Associações de doentes reforçaram hoje a importância da vacinação contra a gripe para os grupos de risco, defendendo que as vacinas de alta dose devem ser administradas prioritariamente a todas as pessoas a partir dos 65 anos.
                A organização Aldeias de Crianças SOS apresenta hoje uma campanha de alerta para os impactos negativos da dependência das redes sociais na saúde mental dos mais jovens, que vai estar disponível até ao final do mês de outubro.
                O Centro de Apoio Social Serra D’ Aire e Candeeiros, instituição particular de solidariedade social (IPSS) do concelho de Porto de Mós, lançou o projeto “EmocionalIdade”, para melhorar a saúde mental de pessoas idosas em três freguesias.
                A Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) recebe, na quarta-feira, a apresentação do Núcleo Universitário de Voluntariado de Estudantes de Medicina (NUVEM), um projeto pioneiro de voluntariado, que une formação académica e compromisso social.
                Os profissionais que integraram a nova carreira de Técnico Auxiliar de Saúde nos hospitais dos Açores já receberam o pagamento dos retroativos referentes a 01 de janeiro de 2024, revelou hoje o SINTAP.
                A Unidade de Saúde da Ilha Graciosa, nos Açores, lançou hoje o concurso público para fornecimento, instalação e manutenção de um equipamento de tomografia computorizada (TAC), pelo valor base de 578 mil euros.
                As enxurradas de agosto nas ilhas nortenhas de Cabo Verde ameaçam a redução prevista da insegurança alimentar aguda, nesta altura do ano, no arquipélago, alertou a Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO, sigla em inglês) das Nações Unidas.
                Pelo menos 30 crianças com até 5 anos morreram no primeiro semestre por desnutrição aguda em Nampula, no norte de Moçambique, um aumento de seis casos comparado a igual período de 2024, segundo dados das autoridades de saúde.
                Cerca de 38% das mulheres timorenses já sofreram violência física ou sexual por parte dos seus parceiros, tornando Timor-Leste num dos países da região Ásia-Pacífico com maior incidência de violência baseada no género, segundo o Ministério da Saúde.
                A primeira conferência em Portugal sobre nutrição dos zero aos seis anos, que decorrerá em outubro, visa alertar para o aumento das dificuldades alimentares na infância, muitas com causas clínicas ocultas, desafiando pais e educadores a reconhecer e agir.
                Trinta e cinco anos de ratificação da Convenção dos Direitos da Criança trouxeram mais saúde, educação ou proteção, mas há perigos que persistem, como a pobreza ou a violência, alertam várias instituições.
                O novo painel sobre vacinas indicado pelo secretário da Saúde norte-americano, Robert F. Kennedy Jr., retirou a recomendação geral de vacinação para covid-19, deixando a toma da dose a escolha individual.
                O Lar São João Batista, em Barão de São João, Lagos, retomou hoje o seu normal funcionamento, depois de ter sido erradicado o foco de "legionella" detetado na semana passada, disse um diretor da instituição.
                A rede de informação do Serviço Nacional de Saúde (SNS) está a ser reforçada desde 2023, num investimento de cerca de 24 milhões de euros, indicaram hoje os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).
                A representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Cabo Verde defendeu hoje um "projeto de vigilância" para prevenir a propagação da malária, após mais um caso registado, totalizando 31 desde janeiro, ameaçando o certificado de país livre da doença.
                A Equipa Comunitária de Saúde Mental do Centro de Responsabilidade Integrado (CRI) de Saúde Mental da Unidade Local de Saúde (ULS) de Castelo Branco vai passar a funcionar na Quinta do Moinho Velho, fora do espaço hospitalar.
                Angola contava, em 2022, com 5.945 médicos no setor público, equivalente a um rácio de 1,8 médicos por cada 10.000 habitantes, abaixo das recomendações internacionais, segundo o Anuário Estatístico Sanitário hoje consultado pela Lusa.
                A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) classificou hoje de inútil a decisão de transferir médicos para o Hospital de Almada, alegando que, na prática, não há obstetras no Hospital do Barreiro a quem aplicar a medida.
                A secretária regional da Saúde e Segurança Social reiterou hoje o compromisso do Governo dos Açores em investir na valorização contínua dos profissionais do Serviço Regional de Saúde (SRS), alegando que a realidade arquipelágica não deve ser um fator limitador.
                O primeiro-ministro, Luís Montenegro, garantiu hoje não estar “preocupado com a popularidade” das decisões que têm sido tomadas pelo Governo para resolver os problemas das urgências de ginecologia e obstetrícia.
                O secretário-geral do Juntos Pelo Povo (JPP) entregou hoje um pedido formal exigindo a disponibilização pública do relatório de atividades e gestão do Serviço de Saúde da Madeira de 2024, declarando que “ninguém atrapalha” a ação de fiscalização do partido.
                A secretária de Estado da Saúde defendeu hoje a criação do curso de Medicina na universidade localizada em Vila Real, referindo que este Governo revela uma vontade política de concretizar esse projeto que “nunca existiu” no passado.
                A renovação do bloco de partos da Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro (ULSTMAD), num investimento de 4,1 milhões de euros, estará concluída no final do ano, disse hoje o presidente do conselho de administração.
                O bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, considerou hoje “absolutamente lamentável” a transferência forçada de médicos do Hospital do Barreiro para o Hospital Garcia de Orta, em Almada, para garantir o funcionamento das urgências obstétricas.