O diretor de medicina intensiva do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, José Artur Paiva, admitiu hoje que nota “aumento de procura” devido ao novo coronavírus, mas garantiu que “há folga de resposta”.
O Núcleo de Estudos de Geriatria (NEGERMI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) vai lançar este domingo uma campanha de sensibilização com o objetivo de “alertar para os preconceitos existentes contra a velhice”.
Os profissionais de saúde envolvidos no processo de vacinação contra a covid-19 vão ter férias e descanso, assegurou hoje o coordenador da ‘task force’ responsável pelo plano, reiterando que já estava previsto na planificação da logística.
Quase 100 start-up foram criadas nos últimos 15 anos por estudantes, investigadores ou ex-alunos da Universidade Nova de Lisboa mantendo-se ativas e tendo conseguido um investimento superior a 500 milhões de euros, revelou a instituição.
Cerca de 550 mil pessoas foram abrangidas pela redução de 12 para oito semanas do período entre doses da vacina da AstraZeneca, revelou o coordenador do plano de vacinação contra a covid-19.
O coordenador do plano de vacinação contra a covid-19 revelou hoje que, no total, 2,5% da população respondeu ‘não’ à mensagem recebida para agendar a vacina e, quando houve mais filas, 2,7% faltaram à marcação.
Portugal vai receber apenas 200 mil das 600 mil vacinas da Janssen previstas para agosto, anunciou o coordenador do plano de vacinação contra a covid-19, que diz esperar ter 70% da população com vacinação completa entre 05 e 12 de setembro.
A China está a preparar-se para analisar amostras de sangue de residentes da cidade de Wuhan, antes de o primeiro surto de covid-19 ter sido detetado, em dezembro de 2019, informou hoje um jornal de Hong Kong.
Cerca de 40 concelhos do interior Norte e Centro e da região do Algarve apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, afirmou hoje que a absorção pelo tecido económico, empresarial e social do valor da ciência e da atividade dos cientistas ainda está por “conquistar e consolidar” em Portugal.
O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, disse hoje que o “excelente ritmo da vacinação” contra a covid-19 na região tem de ser “obviamente” tido em conta na definição das restrições para controlar a pandemia.
O presidente do Conselho Português para o Cérebro realçou hoje, em Coimbra, que um dos principais desafios na esclerose múltipla passa pelo diagnóstico precoce, notando que o problema não está nos meios auxiliares, mas na desvalorização de sintomas.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 450 litros de gelados na sequência dos alertas relativos à presença de goma de alfarroba contaminada com um pesticida cancerígeno nalguns géneros alimentícios.
A Associação Jornada Principal (AJP) considerou que o estudo hoje apresentado, e que exclui relação entre aterro da Recivalongo, em Valongo, e insetos "prejudiciais para a saúde", foi feito por “encomenda” e contém “conclusões enviesadas”.
O diretor de medicina intensiva do Hospital de São João, Porto, defendeu hoje que “embora seja importante celebrar vitórias”, a sociedade deve ser “humilde” perante o novo coronavírus, porque “o aparecimento de novas variantes pode mudar o jogo”.
A Madeira registou 28 novos casos de covid-19 e 16 recuperações, indicou hoje a Direção Regional da Saúde (DRS), referindo que o total de infeções ativas no arquipélago é de 225 e que há cinco doentes hospitalizados.
A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) anunciou hoje a inclusão da Síndrome de Guillain-Barré (SGB), uma doença neurológica rara, como um “efeito indesejável muito raro” associado à toma da vacina da Janssen contra a covid-19.
O número de concelhos da Área Metropolitana do Porto sob risco muito elevado de incidência de covid-19 passou de quatro para 10 numa semana, enquanto na Área Metropolitana de Lisboa todos os municípios permanecem no grupo com medidas mais restritivas.
O estado de calamidade vai ser renovado no início de agosto na Madeira porque a crise da pandemia da covid-19 não está ultrapassada, anunciou hoje o presidente do Governo Regional.
Portugal aproxima-se do momento de mudar políticas em relação à pandemia, atendendo à percentagem de população vacinada, disse hoje a ministra Mariana Vieira da Silva, depois de questionada sobre a possibilidade de reabrirem as discotecas.
O diretor de serviço de medicina intensiva do Hospital de São João, Porto, defendeu hoje a aceleração da vacinação de jovens e adolescentes “idealmente antes do início do ano letivo”, medida acompanhada da manutenção de cuidados individuais de proteção.
A situação da pandemia de covid-19 em Portugal mantém-se no vermelho, de acordo com a matriz de desconfinamento do Governo, mas “menos denso” por força da redução do índice de transmissibilidade (Rt), afirmou hoje a ministra da Presidência.
A Estratégia Nacional para a Inclusão das Pessoas com Deficiência 2021-2025 foi hoje aprovada em Conselho de Ministros, tornando-se Portugal no primeiro país europeu a fazê-lo depois da aprovação da estratégia europeia, em março.
O Governo prolongou hoje a situação de calamidade em Portugal continental até 08 de agosto, no âmbito do combate à pandemia de covid-19.