A Urgência Ginecológica/Obstétrica do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) está fechada até segunda-feira e a Urgência Pediátrica vai fechar 24 horas a partir de domingo devido à falta de médicos, divulgou aquela unidade de saúde.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses desconvocou a greve de sexta-feira por considerar que o motivo da paralisação, que pretendia pressionar o Governo a negociar soluções para estes profissionais, deixou de fazer sentido pois o Executivo está “em funções de gestão”.
Mais de 50 mil palestinianos deslocaram-se do norte para o sul da Faixa de Gaza nas últimas 24 horas através da única passagem autorizada pelos israelitas aumentando para 72 mil o número de deslocados, de acordo com as Nações Unidas.
O surto de cólera em Moçambique agravou-se nas últimas semanas, com mais 2.200 novos casos e seis mortes, elevando para 150 óbitos desde setembro de 2022, segundo dados oficiais a que a Lusa teve hoje acesso.
O papel desempenhado pela medicina no Holocausto durante o nazismo deve ser estudado pelos atuais profissionais de saúde para reforçar a sua educação e ética médica, segundo um estudo divulgado por uma comissão da revista científica The Lancet.
A ONU divulgou hoje que enviou medicamentos e material médico para o hospital Al Shifa, o maior da Faixa de Gaza, apesar dos “enormes riscos” para o pessoal humanitário e profissionais de saúde, devido aos “incessantes bombardeamentos" por Israel.
Um total de 81 camiões com ajuda humanitária entrou hoje na Faixa de Gaza pela passagem fronteiriça de Rafah, e 12 ambulâncias transportaram para território egípcio vários feridos e retiraram estrangeiros retidos naquele enclave palestiniano, indicaram diversas fontes.
O PSD/Penafiel teme que a criação de uma Unidade Local de Saúde (ULS) no Tâmega e Sousa prejudique a região se não houver um reforço pela tutela de verbas destinadas àquele território, consideradas "abaixo da média nacional".
O deputado do Chega/Açores exigiu hoje a criação de um “verdadeiro incentivo à fixação de enfermeiros” na região, defendendo a necessidade de se resolver com urgência problemas que se “arrastam há 20 anos”.
A administração do Hospital de Braga disse hoje que a equipa de urgência de cirurgia geral continuará a acorrer às solicitações “apenas na estrita medida da prioridade clínica”, para não colocar em risco o atendimento aos utentes prioritários.
Cabo Verde anunciou hoje dois casos de dengue, confirmados em laboratório, de um total de seis casos suspeitos notificados pelo Hospital Agostinho Neto, na Praia, capital do país.
O Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte instaurou uma auditoria interna ao caso de duas gémeas que vivem no Brasil e receberam tratamento para a atrofia muscular espinhal em 2020 no Hospital Santa Maria, anunciou hoje a instituição.
Um grupo de elementos do Movimento de Utentes de Serviços Públicos esteve hoje à porta do Hospital de Aveiro para manifestar preocupação com a atual situação do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, afirmou hoje que a segurança dos doentes na urgência de cirurgia do Hospital de Braga “pode estar comprometida”, por alegada falta de capacidade de atendimento.
O número de refugiados sudaneses, que fogem da região de Darfur (oeste), tem aumentado no Chade, devido aos combates entre o exército sudanês e as Forças de Apoio Rápido (FAR), alertaram hoje os Médicos Sem Fronteiras (MSF).
O hospital al-Quds de Gaza, um dos mais importantes da Faixa de Gaza, restringiu a maioria dos serviços numa tentativa de racionar combustível para garantir serviços mínimos durante "mais alguns dias", indicou hoje o Crescente Vermelho Palestiniano (PRCS).
O bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, afirmou hoje que “a saúde não pode esperar por eleições”, sublinhando que “ainda” há um ministro da Saúde e que é preciso “resolver urgentemente” os problemas do setor.
O movimento “Médicos em Luta” vai manter o protesto por melhores condições de trabalho e em defesa do SNS, considerando que ainda é possível aprovar "medidas importantes", porque o Governo e o ministro da Saúde ainda estão em funções.
Os sindicatos ligados à Educação entregaram este ano dez vezes mais pedidos de greve do que os ligados à Saúde ou à Justiça, segundo dados oficiais que colocam estes três setores como os mais contestatários.
A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) criticou hoje a publicação dos diplomas da dedicação plena e das unidades de saúde familiar à revelia do acordo com os sindicatos e alertou que contêm matérias que são inconstitucionais.
O tribunal deu como provados "praticamente todos os factos que constavam na acusação" e proibiu o médico de exercer a atividade com utentes do sexo feminino.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) admite desconvocar a greve às horas extraordinárias caso sejam convocadas eleições legislativas e irá apelar aos médicos para suspender a entrega de minutas de indisponibilidade às horas extraordinárias.
O encerramento de várias valências nas Urgências do Hospital da Guarda tem obrigado os bombeiros a realizar mais transferências de doentes, o que causa constrangimentos muito grandes às corporações, alertou o presidente da Federação de Bombeiros do Distrito da Guarda.
O município de Pombal e a plataforma de cooperação cultural e territorial Artemrede estão à procura de projetos artísticos destinados à saúde e bem-estar de doentes maiores de 70 anos, disponibilizando um apoio de 10 mil euros.