O PS vai propor audições urgentes no parlamento da ministra da Saúde e do diretor-executivo do SNS para prestarem esclarecimentos sobre a demissão anunciada de Fernando Araújo e da sua equipa, disse hoje à Lusa fonte oficial socialista.
O bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, considerou hoje que era expectável a demissão da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) e defendeu uma reformulação das competências do órgão.
A presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fnam) defendeu hoje que a direção-executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) é uma estrutura “muito pesada, pouco funcional, com orçamento descabido” e “poderes excessivos” que Governo terá que decidir se mantém.
O diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que anunciou hoje a sua demissão, assegurou que, nos 15 meses em que esteve em funções, foi realizada a maior reforma de organização em 45 anos de existência do SNS.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) lamentou hoje o anúncio de demissão do diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Fernando Araújo, assinalando que "pode estar em causa uma nova reestruturação" do SNS.
O diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde anunciou hoje que vai apresentar a demissão, em conjunto com a sua equipa, à ministra da Saúde, alegando que não quer ser obstáculo ao Governo nas políticas e nas medidas que considere necessárias.
Vários partidos da oposição defenderam hoje a valorização profissional e remuneratória dos enfermeiros, com o PSD a remeter esta questão para as negociações entre o Governo e os sindicatos que se iniciam esta semana.
A ministra da Saúde de Angola, Sílvia Lutucuta, agradeceu ao Brasil o compromisso em apoiar a formação de profissionais de saúde angolanos, num país que tem como objetivo capacitar 38 mil profissionais até 2027.
A World Vision, organização não-governamental (ONG) internacional, diagnosticou, na província angolana da Huíla, num rastreio a 22.000 crianças, que cerca de 30% sofrem de desnutrição aguda moderada ou desnutrição aguda severa.
Todos os partidos políticos manifestaram-se hoje a favor da comparticipação de suplementos alimentares para pessoas com doença de Crohn, com a direita a criticar o ex-Governo socialista de inoperância e o PSD a denunciar o Chega de “aproveitamento político”.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu mais de quatro toneladas de produtos cárneos impróprios para consumo, depois de executar mandados de busca, indicou a entidade, em comunicado
Mais de 800 utentes da Unidade Local de Saúde (ULS) Médio Tejo (Santarém) beneficiaram nos últimos cinco anos de cuidados de saúde em casa, com a hospitalização domiciliária a reduzir a pressão em internamento, anunciou hoje a ULS.
O Brasil comprometeu-se hoje a apoiar a formação de 3.620 profissionais de saúde angolanos através do lançamento oficial do acordo de cooperação na presença da ministras da Saúde angolana e brasileira.
A Fidelidade resolveu suspender o plano para colocar a Luz Saúde, que opera uma rede de unidades de saúde, em bolsa, devido à “instabilidade” dos mercados, considerando que “não se encontram reunidas” as condições para “uma correta valorização”.
Mais de 600 alunos surdos comemoraram hoje o Dia Nacional da Educação de Surdos e da Juventude Surda na Escola Secundária Eugénio de Andrade, no Porto, com atividades inclusivas como “Vólei às cegas”, “Rio de Crocodilos” ou “Virado do Avesso”.
Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou hoje a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.
As coberturas das vacinas recomendadas no Programa Nacional de Vacinação (PNV) permaneceram muito elevadas em 2023, com “melhorias importantes” na vacinação contra o HPV nos rapazes e contra o tétano e difteria nos adultos
Diversas sociedades médicas ligadas à endocrinologia e metabolismo apelaram hoje a um reforço das políticas de saúde nestas áreas, lembrando que as hormonas e o sistema endócrino influenciam o risco de desenvolvimento de obesidade, diabetes e cancro.
O Sindicato dos Médicos da Zona Centro (SMZC) identificou diversos problemas nas unidades locais de saúde (ULS) da região, desde janeiro, ao nível dos recursos humanos, dispositivos médicos, medicamentos e vacinas.
Moçambique registou cerca de 60.800 casos de conjuntivite hemorrágica até 14 de abril, num surto que tem afetado desde fevereiro várias províncias, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Saúde.
Uma equipa de cientistas liderada pela Universidade de Coimbra conseguiu criar células estaminais humanas, a partir de células da pele, que têm potencial para o tratamento de longa duração da doença de Machado-Joseph, segundo um estudo hoje divulgado.
A maioria das famílias de 17 países europeus inquiridas num estudo percecionou um agravamento geral do bem-estar dos seus filhos durante a pandemia de covid-19, com a tristeza e a solidão a afetar uma em cada cinco crianças.
Um em cada cinco pais inquiridos num estudo europeu relatou que os filhos começaram a consumir mais ‘snacks’ salgados e doces durante a pandemia, apesar de terem comido com maior frequência fruta (10,3%), hortícolas (7%) e laticínios (10,8%).
O Hospital Central da Beira (HCB) recebeu 20 mil litros de oxigénio medicinal, doado pelo Zimbabué, em resposta ao pedido formulado anteriormente pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, ao homólogo daquele país vizinho durante a pandemia da covid-19.