O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, salientou hoje a diminuição do número de casos de covid-19 no mundo, mas afirmou-se preocupado com o “aumento acentuado” em África.
O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, disse hoje que a região está “cada vez mais de olhos postos” na “retoma da normalidade” perante a pandemia da covid-19, considerando o processo de vacinação um “sucesso”.
O primeiro-ministro hoje disse que ninguém pode garantir que não se volta atrás no desconfinamento, sublinhando que o Governo adotará “em cada momento as medidas que se justifiquem perante o estado da pandemia”.
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) criticou a circulação de informação errada sobre a vacina da AstraZeneca contra a covid-19, depois de um funcionário da agência ter sido mal interpretado numa entrevista ao jornal italiano La Stampa.
Cerca de três dezenas de bolseiros de investigação científica protestaram hoje, em frente ao Ministério da Ciência, em Lisboa, a favor do prolongamento do prazo de todas as bolsas em três meses e em maior duração nos casos aplicáveis.
Portugal e São Tomé e Príncipe vão alargar o serviço de telemedicina à área da gastroenterologia, com o lançamento da TeleGastro, uma solução tecnológica que permitirá a avaliação de doentes em tempo real nos dois países, foi hoje anunciado.
A Câmara do Porto revelou hoje que vai levar “em breve” a aprovação do executivo o aviso de abertura do procedimento para selecionar a entidade que vai operar a unidade móvel de consumo vigiado de droga no concelho.
O virologista Pedro Simas afirmou hoje que, até agora, não houve uma variante do coronavírus SARS-CoV-2 que “quebrasse o efeito protetor” das vacinas contra a covid-19, sublinhando que são todas eficientes a prevenir a doença grave e a morte.
O Governo e a `task force´ da vacinação contra a covid-19 estão a avaliar a forma mais rápida de vacinar os imigrantes ilegais, no âmbito do plano que prevê a imunização de todos os residentes em Portugal.
O índice nacional de transmissibilidade (Rt) do coronavírus SARS-CoV-2 subiu de 1,07 para 1,09 e a incidência de casos de infeção por 100.000 habitantes subiu de 79,3 para 84,5, foi hoje divulgado.
Portugal teve nas últimas 24 horas mais 625 casos confirmados de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e estão internadas mais 15 pessoas com covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde.
O Conselho da União Europeia (UE) aprovou hoje uma recomendação que estabelece a Garantia Europeia para a Infância, prevendo que os menores em risco acedam gratuitamente a serviços essenciais como educação e saúde, “uma conquista” segundo a presidência portuguesa.
A Organização Internacional das Migrações (OIM) alertou hoje para a necessidade de incluir os migrantes nos programas de vacinação contra a covid-19 em todo o mundo sob pena de criar "uma nova assimetria no mundo".
O fabricante de vacinas Novavax anunciou hoje que o seu fármaco foi altamente eficaz contra a covid-19 e que protegeu também contra variantes do vírus SARS-CoV-2, num estudo em fase final nos Estados Unidos e no México.
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) vai reforçar o dispositivo de emergência médica nacional entre junho e setembro com a introdução de 11 meios de emergência em diferentes áreas geográficas nacionais.
A partir de 01 de julho passa a ser obrigatório a apresentação de teste rápido antigénio negativo à covid-19 para entrar na Madeira, realizado até 48 horas antes da viagem, em substituição do PCR, anunciou hoje o Governo Regional.
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) está a disponibilizar uma consulta de psiquiatria para acompanhamento de doentes que estiveram internados com a infeção SARS-CoV-2 e que possam sofrer de patologia mental, anunciou hoje aquela instituição de saúde.
Os Açores contam com 30 novos casos positivos de covid-19, sendo um na Terceira e 29 em São Miguel, resultantes de 1.059 análises realizadas nos laboratórios de referência da região, informou hoje a Autoridade de Saúde açoriana.
O Conselho da União Europeia (UE) adotou hoje uma recomendação para abordagem coordenada relativamente às viagens, propondo que vacinados com pelo menos uma dose e recuperados da covid-19 não sejam submetidos a medidas restritivas como quarentenas ou testes.
A China considerou hoje difamatória a declaração final da cimeira do G7 que pediu a Pequim respeito pelos direitos humanos, especialmente na província chinesa de Xinjiang, e a garantia de um alto nível de autonomia de Hong Kong.
Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da Universidade do Porto concluíram que a “ausência do gene da juventude” em células musculares que não se dividem tem “um impacto positivo na regeneração do tecido muscular”.
Os dadores de sangue já podem a agendar a sua dádiva diretamente no ‘site’ do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa, através de uma nova funcionalidade lançada hoje pelo hospital, que pretende ultrapassar as 20 doações por dia.
O primeiro-ministro, António Costa, considerou hoje que o certificado covid-19 da União Europeia (UE) para facilitar a circulação cria uma “oportunidade de viajar em liberdade e em segurança”, avisando que se devem manter algumas “normas de segurança”.
Cerca de 55% dos estudantes do ensino superior piorou o seu estado de saúde mental devido ao impacto da pandemia de covid-19, de acordo com um inquérito realizado pelas Associações e Federações Académicas de âmbito nacional.