O bastonário da Ordem dos Médicos (OM) sublinhou hoje que “não se pode desconfinar já”, referindo que não conhece um “número mágico” para apontar data ao desconfinamento, mas isso só pode acontecer quando “diminuírem os internamentos de cuidados intensivos”.
O PSD considerou hoje que o atual confinamento terá de ser prolongado até “meados, fim de março” por o Governo “ter sido frouxo” e “não ter agido a tempo” no combate à covid-19.
Um surto de covid-19 no hospital da Misericórdia de Serpa motivou o encerramento da urgência, mas estão a ser feitos “todos os esforços” para reabrir o serviço “o mais rápido possível”, disse hoje o provedor.
Portugal registou hoje 203 mortes relacionadas com a covid-19 e 2.583 casos de infeção com o novo coronavirus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Portugal deverá continuar com o nível de confinamento atual até meados de março, afirmou hoje a ministra da Saúde, indicando que o país continua com uma “incidência extremamente elevada” de novos casos de contágio pelo novo coronavírus.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses voltou hoje a reclamar o descongelamento da progressão da carreira daqueles profissionais no Centro Hospitalar de Leiria (CHL), numa ação em frente ao hospital de Santo André, com distribuição de panfletos aos utentes.
O aumento do cibercrime verificado durante a pandemia “veio para ficar, mesmo pós-covid”, o que impõe mais coordenação e partilha de informações, alerta a deputada Isabel Oneto, copresidente do Grupo de Controlo Parlamentar Conjunto sobre a Europol.
Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, cinco novos casos de covid-19, dos quais quatro em São Miguel e um na Terceira, enquanto 10 pessoas recuperaram da doença, informou hoje a Autoridade de Saúde Regional.
O número de mortes no surto de covid-19 no Lar da Casa do Povo de Alvalade, no concelho de Santiago do Cacém (Setúbal), subiu de um para oito, estando quatro utentes hospitalizados, foi hoje revelado.
A primeira toma da vacina contra a covid-19 em lares e residenciais para idosos da cidade de Lisboa já foi ministrada a 6.244 utentes e profissionais em 126 equipamentos, estando em falta 43 instituições, anunciou hoje o município.
A Cáritas Diocesana de Évora apoiou quase quatro mil pessoas, em 2020, quando surgiu a pandemia de covid-19, o que representou um aumento anual de 20%, e este ano já está a receber mais pedidos de ajuda.
O estudo da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) sobre as perceções sociais da pandemia de covid-19 indica que a confiança da população portuguesa face à vacina está a crescer, revelou hoje a diretora da ENSP, Carla Nunes.
O secretário regional de Equipamentos e Infraestruturas da Madeira anunciou hoje que a reabilitação do Centro de Saúde do Arco da Calheta será lançada brevemente, sublinhando que o Governo Regional reabilitou 20 estruturas de saúde nos últimos cinco anos.
A variante com origem no Reino Unido do vírus SARS-CoV-2 já terá ultrapassado os 120 mil casos em Portugal, segundo adiantou hoje o investigador do Instituto Nacional de Saúde Pública Dr. Ricardo Jorge (INSA) João Paulo Gomes.
A Câmara do Peso da Régua vai criar um centro de vacinação contra a covid-19 numa sala anexa ao pavilhão multiúsos para evitar a deslocação dos utentes a Vila Real, disse hoje o presidente da autarquia.
O número de doentes internados com covid-19 em enfermaria e unidades de cuidados intensivos baixou segunda-feira nos hospitais do Centro, apesar do aumento de óbitos, informou hoje a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).
A primeira fase de vacinação, que devia terminar antes de 31 de março, vai ser prolongada para abril devido ao “problema da disponibilidade de vacinas”, anunciou hoje o novo coordenador para o plano de vacinação contra a covid-19.
Os surtos de covid-19 ativos em sete lares e no hospital de Torres Vedras já causaram 106 mortos, mas a maioria dos infetados já recuperou, segundo o mais recente boletim epidemiológico divulgado por este município do distrito de Lisboa.
Um especialista da Organização Mundial da Saúde (OMS) disse hoje que é improvável que o novo coronavírus tenha escapado de um laboratório chinês, defendendo antes a possibilidade de ter sido transmitido por um animal.
A pandemia do novo coronavírus já causou mais de 106.407.000 infetados e 2.325.744 mortes em todo o mundo desde que foi identificado na China em dezembro de 2019, indica um balanço da agência France Presse até às 11:00.
Portugal poderá atingir os 3.000 novos casos diários de covid-19 dentro de aproximadamente duas semanas, estimou hoje o epidemiologista Manuel do Carmo Gomes.
O surto de covid-19 na corporação dos bombeiros de Mogadouro está sanado e os 16 dos 27 operacionais permanentes que foram infetados voltaram às atividades normais, indicou hoje o presidente da Associação Humanitária.
O confinamento e as medidas de restrição à propagação da pandemia de covid-19 resultaram numa descida do índice de transmissibilidade (Rt) do vírus para valores abaixo de 1, revelou hoje o epidemiologista Baltazar Nunes, do Instituto Ricardo Jorge (INSA).
Um lar residencial para seniores em Fiães, no concelho de Santa Maria da Feira, tem hoje 49 utentes e funcionários infetados com o novo coronavírus, revelou a respetiva autarquia do distrito de Aveiro.