O Grupo Parlamentar do PSD requereu à Comissão de Saúde a audição do diretor-executivo do SNS sobre o encerramento das urgências pediátricas e do bloco de partos do Hospital de Portimão durante o verão por falta de profissionais.
Em defesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS) “a polis” saiu à rua, dando corpo a um movimento cívico que está a começar, mas que quer crescer, nem que seja “por teimosia” e sem ficar à espera dos políticos.
O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, garantiu hoje encarar com uma “tranquilidade vigilante” as respostas do Serviço Nacional de Saúde (SNS) durante as Jornadas Mundiais da Juventude, em agosto, assegurando que o dispositivo “está preparado”.
O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, considerou hoje que o Estado e as ordens do setor “estão condenados a entenderem-se”, nomeadamente sobre as alterações da lei-quadro sobre o acesso ao exercício profissional.
O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Carlos Cortes, considerou hoje “completamente incompreensível e inexplicável” a falta de vacinas, considerando que demonstra “alguma negligência no tratamento desta questão” por parte das entidades responsáveis.
O bastonário da Ordem dos Médicos (OM) manifestou hoje preocupação face à proposta do Governo para os novos estatutos, afirmando que "pode estar em causa" a missão e o papel da classe, admitindo eventuais medidas de luta.
O primeiro-ministro assegurou hoje às misericórdias normalização, previsibilidade e um cofinanciamento mais equitativo nos próximos anos, considerando que o setor social desempenha um papel fundamental sobretudo nas respostas às dimensões dos cuidados continuados e das creches.
Um estudo apresentado na sexta-feira revela que adaptar a terapia do cancro da mama em função da resposta permitiu a um terço das pacientes evitar a quimioterapia em tratamentos onde era usada por defeito até agora.
Os técnicos superiores de saúde (TSS) do Instituto Ricardo Jorge anunciaram hoje ações de protesto durante este mês para exigir ao Governo que desbloqueie os concursos para progressão, alegando que estão estagnados na carreira há 20 anos.
Cerca de 53 milhões de pessoas, ou seja, uma em cada seis, sofrem de insegurança alimentar na região do Corno de África, disse hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS), que alertou também para o perigo de surtos epidémicos na região.
A Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve alertou hoje para a realização de falsos contactos telefónicos a utentes da região para rastreio do cancro da mama e anunciou ter participado o caso às autoridades.
O presidente da Associação Nacional dos Cuidados Continuados (ANCC) estimou hoje que se as 1.675 pessoas com alta mas que continuam internadas nos hospitais fossem colocadas em unidades de longa duração o Estado pouparia 190 milhões de euros.
O primeiro-ministro cabo-verdiano informou hoje que na segunda-feira vai ser conhecido o inquérito à morte de sete recém-nascidos nas últimas semanas no Hospital Baptista de Sousa (HBS), o segundo maior do país, na ilha de São Vicente.
A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) anunciou hoje uma nova greve para 05 e 06 de julho, alegando que o Governo continua sem apresentar uma proposta de aumentos salariais a menos de um mês do fim das negociações.
O presidente do Colégio de Pediatria da Ordem dos Médicos, Jorge Amil Dias, disse hoje ser “difícil perceber” que haja falta de vacinas, advertindo que essa carência cria algum risco de perda de oportunidade de vacinação.
A secretária de Estado da Inclusão disse hoje que existem 473 casos sociais internados nos hospitais públicos e referenciados através da plataforma de sinalização específica, não compreendendo o levantamento feito pelo Barómetro de Internamentos Sociais.
Cerca de 2.500 pessoas já se inscreveram na corrida e caminhada que vai decorrer, no sábado, na zona ribeirinha do Seixal, para reivindicar a construção de um hospital público no concelho.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) fez hoje um “apelo fortíssimo” ao Governo para que crie as condições para os médicos se fixaram no Serviço Nacional de Saúde e evitar assim formas de luta que os profissionais não desejam.
O número de utentes sem médico de família atribuído subiu 4,7% entre abril e maio deste ano, ultrapassando agora os 1,7 milhões, indica o portal da transparência do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A responsável da Direção Executiva do SNS Filomena Cardoso esclareceu hoje que, dos mais de 1.600 casos de internamentos inapropriados nos hospitais de doentes que tiveram alta, são cerca de 840 os que aguardam por vaga nos cuidados continuados.
As instituições particulares de solidariedade social dedicadas à deficiência mental exigiram hoje “um aumento significativo” das transferências de verbas do Estado para fazerem face aos aumentos salariais aprovados para este ano.
O Governo dos Açores assumiu hoje, numa resposta a um requerimento do Chega, que "tem prevista" uma alteração ao diploma que regulamenta a atribuição do apoio financeiro referente ao Regime Jurídico do Cuidador Informal na região.
A Tanzânia anunciou hoje o fim da epidemia do vírus de Marburgo, um primo do Ébola que também provoca febre hemorrágica, dois meses após o início dos contágios, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
O PS chumbou hoje no parlamento a comparticipação total de sistemas híbridos perfusão subcutânea contínua de insulina, que tinha por objetivo aumentar a qualidade de vida das pessoas com diabetes tipo 1.