O município de Viseu rejeitou hoje a proposta de transferência de competências na área da Saúde do Estado para as autarquias e para as entidades intermunicipais.
A Câmara de Lisboa encerrou todos os contentores de testagem à covid-19 e passou a disponibilizar autotestes gratuitos em quatro postos fixos, localizados no Campo Pequeno, Parque das Nações, Cais do Sodré e Martim Moniz, informou hoje o município.
Mais de 10% das crianças com paralisia cerebral residentes na Grande Lisboa e no Algarve são oriundas dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), revela hoje o quinto relatório do programa de vigilância nacional.
A Agência Europeia do Medicamento anunciou hoje que os dados sobre vacinas contra a covid-19 adaptadas à variante Ómicron do coronavírus SARS-CoV-2 devem estar disponíveis entre abril e julho, o que poderá permitir a aprovação no verão.
A Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública (ANMSP) defendeu hoje a criação de uma estratégia nacional específica para a `long covid´, à semelhança dos programas de saúde já existentes em Portugal para várias doenças.
A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste anunciou hoje que tem em curso um investimento global de 10 milhões de euros para melhorar os sistemas energéticos dos três hospitais da região.
O Governo prolongou hoje a situação de alerta devido à pandemia de covid-19 até ao dia 30 de março, segundo o comunicado do Conselho de Ministros.
Mais de dois mil cidadãos subscreveram uma petição a pedir o reforço de médicos de família no concelho de Peniche e que está a ser promovida pela recém-criada Comissão de Utentes de Saúde do Concelho de Peniche.
Professores e psicólogos estão a apoiar alunos de escolas portuguesas por causa da guerra na Ucrânia e alertam os pais para as imagens e informações que chegam aos jovens através das televisões e redes sociais.
O presidente do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), Fernando de Almeida, afirmou hoje que o número de casos diários de covid-19 deixou de ser o foco em Portugal, passando a ser a monitorização dos hospitais.
O Parlamento Europeu inaugurou hoje um Centro da Sociedade Civil Ucraniana, em Bruxelas, cedendo um espaço à organização não-governamental Promote Ukraine na sede da instituição para assistência psicológica e administrativa aos refugiados ucranianos que fogem da guerra.
Doenças respiratórias, principalmente gripe, estão a provocar um aumento da procura das urgências hospitalares nas últimas semanas, segundo alguns hospitais contactados pela agência Lusa.
Um novo hospital privado em Caminha, com serviço de atendimento permanente, bloco cirúrgico e unidades de internamento e medicina nuclear, orçado em 12,8 milhões de euros, abrirá em meados de 2024 e criará 60 empregos, foi hoje divulgado.
As secções Norte das ordens dos Médicos e dos Enfermeiros formalizaram hoje, com a diocese do Porto, um protocolo para garantia dos cuidados de saúde de que necessitem os refugiados vindos da Ucrânia.
Uma mulher de 77 anos foi a primeira doente internada com covid-19 no Centro Hospitalar de Leiria (CHL), que registou 2.258 internados desde o dia 18 de março de 2020, disse à agência Lusa fonte daquela unidade de saúde.
Catorze profissionais de saúde do hospital de Leiria, entre enfermeiros, fisioterapeutas ou assistentes operacionais, estreiam na sexta-feira um espetáculo criado nos últimos meses para aliviar o stress do combate à pandemia.
Análises às águas residuais de 75 países europeus, Portugal incluído, revelaram um aumento do consumo de drogas em 2021, durante as restrições devido à covid-19, com destaque para a canábis, cocaína, anfetaminas e metanfetaminas, com um decréscimo de MDMA ('ecstasy').
Lisboa é uma das cidades da Europa com vestígios mais elevados de canábis detetados nas águas residuais em 2021, segundo um estudo que indica que o consumo de canábis “parece ter sido menos afetado” durante as restrições da covid-19.
A esmagadora maioria dos ucranianos que fugiram da guerra e chegaram a Portugal foram acolhidos em casa de amigos ou familiares que já residiam no país, disse hoje a secretária de Estado da Administração Interna.
A quantidade de partículas no ar detetada em Évora, na terça-feira, devido às poeiras vindas do norte de África, foi, em média, cerca de oito vezes superior ao limite recomendado para a saúde humana, revelou hoje uma investigadora.
Trezentos estudantes ucranianos fugidos da guerra estão inscritos oficialmente nas escolas portuguesas, e estão “a chegar mais”, segundo um balanço feito hoje pelo ministro da Educação.
O vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) defendeu hoje que é necessário apostar cada vez mais na eficiência e poupança de água, através de sistemas mais eficientes e com a reutilização de águas para usos não potáveis.
Portugal concedeu até hoje 11.803 pedidos de proteção temporária a pessoas vindas da Ucrânia em consequência da situação de guerra, segundo a última atualização feita à Lusa pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).
A Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública (ANMSP) defendeu hoje que o Ministério da Saúde deve definir um “guião de atuação” para permitir aos centros de saúde organizarem o atendimento às pessoas que fogem da guerra na Ucrânia.