Dos 97 utentes do lar Mansão de São José, em Beja, infetados com o novo coronavírus, 58 vão ser transferidos no sábado para a Base Aérea 11 (BA11), em Beja, revelou hoje o presidente da Câmara Municipal.
Tiago Correia, professor de Saúde Internacional no Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa considera um “erro de gestão política” o endurecimento das medidas para travar a progressão da pandemia da COVID-19, anunciado esta quarta-feira pelo Primeiro-Ministro.
Considerada um “país exemplo” na Primavera no combate à pandemia da COVID-19, a República Checa enfrenta agora, a cada dia que passa, uma subida exponencial de novos casos de infetados. Marco Maio, um português a viver em Praga, capital do país, entrevistado pelo Canal S+ garante que “as pessoas voltaram à vida normal sem as precauções que deviam”.
O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, considerou hoje que até agora a dexametasona corticosteroide é a única terapêutica comprovada como eficaz contra a covid-19, para doentes com doenças graves.
Em outubro, a Fundação Portuguesa do Pulmão, em parceria com o Hospital de Santa Maria, no Porto, lançou uma campanha de oferta de vacinas contra a doença pneumocócica, com o objetivo de reforçar a imunidade nos grupos de risco, numa fase em que vivemos uma segunda vaga de Covid-19.
A Associação de Oficiais das Forças Armadas (AOFA) repudiou hoje o uso obrigatório da aplicação StayAway Covid pelas Forças Armadas proposto pelo governo, apontando "questões de legalidade” e dificuldades práticas de fiscalização da medida.
A diretora-geral da Saúde afirmou hoje que é preciso distinguir se as sequelas que ficam nos doentes com covid-19 derivam da doença ou do tratamento e do longo tempo de internamento nos cuidados intensivos.
Dez profissionais de saúde do Hospital Garcia de Orta, em Almada, no distrito de Setúbal, testaram positivo para o novo coronavírus, informou hoje a administração hospitalar, que garante ter ativado todos os procedimentos para a contenção.
O PSD entregou hoje no parlamento o diploma que impõe a obrigatoriedade do uso de máscara em espaços públicos, praticamente idêntico ao do Governo, retirando as referências à aplicação Stayaway Covid e acrescentando um período de vigência.
A Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCim) vai abrir concurso público para a realização de um estudo sobre a política de saúde na região, que deverá indicar a futura localização de um novo hospital, reclamado há vários anos.
O secretário de Estado da Saúde admitiu hoje recorrer “em caso de necessidade” no combate à pandemia de covid-19 aos setores privado e social, mas sublinhou que “a prioridade” é o reforço do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O número de pessoas infetadas com covid-19 relacionadas com um surto em valências da Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa, no distrito de Évora, subiu para 24, disse hoje à agência Lusa fonte da instituição.
O cabeça de lista por São Miguel do PAN/Açores nas eleições regionais, Pedro Neves, defende um aumento do investimento público na próxima legislatura para apoiar as instituições de solidariedade social, confrontadas com a pandemia, a prosseguirem o seu "trabalho meritório".
O presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública, Ricardo Mexia, e o economista João Duque vão ser dois dos oradores das jornadas parlamentares do PSD, que se realizam na quarta-feira na Assembleia da República.
A segunda fase da vacinação da gripe arranca na segunda-feira e a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, assegurou hoje a existência de doses suficientes com vista a evitar confusões entre casos de gripe e casos de covid-19.
O diretor do lar de Seixas, em Caminha, confirmou hoje à Lusa a terceira morte associada à covid-19, mas sublinhou a redução em "mais de 50%" do número de utentes infetados, que passou de 38 para 16.
Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) combinaram nanopartículas de duas substâncias de origem natural com a radioterapia em modelos animais de cancro da mama e concluíram que o crescimento do tumor diminui “significativamente”.
Portugal registou hoje 21 mortos relacionados com o novo coronavirus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), voltando a valores diários que não eram observados desde abril.
A taxa de ocupação das camas em unidades de cuidados intensivos está em 67%, apesar do agravamento da evolução da pandemia de covid-19, revelou hoje o secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes.
O serviço de ortopedia do Hospital Distrital da Figueira da Foz deverá reabrir no início da próxima semana, depois de ter sido encerrado na quarta-feira devido a surto do novo coronavírus, disse à agência Lusa fonte hospitalar.
Desde o início da pandemia da covid-19 em Portugal, em 02 de março, morreram 860 pessoas que residiam em lares, representando quase 40% do total dos óbitos no país, segundo dados divulgados hoje pela diretora-geral da Saúde.
Seis funcionários de uma estrutura residencial da terceira idade da vila do Caramulo, no concelho de Tondela, testaram positivo para a covid-19, disse hoje a autarquia.
Nuno Carvalho foi designado pelo Ministério da Saúde como diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Santo Tirso/Trofa, distrito do Porto, segundo despacho hoje publicado em Diário da República (DR), sucedendo no cargo Ana Maria Tato.
Um lar ilegal do concelho de Valpaços, distrito de Vila Real, foi encerrado e 13 idosos foram retirados devido a “condições precárias” de organização e higiene, disse fonte do Instituto de Segurança Social (ISS).