A região sul de Portugal continental registou no final de maio um aumento da área em seca meteorológica, com o Baixo Alentejo e o Algarve em situação de seca moderada e alguns locais em seca severa, segundo o IPMA.
O Parlamento Europeu aprovou a adoção do certificado digital covid-19, que permitirá aos cidadãos comunitários já vacinados, recuperados de uma infeção ou testados viajar sem restrições dentro da União Europeia a partir de 01 de julho.
O Governo vai reforçar o apoio às vítimas de violência doméstica por causa dos “desafios impostos pela pandemia covid-19” e do período de férias escolares e laborais que se aproxima, lembrando que a casa nem sempre é um lugar seguro.
Todos os distritos do continente e o arquipélago da Madeira apresentam hoje um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Hospitalar Universitário de São João, no Porto, está a digitalizar informações clínicas de doentes, sobretudo dos pediátricos porque são os “futuros utentes adultos”, para diminuir a utilização de papel e facilitar o acesso pelos médicos.
O Parlamento Europeu (PE) vai votar hoje a proposta de criação de um certificado digital covid-19 que, se aprovado, entrará em vigor a 01 de julho, pondo fim às restrições à circulação na Europa a vacinados, recuperados e testados.
A Assembleia da República debate hoje os projetos de lei do Bloco de Esquerda (BE) e da Iniciativa Liberal (IL) para legalização da canábis para consumo pessoal, um agendamento potestativo dos bloquistas.
Lisboa não vai avançar para a próxima fase de desconfinamento, anunciou hoje o presidente da autarquia, o socialista Fernando Medina, que considerou que a capital “não está em condições de fazer esse avanço”.
Os presidentes das câmaras municipais de Lisboa, Fernando Medina (PS), e de Cascais, Carlos Carreiras (PSD), defenderam hoje a passagem da gestão dos centros de saúde para as autarquias, considerando que a mudança traria maior celeridade e eficácia.
A Madeira registou hoje quatro novos casos de covid-19 e 15 recuperados, anunciou a Direção Regional da Saúde (DRS), referindo que a região contabiliza atualmente 97 casos de infeção ativos.
O ministro da Economia e Transição Digital anunciou hoje que Portugal passará na próxima semana a receber cidadãos norte-americanos que apresentem o devido certificado de vacinação, como recomendado pelo Conselho Europeu.
O chefe da diplomacia da Hungria justificou hoje o donativo de vacinas contra a covid-19 a Cabo Verde com a parceria estratégica com o arquipélago e por aquele Governo recusar que as vacinas sejam assunto “ideológico ou geopolítico”.
O Centro Hospitalar e Universitário do Porto (CHUP), mais conhecido por hospital de Santo António, tem 86 enfermeiros “em risco” de perder o emprego, depois de terem sido “ultrapassados” por profissionais com “contratos covid-19”, denunciou hoje o sindicato.
A vacina contra a covid-19 da Janssen, que estava recomendada para pessoas acima dos 50 anos, vai poder ser administrada a homens a partir dos 18 anos, indica uma norma da Direção-Geral de Saúde (DGS).
Portugal já realizou cerca de 12 milhões de testes à covid-19 desde o início da pandemia, sendo que mais de metade (53%) foram feitos nos primeiros cinco meses deste ano, disse hoje o coordenador da ‘task force’ da testagem.
Perto de quatro milhões de portugueses receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19, o equivalente a 39% da população, e mais de 2,3 milhões têm a vacinação completa, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
A pandemia levou muitos Estados-membros da União Europeia (UE) a imporem restrições à circulação, o que deverá ser ultrapassado este verão com o certificado covid-19 para vacinados, recuperados e testados, embora as medidas para viagens dependam sempre dos países.
Perto de 25 mil testes à covid-19 foram realizados em Lisboa e Vale do Tejo entre 27 de maio e 07 de junho, com uma taxa de positividade de 0,17%, segundo dados divulgados pela Task Force do plano de testagem.
O primeiro-ministro, António Costa, anunciou hoje que o Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou por unanimidade uma recomendação à Assembleia Geral da organização para a recondução de António Guterres no cargo de secretário-geral da ONU.
O Ministério da Educação vai voltar a ouvir especialistas e diretores escolares até à próxima semana, antes da aprovação final do plano para a recuperação das aprendizagens afetadas durante a pandemia da covid-19.
O bastonário da Ordem dos Enfermeiros de Angola mostrou-se hoje preocupado com o número elevado de casos de malária registados no país nos últimos meses, alertando que esta doença mata mais do que a covid-19.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) vai realizar, a partir de quarta-feira e até domingo, “algum controlo de acessos” no eixo central de Lisboa, sobretudo nas zonas ligadas às festas populares, existindo “limitações à circulação rodoviária e pedonal”.
A Agência Europeia do Medicamento (EMA) começou a avaliar a possível administração da vacina da Moderna para a covid-19 em crianças e jovens entre os 12 e os 17 anos, como já acontece com a da PfizerBioNtech.
A Madeira já administrou 163.079 mil vacinas contra a covid-19 desde dezembro de 2020, indicou hoje a Direção Regional de Saúde, referindo que 101.448 correspondem à administração da primeira dose e 61.631 à segunda dose.