Portugal registou 12 mortes atribuídas à covid-19 e 2.598 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) atualizou hoje os dois avisos amarelos para sete das nove ilhas dos Açores devido a precipitação forte e possibilidade de trovoada.
Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 60 novos casos positivos de covid-19, mais 28 do que na quinta-feira, situando-se a maioria (54) na ilha de São Miguel, adiantou hoje a Autoridade de Saúde Regional.
Mais de 111 mil adolescentes entre os 12 e os 15 anos já estão inscritos para serem vacinadas contra a covid-19, o que representa mais um quarto do total (400 mil), indicou hoje a 'task force'.
A Aliança Global de Vacinas (Gavi) reviu para “1,9 mil milhões” a previsão de doses de vacinas contra a covid-19 a distribuir até ao final do ano e considera que "o maior desafio" continua a ser o abastecimento.
A pandemia de covid-19 provocou a morte de pelo menos 4.333.013 pessoas em todo o mundo desde que foram detetados os primeiros casos na China, no final de 2019, segundo o balanço de hoje da agência francesa de notícias AFP.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) defendeu hoje a necessidade de “pareceres técnico-científicos prevalecerem sobre a politização da pandemia” e criticou o afastamento do delegado de saúde de Castro Marim, pela não renovação da sua comissão de serviço.
A mortalidade em julho aumentou relativamente ao mês anterior, mas a tendência de redução do número de óbitos por comparação com o período homólogo de 2020 manteve-se, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Os centros de vacinação vão encher-se no fim de semana, numa operação para vacinar em dois dias os jovens de 16 e 17 anos, com mais de 100 mil marcações feitas e a possibilidade de recorrer à “Casa Aberta”.
O Governo determinou hoje a declaração de situação de alerta em 14 distritos de Portugal continental por causa das previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para um agravamento do risco de incêndio.
A pandemia de covid-19 afetou os rastreios e testes ao VIH/sida, bem como a profilaxia pré-exposição, que está “longe” dos objetivos a que se propôs, assinalam médicos e organizações no terreno.
Algumas unidades de saúde não estão a garantir medicação suficiente para três meses aos doentes com VIH/sida, como estabelece a lei, confirmou a Lusa junto de hospitais, organizações e utentes.
Portugal continental e o arquipélago da Madeira apresentam hoje um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), de acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A ´task force´ responsável pelo processo de vacinação contra a covid-19 registou já mais de 80 mil pedidos de auto agendamento de vacinas para jovens entre os 12 e os 15 anos, disse à Lusa fonte da entidade.
O Governo português esclareceu hoje que “há apenas seis cidadãos nacionais” em quarentena em Itália, dizendo que todas as situações “estão a ser acompanhadas” e recusando “qualquer insuficiência de recursos humanos” para esse apoio.
A Madeira registou hoje 31 novos casos de covid-19, elevando para 10.604 o número de infeções por SARS-CoV-2 confirmadas desde o início da pandemia, indicou a Direção Regional de Saúde, referindo que sete pessoas estão hospitalizadas.
A Secção Regional do Centro (SRCentro) da Ordem dos Enfermeiros solicitou hoje a "reabertura imediata" da extensão de saúde de Aguda, da Unidade de Saúde Familiar (USF) de Figueiró dos Vinhos, no distrito de Leiria.
Os laboratórios Unilabs confirmaram hoje à Lusa ter havido “um problema” no frigorífico de armazenamento das vacinas no centro de vacinação do Queimódromo, no Porto, tendo o mesmo sido resolvido logo que detetado.
O primeiro-ministro, António Costa, assegurou hoje que a decisão da Direção-Geral da Saúde sobre a vacinação universal dos jovens a partir dos 12 anos foi “puramente técnica”, defendendo que o Governo apenas se preparou antecipadamente para isso.
O primeiro-ministro deixou hoje um apelo aos portugueses para os próximos dias, devido ao risco de incêndios, pedindo que evitem comportamentos de risco, a melhor forma de apoiar os agentes que combatem os fogos no terreno.
A utilização de extratos de algas na suplementação de óleos alimentares poderá aumentar o seu tempo de vida útil, conclui um estudo efetuado em Peniche, no âmbito de um projeto promovido pelo MARE – Politécnico de Leiria.
O Conselho de Ministros aprovou hoje a Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (ENSAN), que pretende ser um referencial de atuação integrada para “um sistema alimentar sustentável e saudável”.
Portugal registou 11 mortes atribuídas à covid-19 e 2.708 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).
O coordenador da ‘task force’ da vacinação contra a covid-19 afirmou hoje que os centros de inoculação envolvendo recursos municipais passarão para os centros de saúde quando aliviar a pressão nos atuais sistemas.