Os dadores de sangue devem voltar a ter direito à dispensa laboral no dia da dádiva, reivindicou hoje a federação portuguesa que os representa, alertando que o país perdeu 40 mil dadores regulares entre 2011 e 2021.
A organização não-governamental Human Rights Watch considera "pouco provável" que o julgamento Aung San Suu Kyi seja justo e pede a libertação imediata da líder deposta de Myanmar, antiga Birmânia.
Quinze distritos do continente, o arquipélago dos Açores e a ilha do Porto Santo apresentam hoje um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O teletrabalho deixa de ser obrigatório a partir de hoje, passando a ser recomendado na generalidade do território de Portugal continental, exceto nos quatro concelhos que apresentam taxas de incidência de covid-19 superiores aos limites definidos pelo Governo.
O presidente do Conselho de Administração do Hospital de Guimarães, Henrique Capelas, lamentou hoje a morte do antigo guarda-redes internacional Neno e manifestou eterna gratidão por “tudo o que deu” à instituição.
A Associação de Médicos de Saúde Pública apelou hoje à população para ter “algumas cautelas” em celebrações familiares e noutros contextos, lembrando que a vacina contra a covid-19 não é “100% eficaz” e que a “pandemia ainda não acabou”.
O Reino Unido registou 17 mortes e 8.125 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com os dados oficiais mais recentes, que hoje também confirmaram que a variante Delta é 60% mais transmissível.
A Agência Europeia do Medicamento (EMA) exortou hoje as farmacêuticas e os profissionais de saúde a relatarem casos de miocardite ou pericardite em pessoas que receberam as vacinas contra a covid-19 aprovadas na União Europeia.
Os internamentos nos hospitais da Região de Lisboa por covid-19 têm vindo a aumentar nas duas últimas semanas, reflexo do aumento dos contágios, mas a média de idade dos doentes baixou deixando de atingir os mais idosos.
Portugal tem hoje 22 concelhos com incidência do coronavírus SARS-CoV-2 superior a 120 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, mais dois do que na última sexta-feira.
O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, disse hoje que as decisões de controlo da covid-19 na região foram “científica e politicamente validadas", defendendo que o arquipélago está no “bom caminho” no combate à pandemia.
Os deputados do PSD eleitos pelo Algarve defenderam hoje que os casos covid-19 por 100 mil habitantes na região estão a ser “estatisticamente empolados”, apelando ao Governo uma revisão de critérios para evitar recuos no desconfinamento “sem razão”.
O chefe da diplomacia norte-americana, Antony Blinken, apelou hoje à China “cooperação” e “transparência” sobre a origem da covid-19, enquanto Washington tenta estabelecer se a doença pode ter vindo de um acidente num laboratório chinês.
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, instou hoje os líderes do G7 a “retirarem os ensinamentos” dos erros cometidos durante a pandemia covid-19 e da crise financeira de 2008, ao discursar na abertura da cimeira em Carbis Bay, Inglaterra.
O índice nacional de transmissibilidade (Rt) do coronavírus SARS-CoV-2 subiu de 1,05 para 1,07 e a incidência de casos de infeção por 100.000 habitantes subiu de 74,8 para 79,3, foi hoje divulgado.
Lisboa e Vale do Tejo continua a ser a região do país que apresenta um índice de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 mais elevada, mas este indicador desceu de 1,16 para 1,12 numa semana.
Portugal registou uma morte associada à doença covid-19 nas últimas 24 horas e contabilizou 519 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, metade dos quais em Lisboa e Vale do Tejo, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Os países mediterrânicos da União Europeia mantiveram hoje as críticas ao novo Pacto de Migração e Asilo europeu, sobre o qual exigiram manter um equilíbrio entre responsabilidade e solidariedade.
Um surto de poliomielite nas Filipinas terminou, de acordo com a Organização Mundial da Saúde e Fundo das Nações Unidas para a Infância, que elogiou os esforços do governo para combater a doença apesar da pandemia de covid-19.
A Amnistia Internacional (AI) alertou hoje para o facto de que o compromisso de doação de mil milhões de doses de vacinas contra a covid-19, que se prevê que saia hoje da cimeira do G7”, é “insuficiente”.
Os embaixadores dos 27 Estados-membros junto da UE acordaram hoje os termos da nova recomendação do Conselho sobre uma abordagem coordenada às restrições à livre circulação no contexto da pandemia da covid-19, solicitada pelos líderes europeus.
Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 48 novos casos positivos de covid-19, todos em São Miguel, ilha onde recuperaram mais 13 doentes, informa hoje em comunicado a Autoridade de Saúde açoriana.
A pandemia de covid-19 já fez pelo menos 3.775.362 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, em dezembro de 2019, segundo o balanço diário da agência AFP.
Os casos de dengue caíram drasticamente numa cidade da Indonésia depois de mosquitos portadores da bactéria Wolbachia terem sido introduzidos, de acordo com um estudo divulgado esta semana.