O estado de calamidade vai ser renovado no início de agosto na Madeira porque a crise da pandemia da covid-19 não está ultrapassada, anunciou hoje o presidente do Governo Regional.
Portugal aproxima-se do momento de mudar políticas em relação à pandemia, atendendo à percentagem de população vacinada, disse hoje a ministra Mariana Vieira da Silva, depois de questionada sobre a possibilidade de reabrirem as discotecas.
O diretor de serviço de medicina intensiva do Hospital de São João, Porto, defendeu hoje a aceleração da vacinação de jovens e adolescentes “idealmente antes do início do ano letivo”, medida acompanhada da manutenção de cuidados individuais de proteção.
A situação da pandemia de covid-19 em Portugal mantém-se no vermelho, de acordo com a matriz de desconfinamento do Governo, mas “menos denso” por força da redução do índice de transmissibilidade (Rt), afirmou hoje a ministra da Presidência.
A Estratégia Nacional para a Inclusão das Pessoas com Deficiência 2021-2025 foi hoje aprovada em Conselho de Ministros, tornando-se Portugal no primeiro país europeu a fazê-lo depois da aprovação da estratégia europeia, em março.
O Governo prolongou hoje a situação de calamidade em Portugal continental até 08 de agosto, no âmbito do combate à pandemia de covid-19.
Cento e dezasseis dos 278 concelhos de Portugal continental (41,7%) estão em risco elevado ou muito elevado de incidência de covid-19, aplicando-se medidas mais restritivas, inclusive dever de recolhimento entre as 23:00 e as 05:00, anunciou hoje o Governo.
A União Europeia (UE) vai, este ano, doar mais de 200 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 a países de baixo rendimento, anunciou hoje a Comissão Europeia, quando metade dos europeus tem já a vacinação completa.
Sapadores florestais protestaram hoje de manhã junto ao Ministério do Ambiente, em Lisboa, para exigir o reconhecimento da carreira e a redução da precariedade.
Pelo menos 50 migrantes indocumentados, em estado debilitado devido a dois meses de greve de fome em Bruxelas, estão hospitalizados desde quarta-feira, revelou hoje a organização não-governamental Médicos do Mundo (MdM).
O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, defendeu hoje ser necessário "trabalhar em diálogo" para transformar os “desentendimentos de circunstância” entre a administração e os trabalhadores do Hospital de Ponta Delgada num “entendimento estrutural”.
O ritmo da vacinação contra a covid-19 em África deverá aumentar cinco ou seis vezes para imunizar pelo menos os 10% mais vulneráveis da população, até ao final de setembro, disse hoje a diretora regional da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, advertiu hoje que o rápido aumento de casos de covid-19 devido à variante Delta representa "uma fonte crescente de incerteza" para a economia da zona euro.
Um estudo realizado em 2020 e hoje apresentado afasta qualquer relação entre a atividade do aterro da Recivalongo, em Sobrado, distrito do Porto, e a “promoção de comunidades de insetos que sejam prejudiciais para a saúde publica”.
O presidente do Governo da Madeira afirmou hoje que o executivo madeirense atuou por antecipação e sem “minimizar” esforços para combater a covid-19 e adotou as medidas que considerou necessárias, sem contar com o apoio da República.
Portugal registou nas últimas 24 horas 3.622 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, 16 mortes atribuídas à covid-19 e uma ligeira redução nos internamentos com a doença, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.
Os concelhos de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória, na Terceira, e o de Ponta Delgada, em São Miguel, Açores, estão com “alto risco” de infeção pelo novo coronavírus, segundo informação de hoje da Autoridade de Saúde.
A praia do Mindelo, em Vila do Conde, no distrito do Porto, foi hoje vedada a banhos após análises à qualidade da água revelarem valores microbiológicos acima dos parâmetros de referência, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) fez hoje um balanço pouco positivo de mais um ano letivo “atípico” devido à pandemia da covid-19, mas manifestou-se sobretudo preocupada com o combate às desigualdades e valorização da profissão no próximo.
A Comissão Europeia selecionou hoje 11 novos projetos, no valor de 120 milhões de euros, para apoiar e permitir a “investigação urgente” do vírus SARS-CoV-2 e as suas variantes, responsável pela covid-19, envolvendo 312 equipas de investigação de 40 países.
Os Médicos Sem Fronteiras (MSF) lamentaram hoje que o acordo para a empresa biofarmacêutica sul-africana Biovac fabricar a vacina contra a covid-19 da Pfizer limite a transferência de tecnologia e conhecimentos que possibilitaria a sua produção independente em África.
O conselho de administração (CA) do Hospital de Ponta Delgada afirmou hoje que "os pormenores sobre o ataque informático" de que foi alvo a maior unidade de Saúde dos Açores “não podem ser divulgados enquanto estiverem em investigação”.
O presidente do Governo Regional dos Açores defendeu hoje a manutenção da matriz de risco de infeção pelo novo coronavírus em vigor nos Açores, mas admitiu que “as medidas em cada nível podem ser reavaliadas”.
Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 49 novos casos positivos de covid-19, sendo 25 na Terceira, 20 em São Miguel, dois no Faial e dois no Pico, e 40 recuperações, informa hoje a Autoridade de Saúde açoriana.