A União Europeia tem já 53 locais de produção completa ou de componentes de vacinas anticovid-19, nenhum em Portugal, informou hoje a Comissão Europeia, esperando a produção de mais de três mil milhões de doses até final do ano.
A última pessoa confirmada com Ébola na Guiné-Conacri já teve alta médica do centro de tratamento em N'Zérékoré, na zona sul do país, onde o vírus reapareceu no final de janeiro, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e meios locais.
Uma dúzia de países, incluindo Estados Unidos e vários membros da União Europeia, ofereceram à Índia material médico para ajudar a aliviar a crise de recursos do país, que enfrenta um violento surto de covid-19.
Mais de 15% da população residente em Portugal tem anticorpos específicos contra o novo coronavírus, a maioria conferida por infeção, sendo nas regiões Norte, Lisboa e Vale do Tejo, Centro e Alentejo onde se observou uma maior seroprevalência.
O Movimento Doentes pela Vacinação (MOVA) defendeu hoje que as vacinas trazem ganhos quantitativos e qualitativos transversais à sociedade e que, no caso de doenças graves como a pneumonia, a vacina pode ser feita em qualquer altura do ano.
A Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (Apifarma) apelou hoje à confiança na ciência e na investigação clínica, sublinhando que foram elas que permitiram alcançar soluções de saúde inovadoras como os medicamentos e as vacinas.
O novo projeto EcoEconomy 4.0, promovido pela Associação Empresarial de Portugal (AEP), propõe-se usar as tecnologias digitais da Indústria 4.0 para "reduzir o baixo conhecimento" das PME industriais das regiões Norte, Centro e Alentejo.
A associação Ânimas lançou o Projeto Envolver, para motivar os idosos a regressarem à vida ativa com o auxílio de cães, na freguesia de Paranhos, Porto.
A avó Lurdes Brochas, de 73 anos, é o pilar do seu lar desde que se lembra e, durante a pandemia, ao testar positivo, sentiu uma responsabilidade ainda maior para não infetar o filho e o neto.
A Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) alertou hoje que a pandemia veio acentuar ainda mais a importância da vacinação na prevenção de doenças graves, lembrando que há vacinas que devem ser tomadas ao longo a vida.
O Parlamento Europeu (PE) inicia hoje uma sessão plenária, em Bruxelas, marcada pela votação do Certificado Verde Digital, o acordo comercial UE-Reino Unido e o debate sobre a visita dos líderes do Conselho e da Comissão à Turquia.
O primeiro-ministro sueco, Stefan Löfven, acredita que os princípios do Pilar Social proclamados em Gotemburgo “não são apenas palavras” e “terão impacto na vida quotidiana” dos cidadãos, uma vez adotado o respetivo plano de ação, no Porto.
O Movimento Ibérico Antinuclear (MIA) defendeu hoje que o acidente nuclear de Chernobil, ocorrido há precisamente 35 anos, deveria fazer "refletir seriamente" sobre a central nuclear de Almaraz, localizada perto da fronteira com Portugal.
A Ordem dos Médicos vai reunir-se na segunda-feira com os diretores de serviço e de unidades médicas do Centro Hospitalar de Setúbal (CHS), que se debate com vários problemas, incluindo a falta de clínicos.
O coordenador da ‘task force’ da campanha de vacinação contra a covid-19, Henrique Gouveia e Melo, disse hoje que não há perspetiva falta de recursos humanos para cumprir o objetivo de vacinar 100 mil pessoas por dia.
Todas as regiões do país apresentam um índice médio de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 abaixo de 1, com exceção do Norte que está acima deste valor nos últimos 22 dias, anunciou hoje o INSA.
O ministro do Ambiente e Ação Climática defendeu hoje que Portugal “quer muito”, enquanto presidente do Conselho da União Europeia, que a estratégia europeia para a adaptação às alterações climáticas seja aprovada em junho.
Mais de 50 mil pessoas já agendaram a data da sua vacinação contra a covid-19 através do Portal do Auto-agendamento para Vacinação, revelou hoje o presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), Luís Goes Pinheiro.
O Porto de Leixões, em Matosinhos, iniciou o processo de transição energética e prevê atingir a neutralidade carbónica até 2035, tornando-se o “primeiro porto na Europa” a ser autossuficiente a nível energético, adiantou hoje a administração portuária.
O primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe manifestou-se hoje "satisfeito" com a colocação do seu país no grupo dos oito novos países identificados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com potencial para eliminar a malária nos próximos cinco anos.
O Sindicato Nacional do Ensino Superior (SNESup) considerou hoje que a exclusão dos docentes das universidades e politécnicos das prioridades na vacinação contra a covid-19 revela despreocupação do Governo em garantir segurança no regresso às aulas presenciais.
O comissário europeu do Mercado Interno afirmou hoje que o aumento da produção na Europa vai permitir disponibilizar 410 milhões de vacinas aos Estados-membros neste segundo trimestre, assegurando o objetivo de vacinar 70% dos adultos até julho.
A Agência Europeia do Medicamento (EMA) defendeu hoje a administração da segunda dose da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca, mesmo com os riscos associados à possibilidade de ocorrência de coágulos sanguíneos após a vacinação.
Portugal tem hoje 43 concelhos com incidência da covid-19 superior a 120 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, mais 14 em relação ao boletim anterior divulgado na última sexta-feira.