A Fenprof anunciou hoje que vai requerer ao Ministério da Educação (ME) a negociação suplementar das alterações ao regime de mobilidade por doença dos professores, para que não venha a pagar “o justo pelo pecador”.
Mais de dois terços das Entidades Públicas Empresariais (EPE) do Serviço Nacional de Saúde encontravam-se “fortemente descapitalizadas” no final de 2019 por acumulação de prejuízos operacionais, que assumem uma “natureza estrutural”, alerta o Tribunal de Contas (TdC).
A área reservada ao Hospital de Dia, do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, vai ser sofrer uma transformação orçada em mais de 3,2 milhões de euros, indicou hoje o diretor do Centro de Ambulatório.
O ministro da Economia e do Mar considerou hoje que Portugal pode responder ao “problema urgente de segurança energética” na Europa, graças ao potencial que tem relativamente às energias renováveis e à aposta no porto de Sines.
A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) pediu hoje o reforço de psicólogos nos cuidados de saúde primários, para que possam atender crianças e jovens em sofrimento psicológico, que têm ficado sem resposta por falta de meios.
O BE requereu hoje uma audição com caráter de urgência da Diretora Geral da Saúde, Graça Freitas, e do presidente da Associação Europeia de Medicina Perinatal, Diogo Ayres-de-Campos, para prestarem esclarecimentos sobre a mortalidade materna em Portugal.
A Santa Casa da Misericórdia de Gouveia, no distrito da Guarda, prevê investir 560 mil euros nas obras de ampliação e remodelação do Lar de Idosos, para melhorar as condições dos utentes.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, alertou hoje para os “sinais óbvios” de uma crise alimentar mundial devido à guerra da Ucrânia, causada pela invasão russa, acusando a Rússia de chantagem na retenção de cereais.
A Europa importa dois terços da quantidade de comida que exporta, consome mais do que precisa e ainda deita fora parte dos alimentos de que dispõe, afirma a associação ambientalista WWF num relatório divulgado hoje.
Os testes à covid-19 prescritos pelo Serviço Nacional de Saúde e comparticipados a 100% só devem começar a ser feitos nas farmácias a partir de quarta-feira, pois ainda estão a decorrer acertos técnicos, segundo a Associação Nacional de Farmácias.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que milhares de milhões de pessoas tenham sido infetadas com covid-19, apesar de terem sido notificados 522 milhões de casos durante a pandemia, disse uma representante daquela entidade.
‘Workshops’, exposições, ateliês, demonstrações, vinhos biológicos e animação musical compõem o programa da Feira do Ambiente, que regressa em junho ao Parque Urbano de Anadia, depois de dois anos de interregno devido à pandemia.
A taxa de mortalidade materna atingiu em 2020 os 20,1 óbitos por 110 mil nascimentos, o nível mais alto dos últimos 38 anos, estando a Direção-Geral da Saúde a investigar, segundo o Jornal de Notícias de hoje.
Diana Breda candidatou-se à presidência da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) pelo “reconhecimento, dignificação e valorização” da profissão, disse hoje à agência Lusa a administradora hospitalar há cerca de 20 anos.
Xavier Barreto, candidato a presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), disse hoje ter como prioridade a revisão da carreira, fundamental para ultrapassar “os bloqueios e atrasos” na contratação e progressão dos administradores hospitalares.
As farmácias voltam a fazer testes gratuitos à covid-19, desde que sejam prescritos, uma medida do Ministério da Saúde prevista entrar hoje em vigor perante a elevada incidência de infeções com o coronavírus SARS-CoV-2.
A renovação dos contratos a 1.100 técnicos especializados e a formação de professores pelas Academias Gulbenkian são dois dos projetos focados na saúde psicológica e bem-estar da comunidade escolar que arrancam no próximo ano letivo.
Cerca de metade dos professores abrangidos por um estudo divulgado hoje acusa sinais de sofrimento psicológico, como tristeza, irritação ou dificuldades para adormecer.
Maçãs e peras cultivadas em Portugal estão entre as frutas com maior quantidade de pesticidas perigosos, indica uma análise a fruta fresca europeia relativamente a 2019, da responsabilidade da rede de organizações não governamentais “PAN Europa”.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou hoje o diploma do Governo que altera o regime de taxas moderadoras no Serviço Nacional de Saúde (SNS), mas registando a “potencial discriminação” dos beneficiários da ADSE.
O ministro dos Negócios Estrangeiros português admitiu hoje no Mindelo, Cabo Verde, a necessidade de a União Europeia (UE) procurar “soluções” para a exportação de cereais para países africanos, afetados pela escalada de preços provocada pela guerra na Ucrânia.
A ministra da Saúde afirmou hoje, em Genebra, a disponibilidade do Governo para prosseguir com a doação de medicamentos e produtos médicos à Ucrânia, assim como para Portugal acolher doentes e refugiados da invasão russa.
Os acessos ao novo Hospital Central do Alentejo e a localização de um futuro terminal de mercadorias para servir a ferrovia vão ser definidos com a revisão do Plano de Urbanização de Évora, apontou hoje o presidente do município.
Os deputados aprovaram hoje uma proposta de alteração do PS ao Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) que permite aos trabalhadores com contrato individual nas entidades públicas optarem por contratar um seguro de saúde em vez da ADSE.