A criação de mais vagas nos cursos de medicina existentes no país ou mesmo a abertura de novos cursos é uma polémica antiga que continua a agitar as águas entre a classe médica e o agora Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.
O Bastonário da Ordem dos Médicos comenta desta forma o que se passou com o caso dos ventiladores pulmonares desenvolvidos pelo CEiiA–Centro de Engenharia e Desenvolvimento, sediado em Matosinhos.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) criticou hoje o “nacionalismo de vacinas” para a covid-19, afirmando que qualquer país terá benefícios económicos e de saúde se o resto do mundo recuperar da pandemia.
Cientistas canadianos descobriram o primeiro caso de cancro num dinossauro, refere um estudo hoje citado pela agência noticiosa AFP, assinalando que se trata de um cancro ósseo.
Duas dezenas de enfermeiros manifestaram-se hoje em frente à Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo para exigir a resolução das injustiças para com estes profissionais e reconhecer que são imprescindíveis no combate à pandemia.
O presidente da Associação de Bares da Zona Histórica do Porto vai enviar hoje uma proposta ao Governo para a abertura das discotecas além da 01:00 após parecer favorável da Direção-Geral da Saúde.
O Tribunal de São João Novo, no Porto, determinou a realização de análises às águas de São Pedro da Cova, Gondomar, estudo que inclui um raio de 1,5 quilómetros em torno do local onde foram depositados resíduos perigosos.
A Federação nacional dos Professores (Fenprof) defendeu hoje que é preciso abrir concursos para professores no ensino superior e respeitar as cargas horárias dos docentes no próximo ano letivo, marcado pela pandemia de covid-19.
Portugal regista hoje mais três mortos e 213 novos casos de infeção por covid-19 em relação a quarta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS).
A pandemia de covid-19 já matou pelo menos 708.236 pessoas em todo o mundo desde que o vírus foi detetado na China, em dezembro, refere o último balanço feito pela Agência France-Presse (AFP) com base em dados oficiais.
Trinta e duas pessoas morreram e 74 ficaram infetadas pelo Ébola no noroeste da República Democrática do Congo (RDC) desde que um novo surto foi declarado a 01 de junho, informou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS).
A crise nos média, a crescente precarização do jornalismo e a diminuição das expetativas destes profissionais destacam-se num inquérito sobre os efeitos do estado de emergência no jornalismo no contexto da pandemia de covid-19.
A Autoridade de Saúde dos Açores informou hoje que as 1.410 análises realizadas nas útimas 24 horas nos dois laboratórios de referência da região não revelaram novos casos positivos de covid-19.
As quase 300.000 vítimas das explosões de terça-feira em Beirute e uma possível escassez de medicamentos fazem temer uma crise humanitária no Líbano comparável à da guerra civil, disse o presidente da organização Médicos Sem Fronteiras (MSF).
O número de internados infetados por covid-19 devido a um foco num lar do Porto subiu de quatro para oito, mantendo-se nos 44 o total de casos confirmados, revelou hoje da Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN).
O Agrupamento de Centros de Saúde Sintra é a unidade de saúde no país com maior carência de médicos de família, precisando que 29 clínicos de Medicina Geral e Familiar, segundo um despacho publicado em Diário da República.
A pandemia de covid-19 agravou muitas situações de ansiedade, depressão e perturbações do comportamento alimentar nos jovens, bem como os consumos de álcool e tabaco, segundo a coordenadora do centro de atendimento para adolescentes Aparece.
O Aparece, um centro de atendimento para adolescentes, em Lisboa, vai dar lugar a uma área dedicada à covid-19, uma situação que está a preocupar pais e a coordenadora do serviço, devido à possível perda de privacidade dos jovens.
Toda a região interior do Norte e Centro e alguns concelhos do Algarve estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, num dia em que Portugal continental está novamente em situação de alerta.
Os 36 funcionários que estiveram de serviço na creche "O Pinheiro", na Sertã, submetidos a testes à covid-19 após uma criança de 3 anos ter acusado positivo, deram todos negativo, disse hoje o provedor da Santa Casa da Misericórdia.
A reabertura de escolas em países com elevado contágio pelo novo coronavírus "vai piorar a situação" associada à pandemia de covid-19, avisou hoje o responsável pelo programa de Emergências Sanitárias da Organização Mundial de Saúde (OMS), Michael Ryan.
A farmacêutica norte-americana Pfizer e a biotecnológica alemã BioNTech iniciaram um ensaio clínico de uma potencial vacina para a covid-19 envolvendo cerca de 30 mil participantes, foi hoje anunciado.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, não quis hoje comentar a inconstitucionalidade do confinamento obrigatório imposto pelo Governo Regional dos Açores, decretada pelo Tribunal Constitucional, afirmando que respeita os órgãos de justiça.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) pediu hoje ao Governo que respeite quem combate a pandemia de covid-19, após um despacho determinar o "dever de colaboração e de celeridade" para 19 freguesias da Área Metropolitana de Lisboa (AML).