O Governo Regional dos Açores vai aumentar, este ano, as diárias dos utentes internados nas casas de saúde da região em 12%, mais de 12 anos depois da última atualização, anunciou hoje o secretário da Saúde.
O Governo dos Açores decidiu declarar a situação de calamidade pública e a situação de alerta, consoante a realidade epidemiológica de cada ilha, após o fim do estado de emergência, foi hoje anunciado.
O Sindicato Independente dos Médicos revelou hoje que o subsídio de risco extraordinário criado no âmbito da pandemia não está a ser pago na maioria dos casos e que há situações em que é processado “de forma díspar”.
A coordenadora do BE defendeu hoje que o fim do estado de emergência não pode significar um abrandamento das políticas públicas como testagem e vacinação, considerando que a legislação portuguesa tem outros mecanismos necessários para intervir na pandemia.
A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 3.137.725 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, segundo o balanço diário da agência France-Press.
A Assembleia Municipal de Torres Vedras aprovou por unanimidade, hoje de madrugada, uma moção em que exige a instalação de uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) na unidade local do Centro Hospitalar do Oeste (CHO).
O tribunal de Primeira Instância civil de Bruxelas decidiu hoje que a providência cautelar da Comissão Europeia contra a AstraZeneca por causa da vacina covid-19 terá início em 26 de maio, noticia a imprensa belga.
O Serviço Nacional de Saúde (SNS) tem falta de financiamento e precisa de reforço orçamental, alertou hoje o Conselho Nacional Estratégico da Saúde (CNES), da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), que defende a apresentação de um orçamento suplementar.
O fundador e diretor do laboratório BioNTech, Ugur Sahin, disse hoje estar "confiante" na eficácia da sua vacina, desenvolvida com o grupo americano Pfizer, contra a variante indiana da covid-19.
O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) revelou hoje que foram registadas 2.977 contraordenações ao regime jurídico aplicável às ações de arborização e rearborização (RJAAR) nos primeiros sete anos da lei, em vigor desde 2013.
A chanceler alemã, Angela Merkel, apelou hoje ao primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, por uma "cooperação transparente" e "reconhecimento mútuo" das vacinas para a covid-19, lembrando que a luta contra a pandemia envolve "trabalho em conjunto".
Os sindicatos médicos pediram hoje a contratação de médicos, enfermeiros e administrativos para a vacinação covid-19 e alertaram que os médicos de família não estão a conseguir acompanhar de forma correta os seus utentes.
A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) vai iniciar esta semana uma auditoria a sete unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para verificar se desenvolvem estratégias, incentivos e políticas direcionadas à valorização das pessoas, foi hoje anunciado.
O PSD/Madeira apelou hoje ao comportamento responsável dos cidadãos no âmbito da pandemia de covid-19, considerando que este será um fator “determinante” para a eficácia do alívio das medidas restritivas e para a retoma da economia regional.
Os fabricantes chineses de vacinas contra a covid-19 estão a considerar misturar as suas doses com as inoculações desenvolvidas por outras empresas, visando aumentar a eficácia.
A Amato Lusitano - Associação de Desenvolvimento (ALAD) promoveu junto da comunidade cigana de Castelo Branco uma ação de cuidados de saúde, que envolveu 35 membros de 15 famílias.
A presidência portuguesa da União Europeia (UE) exortou hoje o Parlamento Europeu a avançar para um “compromisso comum” nas próximas semanas relativamente ao certificado verde digital, falando também na necessidade de reduzir os custos dos testes para viagem.
Portugal está confiante de que vai fazer parte da “lista verde” de países para onde os britânicos vão ser autorizados a viajar de férias este verão, afirmou hoje o embaixador de Portugal no Reino Unido à Sky News.
O presidente do Comité da Cruz Vermelha Internacional, Peter Maurer, alertou em entrevista com a Lusa que “os governos estão a tentar proteger as suas populações” e que o “covid-nacionalismo, tem prejudicado uma distribuição mais equitativa de vacinas”.
A associação ambientalista Zero classificou hoje como “desastrosa” a falta de mapas de ruído e planos municipais de redução e questionou a inexistência de uma Estratégia Nacional para o Ruído Ambiente, prometida há mais de um ano.
O Observatório Português de Canábis Medicinal (OPCM) vai solicitar ao Infarmed que a compra nas farmácias da primeira substância à base de canábis para fins terapêuticos seja comparticipada, foi hoje anunciado.
A variante de covid-19 detetada na Índia, a braços com um surto devastador, já foi identificada em pelo menos 17 países, anunciou a Organização Mundial de Saúde (OMS), que teme que possa ser mais contagiosa.
O comissário europeu dos Direitos Sociais diz estar “cauteloso” sobre a meta da União Europeia (UE) relativa aos sem-abrigo, não se comprometendo a tirar todos das ruas até 2030, mas antes a “reduzir fortemente” o número.
A Comissão Europeia prevê que a Cimeira Social, organizada pela presidência portuguesa da União Europeia (UE), dê um “importante sinal político” em altura de crise gerada pela covid-19, servindo também para “repensar as políticas” sociais ao nível comunitário.