O Governo moçambicano pretende contar com o apoio de médicos e enfermeiros brasileiros face às necessidades do programa estatal que prevê a construção até 2030 de um hospital em cada distrito do país, foi hoje anunciado.
Os eleitores do Ohio aprovaram na terça-feira a proteção do direito ao aborto na Constituição deste estado norte-americano controlado pelos republicanos, segundo a imprensa local, numa vitória para os defensores dos direitos reprodutivos.
Uma dieta rica em açúcar, que induz a obesidade, contribui potencialmente para um risco aumentado de doenças neurodegenerativas, pois desencadeia resistência à insulina no cérebro e afeta a eliminação de resíduos neuronais, de acordo com um estudo.
O Presidente da República vai ouvir hoje os oito partidos com assento parlamentar, antes de ouvir na quinta-feira o Conselho de Estado, para uma eventual dissolução do parlamento, após a demissão do primeiro-ministro.
O vereador da Coesão Social da Câmara do Porto afirmou hoje que o número de pessoas em situação de sem-abrigo está a diminuir no concelho, apontando como principais razões a “gestão cuidada e próxima”, fruto da descentralização de competências.
O Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) adiantou hoje que uma das suas caravanas que transportava ajuda humanitária em Gaza foi alvo de tiros, cuja fonte não especificou, num incidente que resultou num ferido.
A reunião entre o Ministério da Saúde e os sindicatos médicos, prevista para quarta-feira, foi hoje cancelada a pedido do Governo, disse à Lusa fonte sindical.
O Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) apelou hoje ao fim do conflito entre o Hamas e Israel e lembrou que a ajuda disponibilizada não resolve todas as necessidades da população.
O Governo pretende que as misericórdias e outras instituições do setor social prestem cuidados de saúde primários, recorrendo a médicos aposentados, adiantou hoje o ministro da Saúde na discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2024 (OE2024).
A Câmara de Ovar lamentou hoje a decisão final, formalizada pelo Governo em Diário da República, de afetar os utentes desse concelho à nova Unidade Local de Saúde (ULS) de Aveiro e não à de Santa Maria da Feira.
A presidente da Câmara Municipal de Tondela, Carla Antunes Borges, disse hoje estar “um bocadinho mais tranquila” depois de ter recebido a garantia de que as urgências do hospital do seu concelho manterão “o funcionamento normal”.
O ministro da Saúde assegurou hoje que as negociações com os sindicatos médicos vão prosseguir, afirmando que ainda não perdeu a esperança de chegar a um acordo, no dia em que o primeiro-ministro anunciou a sua demissão.
O Chega e a Iniciativa Liberal questionaram hoje a viabilidade do Programa Orçamental da Saúde para 2024, após o primeiro-ministro ter pedido a demissão na sequência de uma investigação judicial sobre projetos de lítio e hidrogénio.
Cabo Verde lançou hoje uma campanha de vacinação gratuita contra a gripe sazonal, disponibilizando cinco mil doses com prioridade para quatro mil pessoas de grupos de risco, como doentes crónicos e idosos com mais de 65 anos.
O Serviço de Urgência Pediátrica do hospital de Évora, tal como no início deste mês, vai voltar a funcionar com equipa reduzida, a partir de hoje e durante vários dias, entre as 21:00 e as 09:00.
O Governo autorizou o Hospital Distrital da Figueira da Foz a assumir encargos superiores a um milhão de euros para a empreitada de remodelação e ampliação do serviço de esterilização, que deverá arrancar até final do ano.
Angola e Moçambique foram os países e território de língua oficial portuguesa que mais casos de tuberculose registaram em 2022, de acordo com um relatório hoje divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a doença.
Um consórcio de três empresas vai investir cerca de 20 milhões de euros no Hospital Privado das Beiras (HPB), na Covilhã, com entrada em funcionamento prevista para abril de 2025 e a criação entre 150 e 200 postos de trabalho.
O número de novos casos diagnosticados de tuberculose em 2022 atingiu 7,5 milhões, o maior de sempre desde que há contabilidade global da doença, anunciou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Pelo menos quatro crianças morrem semanalmente por falta de cuidados médicos no estado do Nilo Branco, no sul do Sudão, onde vivem mais de 433 mil deslocados internos numa dezena de campos de refugiados, alertou hoje a ONU.
A Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) alertou hoje que a dívida dos países menos desenvolvidos está a impedir os investimentos públicos na educação e saúde dos cidadãos, perpetuando o subdesenvolvimento.
Os países deverão alargar o controlo de doenças infecciosas entre pessoas que consomem drogas injetáveis, defenderam hoje organismos europeus, alertando para o risco dos vírus transmitidos pelo sangue.
Cerca de 17 mil utentes dos 63.883 estão sem médico de família no concelho de Caldas da Rainha, no distrito de Lisboa, admitiu o Ministério da Saúde numa resposta a um requerimento efetuado pelo PSD na Assembleia da República.