SAÚDE QUE SE VÊ

Estado norte-americano do Ohio aprova proteção do direito ao aborto na Constituição

LUSA
08-11-2023 08:10h

Os eleitores do Ohio aprovaram na terça-feira a proteção do direito ao aborto na Constituição deste estado norte-americano controlado pelos republicanos, segundo a imprensa local, numa vitória para os defensores dos direitos reprodutivos.

Segundo as projeções, venceu o voto “sim”, que alteraria a Constituição estadual para dar aos cidadãos o “direito de tomar e executar as suas próprias decisões reprodutivas”, incluindo sobre o aborto, um tema delicado que pesará nas eleições presidenciais de 2024.

Esta é a mais recente vitória para os defensores do direito à interrupção da gravidez desde que o Supremo Tribunal norte-americano revogou esse direito no verão de 2022.

O Ohio tornou-se assim o sétimo estado norte-americano onde os eleitores decidiram proteger o acesso ao aborto após a decisão histórica do Supremo Tribunal - de maioria conservadora - e foi o único estado a considerar uma questão estadual sobre o direito ao aborto este ano.

O resultado destas eleições poderá ser um indicador para 2024, quando os Democratas esperam que a questão energize os seus eleitores e ajude o atual Presidente, Joe Biden, a manter-se na Casa Branca. Espera-se que os eleitores no Arizona, Missouri e outros estados votem proteções semelhantes no próximo ano.

 Joe Biden saudou imediatamente o resultado.

“Esta noite, os americanos votaram mais uma vez para proteger as suas liberdades fundamentais – e a democracia venceu", escreveu, nas redes sociais.

A agenda antiaborto “extrema e perigosa” “está em descompasso com a grande maioria dos americanos”, acrescentou, em referência à ala mais conservadora do Partido Republicano.

Ambos os lados travaram uma campanha feroz com milhões de dólares e anúncios televisivos, enviando também milhares de voluntários para bater às portas dos residentes para os unir à sua causa.

“Aborto é assistência médica”, disse Lauren Blauvelt, copresidente do Ohioans United for Reproductive Rights.

“Hoje, os habitantes de Ohio deixaram claro que o aborto é uma questão vencedora e que, quando trabalhamos juntos, podemos fazer qualquer coisa", acrescentou.

MAIS NOTÍCIAS