O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) aprovou um empréstimo de 46 milhões de dólares (40,3 milhões de euros) para financiar um projeto para criar infraestuturas e cuidados de saúde primários no estado nigeriano de Sokoto.
O projeto quer dar resposta a “lacunas críticas no sistema de saúde em Sokoto”, onde menos de 14% das unidades de saúde no estado têm infraestrutura funcional, e há apenas um médico para cada 8.285 pessoas, um número muito abaixo da proporção recomendada pela Organização Mundial da Saúde, segundo o comunicado do BAD, divulgado hoje.
O financiamento do BAD inclui a construção e equipagem de um complexo hospitalar de ensino com mil leitos; três hospitais zonais com uma capacidade combinada de 450 leitos; e seis centros de saúde primários estrategicamente localizados para atender comunidades rurais.
O projeto também inclui a reabilitação das instituições de formação em saúde e o desenvolvimento de um armazém médico para fortalecer as cadeias de fornecimento farmacêutico.
Alinhado com o Plano Nacional de Desenvolvimento da Nigéria (2021-2025) e a Iniciativa de Investimento na Renovação do Setor de Saúde, o projeto deve gerar aproximadamente 2.500 empregos, com 60% das oportunidades direcionadas aos jovens e 30% às mulheres.
"Ao fortacelecer a infraestrutura de saúde no estado de Sokoto, estamos a construir esperança e a criar caminhos para melhores resultados de saúde para milhões de nigerianos", concluiu o diretor geral do escritório do BAD na Nigéria, Abdul Kamara.