Mais de 250 milhões de casos de covid-19 foram oficialmente registados em todo o mundo desde o início da pandemia, de acordo com a contagem da agência de notícias AFP, até às 21:00 de hoje (hora de Lisboa).
A Câmara do Porto revelou hoje que vai ser lançada, no âmbito do plano de ação para controlo de gaivotas, uma aplicação informática que vai permitir a participação dos cidadãos na identificação de ninhos ou locais de nidificação.
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) anunciou hoje que está a rever os dados disponíveis sobre a utilização do medicamento antiviral molnupiravir, de forma a apoiar as autoridades nacionais, caso decidam usá-lo no tratamento contra a covid-19.
A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) começou hoje a colocar bombas de insulina em pessoas com diabetes tipo 1, num centro que criou e é o único no Alentejo que serve todos os grupos etários.
Um recorde de 45 milhões de pessoas estão à beira da fome, numa lista de países que inclui o Afeganistão ou Angola, onde a insegurança alimentar está a aumentar, alertou hoje o Programa Mundial de Alimentos e as Nações Unidas.
As autoridades de saúde da Madeira detetaram 24 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, tendo a região atualmente 331 situações ativas e 14 pessoas hospitalizadas, foi hoje anunciado.
O Governo dos Açores determinou a criação de juntas médicas para “retomar o tempo perdido” e acabar com as listas de espera criadas pela suspensão da atividade durante a pandemia de covid-19, revelou hoje o secretário regional da Saúde.
Os Açores têm a modalidade casa aberta para administração da dose de reforço da covid-19 na ilha Terceira para quem recebeu a segunda dose há mais de seis meses, revelou hoje o secretário regional da Saúde.
O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) alertou hoje, em Fátima, que, no rescaldo da pandemia de covid-19, “a esperança de um futuro mais humano não se construirá (…) sem um novo espírito de solidariedade e de justiça”.
A falta de médicos na Extensão de Saúde da Cela, no concelho de Alcobaça, está a ser contestada por moradores, que na terça-feira à noite vão efetuar uma vigília exigindo a colocação de clínicos que respondam às necessidades da população.
A via verde para o cancro do pulmão, implementada no Hospital de Vila Real, permitiu reduzir de 66 para 28 dias o tempo médio de espera entre o diagnóstico e o início do tratamento, foi hoje anunciado.
A taxa de incidência de infeções com SARS-CoV-2 nos últimos 14 dias a nível nacional registou hoje uma forte subida situando-se nos 116,9 casos por 100 mil habitantes, assim como o índice de transmissibilidade (Rt) que passou de 1,04 para 1,08.
Portugal regista hoje 568 casos confirmados de infeção com o coronavírus SARS-CoV-2, seis mortes associadas à covid-19 e um aumento nos internamentos em enfermaria, segundo dados oficiais.
A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) recomendou ao Ministério da Saúde que reveja a portaria referente aos tempos máximos de resposta garantidos para que passe a incluir pedidos de primeiras consultas de especialidade hospitalar internos e externos.
O secretário de Estado da Energia garantiu hoje à Lusa que a exploração mineira não avança sem estar concluída a avaliação de impacte ambiental, que resulte numa declaração favorável, ou favorável condicionada, rejeitando acusações sobre contratos assinados recentemente.
A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) abriu um processo de contraordenação ao Hospital Fernando da Fonseca por violação de múltiplas normas de acesso a cuidados de saúde envolvendo um doente que se recusou a receber transfusões de sangue.
A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) abriu um processo de contraordenação ao Hospital Lusíadas de Lisboa por não cumprir o regulamento no caso de um doente com um acidente vascular cerebral que procurou aquela unidade e não foi tratado.
Mais de 60 doentes foram operados nos últimos 15 dias em São Tomé e Príncipe ao abrigo de uma missão humanitária da associação BeAlive, constituída por médicos e enfermeiros especialistas, disse à Lusa um dos clínicos envolvidos.
Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) concluíram que o sistema nervoso central é indiretamente afetado pela lesão dos nervos periféricos, causada pelos agentes usados no tratamento de doentes com cancro.
A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 5.047.055 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China em dezembro de 2019, segundo o balanço de hoje da agência France-Press.
Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 12 novos casos positivos de covid-19, sendo 11 em São Miguel e um em São Jorge, e oito recuperações, informa hoje a Autoridade de Saúde Regional.
Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da Universidade do Porto vão desenvolver uma ferramenta “inovadora” para identificar biomarcadores que permitam prever precocemente o risco de desenvolvimento de metástases em doentes com cancro da mama.
Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) concluíram, num estudo que envolveu 562 doentes com dor crónica, que um ano após o início do tratamento, 51% das pessoas não aderiram à terapêutica prescrita.
A média-metragem de origem francesa “Teenage lockdown tale”, que será exibida em Lisboa na sexta-feira, aproveitou o confinamento imposto pela pandemia de covid-19 para mostrar “a fragilidade” dos adolescentes.