O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) convocou uma greve de zelo ao trabalho administrativo e burocrático a partir do dia 28 e admite, se não tiver respostas da tutela, endurecer a forma de luta.
Um em cada quatro portugueses deixaram de recorrer ao Serviço Nacional de Saúde no ano passado por medo de serem contagiados com o novo coronavírus e mais de dois terços consideram que o SNS tem respondido bem à pandemia.
Os profissionais de saúde são o ponto mais forte do Serviço Nacional de Saúde e que merece ser valorizado segundo os utentes, revela um estudo hoje divulgado, que aponta o acesso e tempos de espera como aspetos a melhorar.
O investimento no Serviço Nacional de Saúde em 2020 permitiu um retorno de 6,8 mil milhões de euros para a economia, tendo em conta o impacto dos cuidados de saúde no absentismo e na produtividade, conclui um estudo hoje divulgado.
Os líderes da União Europeia (UE) reúnem-se hoje em Bruxelas com o Presidente norte-americano, Joe Biden, na primeira cimeira desde 2017, na qual Bruxelas e Washington tentarão compromissos sobre vacinas anticovid-19, metas climáticas e comércio.
Os ministros da Saúde da UE vão tentar adotar hoje uma posição comum relativamente às regras para reforçar o papel da Agência Europeia do Medicamento (EMA) na preparação de crises e gestão de produtos medicinais e dispositivos médicos.
O fundador da Microsoft, Bill Gates, advertiu segunda-feira que "centenas de milhões de agricultores" estão a sentir os efeitos das mudanças climáticas e defendeu a inovação no setor, numa conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação (FAO).
O Banco Mundial juntou-se ao Grupo de Trabalho para a Aquisição de Vacinas em África (AVATT), acelerando o processo de vacinação de 60% da população africana, um valor "fundamental" para salvar vida e relançar a economia.
O Brasil poderia ter salvo 20 mil vidas por mês se ampliasse para dois milhões o número de doses de vacinas contra a covid-19 aplicadas por dia, segundo um estudo universitário hoje divulgado pela rede Globo.
O presidente do Governo dos Açores admitiu hoje a possibilidade de a ‘task force’, que está a vacinar em massa a população das ilhas sem hospital, garantir também um reforço da vacinação contra a covid-19 em São Miguel.
A Madeira registou hoje oito novos casos de covid-19, sete recuperações e 76 situações suspeitas, indicou a Direção Regional de Saúde, referindo que o total de infeções ativas é de 71, com dois doentes hospitalizados.
O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, salientou hoje a diminuição do número de casos de covid-19 no mundo, mas afirmou-se preocupado com o “aumento acentuado” em África.
O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, disse hoje que a região está “cada vez mais de olhos postos” na “retoma da normalidade” perante a pandemia da covid-19, considerando o processo de vacinação um “sucesso”.
O primeiro-ministro hoje disse que ninguém pode garantir que não se volta atrás no desconfinamento, sublinhando que o Governo adotará “em cada momento as medidas que se justifiquem perante o estado da pandemia”.
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) criticou a circulação de informação errada sobre a vacina da AstraZeneca contra a covid-19, depois de um funcionário da agência ter sido mal interpretado numa entrevista ao jornal italiano La Stampa.
Cerca de três dezenas de bolseiros de investigação científica protestaram hoje, em frente ao Ministério da Ciência, em Lisboa, a favor do prolongamento do prazo de todas as bolsas em três meses e em maior duração nos casos aplicáveis.
Portugal e São Tomé e Príncipe vão alargar o serviço de telemedicina à área da gastroenterologia, com o lançamento da TeleGastro, uma solução tecnológica que permitirá a avaliação de doentes em tempo real nos dois países, foi hoje anunciado.
A Câmara do Porto revelou hoje que vai levar “em breve” a aprovação do executivo o aviso de abertura do procedimento para selecionar a entidade que vai operar a unidade móvel de consumo vigiado de droga no concelho.
O virologista Pedro Simas afirmou hoje que, até agora, não houve uma variante do coronavírus SARS-CoV-2 que “quebrasse o efeito protetor” das vacinas contra a covid-19, sublinhando que são todas eficientes a prevenir a doença grave e a morte.
O Governo e a `task force´ da vacinação contra a covid-19 estão a avaliar a forma mais rápida de vacinar os imigrantes ilegais, no âmbito do plano que prevê a imunização de todos os residentes em Portugal.
O índice nacional de transmissibilidade (Rt) do coronavírus SARS-CoV-2 subiu de 1,07 para 1,09 e a incidência de casos de infeção por 100.000 habitantes subiu de 79,3 para 84,5, foi hoje divulgado.
Portugal teve nas últimas 24 horas mais 625 casos confirmados de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e estão internadas mais 15 pessoas com covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde.
O Conselho da União Europeia (UE) aprovou hoje uma recomendação que estabelece a Garantia Europeia para a Infância, prevendo que os menores em risco acedam gratuitamente a serviços essenciais como educação e saúde, “uma conquista” segundo a presidência portuguesa.
A Organização Internacional das Migrações (OIM) alertou hoje para a necessidade de incluir os migrantes nos programas de vacinação contra a covid-19 em todo o mundo sob pena de criar "uma nova assimetria no mundo".