Portugal continental avança hoje para a última etapa de levantamento das restrições impostas para controlar a pandemia, um plano que dependeu do ritmo da vacinação, que está muito perto de atingir a meta dos 85%.
As lojas e restaurantes deixam de estar sujeitas a restrições de horários e de limitação de clientes a partir de hoje, no âmbito da terceira fase do desconfinamento, que prevê também a reabertura de bares e discotecas.
O diretor-geral das Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, pediu hoje aos países americanos que apoiem um acordo “juridicamente vinculativo” para enfrentar futuras pandemias, devido ao forte impacto da covid-19 na região, no último ano e meio.
Mais de uma dezena de enfermeiras que são mães manifestaram-se hoje junto à Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) contra a discriminação na carreira devido à maternidade.
O presidente do Governo da Madeira admitiu hoje aliviar “gradualmente” as medidas preventivas da covid-19 mesmo sem a região atingir os 85% de residentes com vacinação completa, se a situação atual se mantiver.
A localização da nova maternidade ainda não consta do Plano de Desenvolvimento Estratégico (PDE) do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), apresentado hoje, que prevê um novo bloco para cirurgia de ambulatório no Hospital Geral (Covões).
O candidato às primeiras eleições para o cargo de bastonário da Ordem dos Fisioterapeutas Emanuel Vital alertou hoje para a “falta gritante” destes profissionais no Serviço Nacional de Saúde, que emprega 1.200, um décimo dos fisioterapeutas existentes em Portugal.
O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, afirmou hoje, em Braga, que o Governo vai reforçar a “atenção” à questão da legionela, com uma nova estratégia que estará pronta até ao final do ano.
O Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) pediu hoje uma "ação urgente" para enfrentar a oposição às vacinas contra a covid-19 na Europa, e denunciou um aumento nos ataques à infraestrutura e funcionários da saúde.
A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 4.771.320 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, segundo o balanço diário da agência France-Press.
A última fase do levantamento das restrições impostas para a controlar a pandemia entra em vigor em Portugal continental na sexta-feira, com a reabertura de bares e discotecas e o fim das limitações de ocupação para lojas e restaurantes.
O Núcleo de Estudos de Geriatria (NEGERMI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna lança na sexta-feira a campanha “Vacinação é Proteção”, com o objetivo de sensibilizar os idosos para as vantagens das vacinas, como as da gripe e pneumonia.
O YouTube removeu mais de 130 mil vídeos desde outubro do ano passado por violarem as políticas covid-19 relativas à informação sobre vacinas e alargou as diretrizes sobre outras vacinas já aprovadas, divulgou hoje a plataforma.
A Ordem dos Médicos enalteceu hoje o vice-almirante, Henrique Gouveia e Melo, e respetiva equipa pelo trabalho realizado no plano de vacinação contra a covid-19.
A taxa de incidência de infeções com SARS-CoV-2 nos últimos 14 dias voltou hoje a descer quer no continente quer a nível nacional, registando-se, por outro lado, uma ligeira subida no índice de transmissibilidade.
O uso obrigatório de máscara mantém-se nos espaços comerciais com área superior a 400 metros quadrados, incluindo centros comerciais, esclarece o diploma que prevê o alívio das restrições associadas à pandemia e que entra em vigor na sexta-feira.
O Governo dos Açores vai deixar de pagar, a partir de outubro, os testes à covid-19 feitos pelos laboratórios nacionais para quem pretenda viajar para a região, anunciou hoje o secretário da Saúde, Clélio Meneses.
A Comissão Europeia lançou hoje cinco estruturas de missão para atingir até 2030 objetivos como tornar pelo menos 150 regiões e comunidades europeias resistentes às alterações climáticas e melhorar a vida de três milhões de pessoas com cancro.
Portugal regista hoje seis mortes atribuídas à covid-19, 755 novos casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 e uma redução nos internamentos, segundo dados da Direção-Geral da Saúde (DGS).
A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 4.762.596 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, segundo o balanço diário da agência France-Press.
A Madeira atingiu 81% da população residente com a vacinação completa contra a covid-19 e 83% com a primeira inoculação, segundo o boletim semanal sobre a administração de vacinas no arquipélago, divulgado hoje pelo Governo Regional.
Cerca de 200 médicos de família devem aposentar-se este ano, segundo a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), que diz que o saldo negativo entre as aposentações e entradas destes profissionais no SNS deve inverter-se em 2023.
Os Açores registaram 20 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, que provoca a doença covid-19, e 11 doentes internados, mais sete do que na terça-feira, segundo o boletim de hoje da Autoridade de Saúde.
A assistência no Serviço Nacional da Saúde (SNS) recuperou os níveis pré-pandemia, anunciou hoje o Ministério, indicando que foram realizadas este ano, até agosto, 24 milhões de consultas, mais três milhões do que em 2019.