O secretário regional de Saúde e Proteção Civil da Madeira, Pedro Ramos, cancelou ontem a sua agenda pública por motivos de saúde, não comparecendo assim à audição prevista para sexta-feira no parlamento madeirense, anunciou o seu gabinete.
A Unidade de Cuidados Continuados Integrados da Santa Casa da Misericórdia de Bragança assinala 10 anos este mês e já serviu mais de 1.500 utentes, entre média e longa duração, avançou à Lusa a diretora Susete Abrunhosa.
PCP e Livre acusaram ontem o executivo de governar para os “grandes interesses dos grupos privados” e de desistir do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que os socialistas consideram estar “no pior momento deste a sua fundação”.
O primeiro Congresso do Algarve de Alzheimer e Outras Demências vai realizar-se em Castro Marim, entre 27 e 28 de setembro, para sensibilizar e ensinar profissionais e famílias a lidar com estes doentes, disse hoje o presidente da Câmara.
O dirigente da IL Rodrigo Saraiva alertou hoje para a urgência de um consenso nacional sobre política de segurança, enquanto a deputada do Chega Rita Matias questionou os liberais se estão do lado da “bandalheira” na imigração.
Um estudo da Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos de Gaia defende o aumento dos recursos e o ajuste terapêutico ensinado aos cuidadores e familiares, para evitar mortes no serviço de urgência de doentes em fim de vida.
A Câmara de Torres Vedras (PS) aprovou a participação do município na Associação Campus de Saúde Dr. José Maria Antunes Júnior, que irá gerir o futuro centro de inovação estimado em 42 milhões de euros.
O Prémio António Champalimaud de Visão de 2024 distingue quatro neurocientistas estrangeiros com trabalho sobre o reconhecimento facial, de formas e cor, anunciou hoje a fundação que institui o galardão, no valor de um milhão de euros.
Os entes queridos "têm um lugar especial, talvez no coração", mas "certamente no cérebro", segundo o neurocientista alemão Winrich Freiwald, um dos distinguidos este ano com o Prémio António Champalimaud de Visão, atribuído pela Fundação Champalimaud.
Em Portugal, há projetos no pilar da transição ecológica desenvolvidos no âmbito do Programa e Recuperação de Resiliência (PRR) que foram mal avaliados, segundo um relatório do Tribunal de Contas Europeu (TCE), hoje divulgado.
Os utentes da saúde do Médio Tejo lançaram hoje um abaixo-assinado para a “abertura de um Centro de Reabilitação” no hospital de Tomar e para “mais recursos humanos, médicos de família” e o “funcionamento ininterrupto da maternidade” de Abrantes.
Investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), em colaboração com a LaserLeap Technologies, desenvolveram e testaram um tratamento estético não invasivo, que promete rejuvenescer a pele do rosto sem cirurgias, agulhas ou dor.
Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) apresentaram, em 2023, uma queixa-crime ao Ministério Público “contra incertos” na sequência do ataque de cibercrime que foi alvo, requerendo a sua constituição como assistente no processo, revelou a sua presidente.
A Guiné-Bissau é o único país da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) “onde os estupefacientes não só provocam uma crise sanitária, como comprometem potencialmente a viabilidade do Estado”, sublinha a organização num estudo hoje divulgado.
A Organização Não-Governamental Médicos Sem Fronteiras (MSF) alertou hoje para a necessidade de uma resposta rápida mundial ao surto de cólera que se está a propagar em estados do centro e leste do Sudão.
A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) aprovou uma bolsa de formação com um valor global de 25 mil euros, destinada a médicos de família, para estimular a fixação destes especialistas.
Pela autonomia de Taiwan face ao governo comunista chinês, uma delegação taiwanesa fará esta semana 12.500 quilómetros até às Nações Unidas, organização onde querem ver representado o território e a cujo secretário geral, António Guterres, apelaram por carta.
O Monte Fuji registou uma queda significativa do número de visitantes nesta temporada, após a decisão das autoridades japonesas de introduzir uma taxa de entrada e uma quota diária para combater o excesso de turismo, segundo dados oficiais.
Os catalães celebram hoje nas ruas o dia da Catalunha, a Diada, que é há mais de uma década uma jornada de reivindicação da independência da região.
Os trabalhos da Assembleia da República regressam hoje com uma reunião da Comissão Permanente cuja ordem do dia será decidida em conferência de líderes, com a oposição a pretender debater a TAP e o Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O rei Carlos III anunciou que tem planos para visitar a Austrália e Samoa no próximo mês, numa viagem que abrangerá grandes fusos horários e testará a resistência do monarca, enquanto este recupera do tratamento contra o cancro.
A ministra da Saúde garantiu hoje que o Governo tem estado a estudar formas de valorizar os enfermeiros não só ao nível do salário, mas da flexibilidade e recompensa do trabalho suplementar.
Um pacote de 50 mil vacinas da empresa farmacêutica dinamarquesa Bavarian Nordic contra a mpox, doadas pelos Estados Unidos, chegou hoje à República Democrática do Congo (RDCongo), confirmou a Embaixada de Washington naquele país africano.
O Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) prometeu hoje integrar, até ao final do ano, na administração pública regional os trabalhadores dos hospitais e unidades de saúde contratados para o combate à pandemia da covid-19.