isolamento está a crescer.
O complemento especial para o doente oncológico (CEDO) criado nos Açores será alargado a doentes submetidos a transplante e a doentes que necessitem de deslocações frequentes para fora da sua ilha, foi hoje publicado em Jornal Oficial.
A Associação pelos Direitos da Mulher na Gravidez e Parto, no âmbito da subida da taxa de mortalidade materna, exigiu hoje transparência nos dados estatísticos da assistência obstétrica e a divulgação pública da investigação às causas de cada ocorrência.
Um projeto considerado “único” no Alentejo e que visa inserir as pessoas com problemas de saúde mental no mercado de trabalho vai ser apresentado em Portalegre, no decorrer de um encontro sobre a temática, foi hoje divulgado.
O protocolo “Dar Visão ao Interior, Dar Visão a Figueira de Castelo Rodrigo”, celebrado entre o município de Figueira de Castelo Rodrigo e a Fundação Álvaro Carvalho, “já permitiu operar gratuitamente 63 pessoas”, foi hoje anunciado.
Investigadores do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) alertaram para a necessidade de se reduzir as “desigualdades” no acesso às vacinas antialérgicas, terapia que concluíram ser “custo-efetiva” no tratamento de crianças com asma alérgica a ácaros.
Uma equipa de cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) confirmou que um fármaco usado para baixar os níveis de triglicerídeos pode reduzir as hospitalizações por insuficiência cardíaca em diabéticos, foi hoje revelado.
Todos os distritos de Portugal continental e a ilha Terceira, no grupo central dos Açores, apresentam hoje um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Quarenta anos de despenalização da homossexualidade trouxeram a Portugal progressos sucessivos e conquistas, mas a evolução da sociedade nem sempre acompanha a legislativa e “ainda há muito a fazer” em áreas como a saúde, trabalho ou educação.
O alto-comissário da ONU para os Refugiados disse hoje que as agências humanitárias precisam de mais de 825 milhões de euros este ano para apoiar 1,4 milhões de pessoas no Bangladesh, incluindo quase um milhão de refugiados rohingyas.
A média de infeções voltou a aumentar de 22.805 para 29.101 casos diários em Portugal e todas as regiões registam um índice de transmissibilidade (Rt) do coronavírus superior ao limiar de 1, indica hoje o INSA.
Uma alteração ao Código do IVA clarificando que todos os produtos de higiene menstrual têm taxa reduzida de 6% foi hoje aprovada no parlamento, por proposta do Livre, nas votações do Orçamento do Estado para 2022.
O Secretariado Regional do Centro do Sindicato Independente dos Médicos (SIM) manifestou hoje “a sua preocupação quanto à falta de investimento” na Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda e defende a contratação de mais profissionais.
O embaixador da Guiné Equatorial em Lisboa lamentou hoje que a indústria médica global tenha desenvolvido medicamentos com base em conhecimentos tradicionais sem respeito pelos direitos de autor e apelou aos jovens investigadores para apostarem na medicina tradicional africana.
O Grupo Parlamentar do BE questionou hoje o Governo sobre os motivos para a exclusão do Serviço Nacional de Saúde (SNS) na comparticipação e pagamento de testes rápidos de antigénio para diagnosticar a covid-19.
O Governo considerou hoje que o estudo da PAN sobre os pesticidas apresenta uma “mensagem alarmista”, ao abranger um conjunto limitado de produtos, sem referência aos limites máximos, precisando que, em 2020, 93,6% das amostras nacionais estavam em conformidade.