O Ministério da Saúde da Faixa de Gaza, controlado pelo grupo Hamas, alertou hoje para a propagação de doenças e infeções, como hepatite ou meningite, devido às condições insalubres registadas atualmente no enclave palestiniano.
Os profissionais de saúde moçambicanos vão retomar na segunda-feira a greve para reivindicar melhores condições de trabalho no setor, referindo que não vão ceder a novas propostas do Governo para a suspender.
A Comissão Europeia e a presidência belga da União Europeia (UE) lançaram hoje a Aliança para os Medicamentos Críticos, com o objetivo de identificar medidas para combater e evitar a escassez industrial.
Chega, BE e PCP manifestaram-se hoje contra a existência da direção executiva do SNS, com a IL a defender que não deve ser extinta, enquanto PS e Livre pediram mais explicações ao Governo.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) alertou hoje que pessoas que se fazem passar por inspetores daquele organismo estão a praticar burlas, que têm como alvo operadores económicos, na região do Baixo Alentejo.
A Ordem dos Nutricionistas defendeu hoje a comparticipação de nutrição por sonda em regime de ambulatório, depois de ter sido acolhida favoravelmente por todos os partidos políticos na terça-feira em debate no parlamento.
O calor extremo atinge esta semana vários países do Sudeste Asiático, com as temperaturas mais elevadas esperadas na Tailândia, onde se preveem 44 graus, e no Bangladesh, 42, onde morreram pelo menos 34 pessoas com sintomas de insolação.
O Alto-Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR) lançou hoje um fundo para proteger refugiados e comunidades deslocadas mais ameaçados pelas alterações climáticas, para o qual pretende angariar cerca de 93 milhões de euros até 2025.
O antigo ministro da Saúde Manuel Pizarro elogiou hoje a independência e verticalidade do diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS) demissionário, Fernando Araújo, considerando que "são qualidades que nem sempre são muito apreciadas pelo poder político”.
O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Um milhão e trezentas mil pessoas em Angola, 4% da população, enfrentaram níveis elevados de insegurança alimentar aguda em 2023, e a situação deverá piorar em 2024, segundo o Relatório Mundial sobre a Crise Alimentar, hoje divulgado.
A “magnitude” da crise alimentar “agravou-se” em 2023 em Moçambique, onde 3,3 milhões de pessoas em 72 de 156 distritos analisados “enfrentaram altos níveis de insegurança alimentar aguda”, aponta o Relatório Mundial sobre a Crise Alimentar, hoje divulgado.
Cerca de 281,6 milhões de pessoas enfrentavam elevados níveis de insegurança alimentar aguda em 2023, ano em que as crises alimentares aumentaram drasticamente em zonas de conflito como em Gaza e no Sudão, segundo um relatório hoje divulgado.
O diretor do programa de saúde da World Vision, organização não-governamental internacional, disse hoje que Angola “está numa fase de controlo” da malária, doença endémica, que continua a ser a principal causa de óbitos no país.
Um estudo do Centro de Investigação Operacional da Beira (CIOB), província moçambicana de Sofala, com apoio português, aponta a eficácia do uso em grandes espaços do repelente IR3535, fabricado em Portugal, no controlo da malária.
A microbióloga portuguesa Maria Rebelo está a trabalhar na produção de uma proteína que bloqueie o acesso de ligação do parasita que causa a malária à célula do hospedeiro e assim ajudar a travar a doença.
Moçambique é um dos 20 países africanos que solicitaram apoio à Aliança Mundial para as Vacinas para introduzir a vacinação contra a malária, disse hoje à agência Lusa o presidente do conselho de administração daquela organização.
A disponibilidade dos recursos suficientes permitiria controlar, se não mesmo erradicar, a malária em África, onde se registam 94% dos casos e ocorrem 95% das mortes, disse à Lusa o especialista em parasitologia Henrique Silveira.
A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) quer revogar os diplomas das Unidades Locais de Saúde (ULS), da dedicação plena e os respetivos anexos referentes aos Centros de Responsabilidade Integrada (CRI) e Unidades de Saúde Familiar (USF).
Moçambique prevê introduzir no segundo semestre de 2024 a nova vacina contra a malária, imunizando 600 mil crianças, disse hoje, em entrevista à Lusa, o diretor do Programa Nacional do Controlo da Malária, Baltazar Candrinho.
Moçambique registou 3,1 milhões de casos de malária até março, menos 21% num ano, mas o número de óbitos provocados pela doença aumentou para 110, disse hoje o diretor do Programa Nacional do Controlo da Malária.
Em 50 anos de democracia, Portugal passou do último lugar da União Europeia onde morriam mais crianças para integrar a lista dos 10 países com menor taxa de mortalidade infantil, indicam dados estatísticos hoje divulgados.
Violência de género e contra imigrantes e falta de habitação adequada figuram entre as principais referências a Portugal no relatório anual da Amnistia Internacional (AI) sobre o estado dos direitos humanos no mundo, divulgado hoje.
O Presidente Joe Biden culpou hoje Donald Trump pela proibição do aborto na Florida e outras restrições no país que dificultam o acesso aos cuidados de saúde por mulheres grávidas.