O presidente do Sindicato Independente dos Médicos (SIM) apontou hoje a falta de investimento no Serviço Nacional de Saúde (SNS), como “o principal problema” para a carência de médicos especialistas no Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA).
A Associação de Distribuidores Farmacêuticos alertou hoje para os atrasos na colocação de produtos no mercado, que em alguns casos pode ultrapassar um ano, e defendeu a criação de um sistema de alerta prévio de faltas de medicamentos.
Um estudo ibérico no qual participaram investigadores do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) da Universidade do Porto (UP) alerta para os efeitos tóxicos da metformina, fármaco usado no tratamento da diabetes, nos ecossistemas aquáticos.
O médico angolano Jeremias Agostinho disse hoje que a obrigatoriedade de apresentar um teste negativo à covid-19 para quem viaja para Angola “nesta fase, não garante eficácia” e pode dissuadir as pessoas de se vacinarem.
A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) considera a proposta de organização das urgências de Obstetrícia e Ginecologia desatualizada e defende que, pelas especificidades, estes serviços não podem funcionar em rede.
Cerca de duas dezenas de enfermeiros concentraram-se hoje em frente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro exigindo pagamento de retroativos em falta e correta aplicação de pontos, que tem implicação na progressão salarial.
Partindo do relatório da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica em Portugal, o professor Albino Gomes, enfermeiro forense na área dos crimes sexuais e violência doméstica analisou os números avançados nas conclusões e acredita que muitos ficaram por revelar. Culpa, medo, vergonha e o ónus da culpa colocado sobre a vítima são fatores que acabam por calar as denuncias.
A caracterização das perturbações do desenvolvimento do autismo através da análise de tarefas de imitação, com recurso a inteligência artificial, é o objetivo de um projeto, hoje anunciado, das universidades de Coimbra (UC) e de Oxford (Reino Unido).
O surto de cólera que afeta alguns países da região austral africana desde finais do ano passado provocou a morte de um total de 37 pessoas em Moçambique, anunciou hoje o ministro da Saúde do país lusófono.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) é ouvido hoje na Assembleia da República sobre a situação no Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), nomeadamente nas áreas de obstetrícia e pediatria dos hospitais de Faro e de Portimão.
O grupo de peritos que propôs a reorganização dos serviços hospitalares de Obstetrícia e Ginecologia defende que a concentração de urgências não implicaria o encerramento de serviços nem o fim da atividade programada.
A Ordem dos Enfermeiros (OE) aponta “imprecisões, lacunas e falhas” à Rede de Referenciação Hospitalar em Obstetrícia, Ginecologia e Neonatologia, considerando grave a não inclusão destes profissionais no grupo de peritos que elaboraram a proposta.
Lisboa e Vale do Tejo vai dispor das primeiras quatro Unidades Locais de Saúde (ULS) e o Norte terá mais três, passando a haver 20 no país que assegurarão respostas em saúde a mais de 25% da população.
O Governo brasileiro anunciou hoje que mais de mais de cinco mil atendimentos médicos ao povo indígena yanomami foram realizados desde que foi decretada Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional, em 21 de janeiro.
Os subsídios de doença aumentaram 59,2% em janeiro face ao mês anterior e 12,7% comparando com o período homólogo, para 201.080, o número mais alto desde o início da série, em 2010, segundo estatísticas divulgadas.
A ONU e outros parceiros humanitários no Maláui pediram hoje uma ajuda urgente de 42,3 milhões de euros para travar um surto de cólera que causou mais de 1.460 mortes e cerca de 45.800 infeções desde março.
Cientistas da Fundação para a Promoção da Saúde e Investigação Biomédica da Comunidade Valenciana (Fisabio), em Espanha, identificaram bactérias da microbiota intestinal que protegem contra patógenos, que podem causar doenças, resistentes a antibióticos.
Mais de 4,8 milhões de receitas sem papel chegaram aos utentes nos últimos quatro anos através de prescrição eletrónica enviada pelos médicos por telemóvel ou 'e-mail', anunciaram hoje os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).
A Direção-Geral da Saúde recomendou hoje que as crianças, idosos, pessoas com problemas respiratórios crónicos e doentes cardiovasculares permaneçam em casa sempre que possível devido à concentração de poeiras no ar provenientes do norte de África.
O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) consignou hoje as obras de ampliação do Serviço de Urgência do polo principal, no valor de 9,5 milhões de euros (com IVA), que deverão estar concluídas em maio de 2024.
Uma equipa com quatro médicos, dois portugueses e duas luso-ucranianas, parte na sexta-feira para a Ucrânia numa missão humanitária sobre transporte de doente crítico organizada pela Ordem dos Médicos (OM) com o apoio do Ministério da Saúde.
O ministro da Saúde admitiu hoje que Portugal precisa de mais psicólogos para abordar os problemas de saúde mental, mas frisou que o Governo está comprometido com esta necessidade, à qual alocou fundos do Plano Recuperação e Resiliência (PRR).
Os enfermeiros do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), que estão hoje a cumprir uma greve de três horas, exigem o pagamento de retroativos desde 2018 e uma “contabilização correta” de pontos para progressão salarial.
O ministro da Saúde garantiu hoje que a tutela e as instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS) estão a agir com “total boa-fé” na avaliação “caso a caso” da requalificação profissional e remuneratória dos enfermeiros.