O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, considerou hoje um sucesso o concurso para médicos de medicina geral e familiar, tendo sido colocados 278 médicos dos 306 que concorreram.
O Hospital de Sant´Ana, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, ainda não está a receber pessoas que permanecem internadas nos hospitais públicos por razões sociais, depois de o Governo ter anunciado que isso iria acontecer em abril.
A Câmara Municipal de Santa Comba Dão aprovou, por unanimidade, uma moção de repúdio pelo “possível encerramento noturno” do serviço de urgências pediátricas do Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV).
Um conjunto de entidades encabeçado pela Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) escreveu ao executivo e ao parlamento a defender que não aprovar a versão original da lei antitabágica é um sinal de "tibieza do Governo em favor da indústria”.
A Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap) ameaçou hoje avançar para várias greves setoriais em julho, caso o Governo não encontre soluções, até ao final de junho, para algumas carreiras na saúde, inspeção e na ADSE.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) encerrou hoje a sua assembleia anual com um apelo aos Estados-membros para que contrariem a desinformação em torno do tratado global sobre pandemias que estão a negociar.
A Federação Portuguesa dos Concessionários de Praia defendeu hoje que as regras dos locais onde vai ser proibido fumar nas praias marítimas, fluviais e lagos da nova lei do tabaco devem "ficar bem definidas" pelas autoridades competentes.
A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) apontou hoje outubro para os primeiros resultados do novo modelo nacional de avaliação, mas salvaguardou que se trata de um projeto-piloto que obrigará a “muita reflexão” junto dos prestadores e de peritos.
A Organização Mundial de Saúde assinala na quarta-feira o Dia Mundial Sem Tabaco, quando dados divulgados hoje indicam que a cada minuto 10 milhões de fumadores acendem um cigarro e 15 pessoas morrem por causa do tabaco.
Os dentistas querem participar em políticas de saúde que conduzam a mudanças de comportamento, como os hábitos tabágicos, fator de risco para doenças como o cancro oral, defendeu hoje o bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas.
Pneumologistas e especialistas em saúde pública alertaram hoje que os pontos de venda de tabaco são “as montras privilegiadas” da publicidade e do ‘marketing’ da indústria do tabaco que está impedida de fazer o noutros locais.
O presidente da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG) defendeu hoje a importância do rastreio das doenças do aparelho digestivo a partir dos 45 anos, sendo a colonoscopia o método mais eficaz para detetar problemas.
rês pacientes morreram hoje num incêndio no quarto do hospital austríaco onde estavam internados, enquanto outras 20 pessoas ficaram feridas, segundo a imprensa local.
Um estudo sobre o impacto das redes sociais na saúde mental revelou que 86% dos jovens portugueses admitem estar viciados nestas plataformas, um valor superior à média europeia (78%), e 90% já as utilizam desde os 13 anos.
Um exame não invasivo de imagem, o Doppler transcraniano, permite detetar alterações cerebrais em pacientes com enxaquecas crónicas, aponta um estudo realizado num hospital de Barcelona, que pode contribuir para melhorar o diagnóstico desta doença.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou hoje uma resolução que exige a elaboração de um plano de ação para a saúde dos povos indígenas, cuja expectativa de vida é geralmente inferior à média global.
O Plano de Atividades e Orçamento do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) para 2023-2025 prevê investimentos de 137 milhões de euros, dos quais 91,5 milhões de euros destinam-se a projetos estruturantes.
O Centro Hospitalar de Setúbal (CHS) contratou 11 novos médicos especialistas que vão reforçar diversas especialidades da unidade de saúde, após a abertura de 40 vagas para recrutamento de profissionais recém-especialistas, anunciou hoje a instituição.
O Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, obteve aprovação europeia para aproveitamento de todo o plasma dos seus dadores para produção de matéria-prima para medicamentos.
A Câmara de Santarém decidiu hoje solicitar uma reunião à administração do Hospital Distrital de Santarém (HDS) para discutir as “falhas” existentes em vários serviços daquela unidade de saúde.
Uma proposta de decreto-lei do BE sobre comparticipação de bombas de insulina automáticas em Portugal vai ser discutida na quinta-feira no parlamento.
Médicos e enfermeiros do Serviço de Obstetrícia do Hospital das Caldas da Rainha vão reforçar o Hospital de Leiria até outubro para dar resposta às grávidas da região Oeste durante o encerramento da maternidade caldense, foi hoje anunciado.
O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, informou hoje que desenvolveu o projeto “INVICTUS: Patient-Centric INitiative for Voluntary Inclusion in Clinical Trials” que visa simplificar a participação de utentes em ensaios clínicos.
A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) decretou a suspensão imediata da atividade de um estabelecimento em Braga por prática de cuidados de saúde na área da estética por profissional não habilitado, foi hoje anunciado.