SAÚDE QUE SE VÊ

Ex-ministro elogia independência do diretor executivo do SNS demissionário

LUSA
24-04-2024 12:37h

O antigo ministro da Saúde Manuel Pizarro elogiou hoje a independência e verticalidade do diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS) demissionário, Fernando Araújo, considerando que "são qualidades que nem sempre são muito apreciadas pelo poder político”.

“Fernando Araújo é um médico excecional, um professor universitário de mérito, um gestor público com provas dadas, um cidadão a quem os portugueses muito devem”, escreveu Manuel Pizarro numa mensagem publicada na rede social Facebook.

Na terça-feira ao final da tarde, o diretor executivo do SNS anunciou a sua demissão, em conjunto com a sua equipa, alegando que não quer ser obstáculo ao Governo nas políticas e nas medidas que considere necessárias.

“Não vou comentar as circunstâncias que o forçam a esta atitude. Mas dou público testemunho do meu apreço e admiração por ele, pela sua verticalidade e pela sua independência. Qualidades que nem sempre são muito apreciadas pelo poder político nas pessoas que ocupam lugares de chefia na administração pública. Vamos perceber rapidamente a falta que ele faz ao país e ao SNS”, sustenta Manuel Pizarro.

A direção executiva iniciou a sua atividade em 01 de janeiro de 2023, na sequência do novo Estatuto do SNS proposto ainda pela então ministra Marta Temido, com o objetivo de coordenar a resposta assistencial de todas as unidades do SNS e de modernizar a sua gestão.

MAIS NOTÍCIAS